16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

SPTV faz matéria com estudantes brisados! Será?

- Publicidade -

Jornal da TV Globo de São Paulo apresenta, sem saber, matéria com estudantes sob efeitos de maconha! Mas será que o vídeo é real?

O vídeo foi publicado no YouTube no dia 25 de outubro de 2013 e mostra uma matéria que teria ido ao ar durante uma edição do jornal SPTV, da Rede Globo de Televisão. O assunto era as escolhas que os alunos têm que fazer com as matérias que mais gostam e que irão definir suas futuras carreiras, mas algo parece passar despercebido pelos editores do telejornal: Alguns alunos entrevistados aparentam estar claramente sob a influência de algum medicamento ou de alguma droga!

Garota aparentemente sob efeito de maconha durante entrevista na TV! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)
Garota aparentemente sob efeito de maconha durante entrevista na TV! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

 

Em determinado trecho, uma entrevistada (que conta que seu sonho é estar na praia vendendo a sua arte) aparece fazendo um gesto que sugere a confecção de um cigarro de maconha!

Em apenas três dias, o vídeo com a reportagem já havia alcançado mais de 1,3 milhão de visualizações! E isso somente em uma das contas onde foi publicado!

Será que a reportagem é real?

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/2WXf9c1SY0o” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

- Publicidade -

Como você já deve ter imaginado, o vídeo é falso! Trata-se de uma montagem!

Em primeiro lugar, podemos notar que o canal que publicou essa matéria possui apenas um vídeo. Geralmente, montagens como essa são postadas em contas novas, com poucos vídeos, pois se o YouTube resolver punir esse usuário, não se perderia muita coisa.

Além disso, perceba que ao mostrar a moça chamada de Milena (aos 36 segundos no vídeo), o logotipo da Rede Globo some da imagem:

Logotipo da emissora desaparece do canto da tela! (foto: Reprodução/YouTube)
Logotipo da emissora desaparece do canto da tela! (foto: Reprodução/YouTube)

 

Essa é a Milena real:

Entrevistada real da matéria! (foto: Reprodução/YouTube)
Entrevistada real da matéria! (foto: Reprodução/YouTube)

 

A matéria real

A reportagem original foi ao ar no dia 1° de outubro de 2013, durante a 1ª edição do jornal SPTV, da Rede Globo. A matéria completa pode ser vista no site do telejornal apresentado por César Tralli.

 

Quem caiu?

Muitos sites de notícias sérios acabaram caindo na pegadinha. Um exemplo é o MSN Entretenimento:

Site de noticias MSN acabou caindo na pegadinha! (foto: Reprodução)
Site de noticias MSN acabou caindo na pegadinha! (foto: Reprodução)

 

 

Conclusão

O vídeo publicado no YouTube é uma montagem feita em cima de uma matéria real mesclada com trechos de outras gravações que nada tem a ver com a reportagem.

Agradecimentos aos leitores do E-farsas: Bruno de Oliveira Rafael Silva Guimarães.

 

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Nossa eu jurava que tinha visto essa matéria na televisão ‘-‘ Lembro que até achei meio engraçado na 1 pergunta que a menina só balança a cabeça confirmando e a entrevistadora continua com o microfone esperando uma resposta. Ou eu viajei legal ou realmente passou na televisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui