today-is-a-good-day
26.8 C
São Paulo
segunda-feira, abril 15, 2024

Ufólogo apresentou ao congresso mexicano o corpo de alienígena! Será verdade?

- Publicidade -

Jaime Maussan voltou aos noticiários ao apresentar corpo mumificado de um espécime extraterrestre que teria sido encontrado no Peru! Será verdade?

As imagens surgiram em diversos sites e blogs na segunda semana de setembro de 2023 e mostram o que parece ser um corpo pequeno e mumificado de um espécime humanoide de aproximadamente 60 centímetros.

Segundo o ufólogo que apresentou a descoberta no congresso mexicano, o ser teria sido encontrado em uma mina no Peru e teria cerca de 1000 anos de idade. O ser, de acordo com um estudo supostamente feito pela Universidade Autônoma do México, teria apenas um terço do DNA conhecido, o que o tornaria a primeira prova de que seres de outros planetas nos visitaram.

Será que isso é verdade ou mentira?

Ser humanoide teria sido encontrado em uma mina no Peru e teria apenas 30% do DNA humano! Será verdade? (foto: reprodução/Câmara dos Deputados do México)

Verdade ou mentira?

Vamos começar pelo apresentador da “descoberta”, Jaime Maussan, protagonistas de diversas outras apresentações de descobertas de alienígenas que se provararm falsas. Só para citar algumas:

Essa publicação feita no Facebook, em inglês, lista pelo menos 44 fraudes nas quais Maussan esteve envolvido e promoveu para seus mais de 900 mil assinantes do seu canal no YouTube. Uma das mais famosas foi a que ficou conhecida em 2007 como a Criatura Metepec. Posteriormente identificada como sendo pedaços de um sagui!   

Em 2017, desmentimos aqui no E-farsas uma suposta descoberta do ufólogo, uma múmia alienígena de 3 dedos que teria sido encontrada no Peru. Na época, mostramos que a tal múmia não passava de um boneco de gesso e pedaços de arame!

Outro detalhe é que Maussan afirmou que a Universidade Autônoma do México teria feito exames de DNA na criatura, o que não é confirmado em nenhuma página no site da instituição.

Atualização 14/09/2023

- Publicidade -

Após ter seu nome utilizado indevidamente, o Instituto de Física da Universidade Autônoma do México emitiu uma nota repetindo um comunicado publicado em 2017, explicando que:

“[…] na ocasião, realizou um estudo de datação por Carbono14 num conjunto de amostras que, segundo informação prestada pelo cliente, eram tecido de pele e cérebro de aproximadamente 0,5 gramas, cujos resultados foram divulgados em junho do mesmo ano e entregue ao usuário que o solicitou.”

A entidade também deixa claro que, por se tratar de um acordo comercial, nenhum membro da instituição tem permissão para divulgar os resultados de datação por carbono 14 realizados, mas que esses exames destinam-se apenas a determinar a idade da amostra trazida por cada utilizador e em nenhum caso a Universidade tirou conclusões sobre a origem das referidas amostras.

No comunicado, o Instituto de Física da Universidade Autônoma do México também se isenta de qualquer uso, interpretação ou deturpação subsequente dos resultados que emite.

Como foi mostrado pelo perfil @AweInspireMe, no Twitter, esse mesmo “alienígena” já havia sido desmascarado em 2021:

O vídeo acima foi retirado do canal de língua inglesa Cientistas contra Mitos, publicado no dia 11 de agosto de 2021. No vídeo é explicado como o boneco foi feito, misturando-se ossos de animais com arames e cola:

Atualização 15/01/2024

Especialistas do Ministério Público do Peru confirmaram, no dia 12 de janeiro de 2023, que as múmias entregues ao Ministério da Cultura são falsas. Em comunicado à Imprensa, o arqueólogo forense do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses de Lima do Ministério Público, Dr. Flavio Estrada Moreno, disse:

“Percebemos que o crânio é de um mamífero quadrúpede deste planeta e o corpo é composto por restos ósseos de uma ave. Ou seja, montaram um boneco com esse aspecto antropomórfico, com placas de metal, que dão a impressão de que estamos diante de elementos anômalos que nada têm a ver com a história de nossas culturas pré-hispânicas[…] Fizemos uma comparação de ossos de animais e descobrimos que o tamanho do crânio é o tamanho de um camelídeo que é muito comum em Nasca e em diversos cemitérios do país”.

Conclusão

Não há provas de que, dessa vez, o especialista em enganar trouxas Jaime Maussan esteja falando a verdade a respeito de alienígenas! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui