18 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

TRE alterou o resultado de dois candidatos com 3.033 votos em Belford Roxo/RJ?

- Publicidade -

No dia 21 de novembro de 2020, um ex-candidato a vereador no Rio de Janeiro chamado Alan Lopes, levantou suspeitas sobre a votação de dois candidatos a vereador de Belford Roxo/RJ um município da Baixada Fluminense (arquivo).

Ele disseminou uma matéria publicada no site do jornal “Extra”, no dia 18 de novembro de 2020, que falava sobre uma mesma quantidade de votos recebida por tais candidatos: 3.033 votos (arquivo)!

Captura de tela mostrando um trecho da matéria publicada no site do jornal “Extra”

Em seguida, Alan disse:

A repercussão negativa foi tão grande que, um dia após a entrevista, o site do TRE alterou o resultado dos candidatos, deixando um com 3.043 e o outro com 3.046 — leiam a matéria e tirem suas conclusões

Tuítes do ex-candidato a vereador Alan Lopes.

Somados, os dois tuítes de Alan Lopes já tiveram mais de 2 mil compartilhamentos e quase 9 mil curtidas.

Entretanto, será que isso realmente aconteceu? O TRE/RJ alterou a votação dos dois candidatos após uma eventual repercussão negativa? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! O TRE/RJ não alterou o número de votos dos referidos candidatos de Belford Roxo após a publicação da matéria no site do jornal “Extra”! Além disso, ambos os candidatos não tiveram a mesma quantidade de votos após a apuração de 100% das urnas!

Na verdade, a matéria publicada no site do jornal “Extra” é enganosa, porque considerou apenas uma das parciais da votação para vereador no município de Belford Roxo, não o número real com 100% das urnas apuradas!

Nossa Investigação Sobre o Caso

Fomos atrás dos números de ambos os candidatos na noite de 15 de novembro de 2020, e encontramos uma publicação, no Facebook, onde ambos apareciam com a mesma quantidade de votos: 3.033 (arquivo). Prestem bem atenção nos detalhes: a publicação foi feita às 23h29, sendo que captura de tela foi tirada às 23h26.

- Publicidade -

Nesse momento, nenhum dos candidatos listados sequer apareciam como eleitos, ou seja, ainda estávamos diante de um resultado parcial.

Publicação datada da noite de 15 de novembro de 2020.

A partir desse ponto, inúmeras publicações no Facebook começaram a questionar a “estranha coincidência” de ambos os candidatos terem a mesma quantidade de votos. Muitas disseminaram uma narrativa de eventual fraude na votação.

Algumas usaram como justificativa a matéria publicada no Extra (arquivo), mas outras não (arquivo).

Confiram abaixo dois exemplos de publicações:

Exemplo de publicação, no Facebook, questionando o resultado da votação em Belford Roxo/RJ.

Outro exemplo de publicação, no Facebook, questionando o resultado da votação em Belford Roxo/RJ.

O Resultado Final com 100% das Urnas Apuradas

Entretanto, no dia 16 de novembro de 2020 (dois dias antes da matéria do Extra) foi publicado o resultado final da apuração em Belford Roxo/RJ no site do jornal “O Dia” (arquivo). No resultado podemos ver claramente que o candidato Sidney Canella teve 3.046 votos  e o candidato Dudu Canella teve 3.043 votos. Ambos foram eleitos vereadores!

Outros sites, assim como “O Tempo” e “UOL“, ainda no dia 16 de novembro, também apontavam para esss valores.

Captura de tela mostrando um trecho da matéria publicada no site do jornal “O Dia”

Quantidade final de votos recebida pelos dois candidatos citados neste artigo.

Portanto, a matéria publicada no site do jornal “Extra”, dois dias depois, é totalmente enganosa. Foi utilizado tão somente o resultado parcial, e isso acabou servindo como combustível para que uma narrativa de fraude ganhasse ainda mais força nas redes sociais.

Coalizão de Checagem para as Eleições 2020

Essa publicação faz parte da Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, que se traduz numa parceria envolvendo nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere!

As notícias, devidamente checadas, serão publicadas na página “Fato ou Boato“, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Conclusão

Falso! O TRE/RJ não alterou o número de votos dos referidos candidatos de Belford Roxo após a publicação da matéria no site do jornal “Extra”! Além disso, ambos os candidatos não tiveram a mesma quantidade de votos após a apuração de 100% das urnas!

Na verdade, a matéria publicada no site do jornal “Extra” é enganosa, porque considerou apenas uma das parciais da votação para vereador no município de Belford Roxo, não o número real com 100% das urnas apuradas!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Falsa e a alegaçao que as 11 da noite ainda tinha apuraçao de votos ja que as urnas sao eletronicas e assim que acaba o tempo para votar ja se tem o numero de votos ou seja no maximo ate umas 7 hrs da noite ja se tinha 100%de apuraçao dos votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui