20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Suprema Corte convocou a Guarda Nacional para prender mesários em 12 Estados nos EUA?

- Publicidade -

Circula nas redes sociais algumas publicações (1,2,3) alegando que a Suprema Corte dos Estados Unidos teria acionado a Guarda Nacional para prender mesários e funcionários que trabalham nos correios! Essa publicação é mais uma peça que vem sendo propagada com o intuito de alegar, sem qualquer prova, que as eleições nos EUA teria sido fraudadas.

Eis o que foi mencionado:

SUPREMA CORTE DOS EUA CONVOCA A GUARDA NACIONAL EM 12 ESTADOS E COMEÇA A EFETUAR prisões de mesários, funcionários de correios e contadores de votos. EIS AÍ UM PAÍS QUE SE RESPEITA.”

Confira abaixo um exemplo de publicação:

Exemplo de publicação no Facebook.

Entretanto, será que isso é verdadeiro? Mesários e funcionários dos correios dos Estados Unidos estão sendo presos? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Não há nenhuma ordem, acionamento ou convocação da Guarda Nacional por parte da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre quaisquer eventos relacionados as eleições presidenciais de 2020! Consequentemente, a Guarda Nacional dos Estados Unidos não está prendendo mesários, tampouco funcionários dos correios.

Embora essa história tenha ganhado força nas últimas 24 horas, encontramos uma publicação de alguns dias atrás com essa mesma narrativa. Se houvesse qualquer ordem nesse sentido, as redes sociais e a imprensa já estariam repletas de vídeos mostrando a operação de membros da Guarda Nacional. No entanto, não há absolutamente nada.

O Que é a Guarda Nacional?

A Guarda Nacional dos Estados Unidos é uma força militar da reserva, que é dividida em unidades estacionadas em todos os cinquenta estados e nos territórios dos EUA, e operam sob comando dos respectivos governadores ou administradores. Ela pode ser chamada a agir pelos governantes em situações de emergências domésticas ou desastres, como os causados por furacões, enchentes ou terremotos.

As unidades estaduais também podem ser chamadas ao serviço federal, com o consentimento dos governadores, para repelir invasões ou suprimir rebeliões. Pode ainda fazer cumprir as leis federais se o país ou algum estado ou território esteja sendo invadido ou sob ameaça de invasão por nação estrangeira, assim como quando ocorrem rebeliões ou ameaça de motim contra a autoridade do governo federal.

A Guarda Nacional dos Estados Unidos é uma força militar da reserva.

- Publicidade -

Essa força militar é administrada pelo Escritório da Guarda Nacional (“National Guard Bureau“), que está subordinado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Dito isto…

quem pode convocar a Guarda Nacional, são: o Presidente, os Governadores, o Congresso, o Secretário da Defesa, além dos Comandantes do Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Costeira. Portanto, a menção sobre a Suprema Corte nessa história é um tanto quanto estranha.

Enfim! Agradecemos ao Marcelo, moderador de nosso grupo no Facebook, pelo auxílio prestado na composição deste artigo!

O Artigo do Site “Boatos.org”

Nossos colegas do site de verificação de fatos “Boatos.org” também publicaram um artigo sobre essa história e chegaram a mesma conclusão que nossa!

Conclusão

Falso! Não há nenhuma ordem, acionamento ou convocação da Guarda Nacional por parte da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre quaisquer eventos relacionados as eleições presidenciais de 2020! Consequentemente, a Guarda Nacional dos Estados Unidos não está prendendo mesários, tampouco funcionários dos correios.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui