20.2 C
São Paulo
terça-feira, maio 11, 2021

O Tribunal de Haia reconheceu que Lula é um preso político?

- Publicidade -

É verdade ou mentira que o Tribunal de Internacional de Justiça reconheceu que Lula é um preso político e exigiu a libertação imediata do ex-presidente?

A notícia se espalhou através de diversos sites e blogs, e também nas redes sociais, na segunda quinzena de abril de 2018 e afirma que o Tribunal Internacional de Justiça – sediado em Haia – teria reconhecido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um prisioneiro político!

Com essa afirmação, o tribunal teria exigido que o Brasil liberte imediatamente o preso pois, segundo que diz a notícia, a ONU teria afirmado que ex-Presidente está detido sem provas, além de ter sido julgado por um tribunal que faz parte integrante do bom adversário do réu.

A sentença do Tribunal Internacional de Justiça teria sido publicada em uma matéria no jornal francês Le Monde, cujo endereço seria o www.Lemond/Mund.Vers.Holand.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Será que o Tribunal de Haia exigiu a libertação imediata de Lula? (foto: reprodução/Faceboko)

Verdade ou mentira?

As versões dessa notícia que se espalharam na web (algumas em inglês) possuem vários erros de ortografia (só para se ter uma ideia, em algumas versões o TIJ é chamado de Tribunal de “Haya”).

Além disso, uma busca no site do Tribunal Internacional de Justiça não retorna nenhuma menção a esse suposto veredito.

Quanto ao endereço do jornal Le Monde compartilhado juntamente com essa “notícia”, basta clicar nele para descobrir que essa URL não existe! Outro detalhe é que o jornal se chama “Le Monde” e seu endereço correto é http://www.lemonde.fr/, onde também não há nenhuma publicação a respeito dessa alegada sentença do Tribunal de Haia em favor do Lula!   

Conclusão

A notícia afirmando que o Tribunal de Haia teria exigido a libertação imediata do ex-presidente Lula após reconhecer que ele é um preso político é falsa!       

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Assim como notícia absurdas como as que afirmam que a mulher do Lula está viva e esperando sua fuga na África. Coisa dos vagabundos do MBL. Tá vendo como a mentira não escolhe lado?

  2. Mas olhem só…. O e-farsas publicando “notícias” contra o Lulla!!!! kkkk…. Isso é raro, hein! E não é por falta de NOTÍCIAS FALSAS da esquerda…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui