15.2 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

Um estranho peixe “alienígena” foi encontrado no Rio Madeira, na Amazônia?

- Publicidade -

Será verdade que um estranho peixe, de uma espécie desconhecida, e que muitos taxaram de “alienígena” teria sido capturado no Rio Madeira, na Amazônia?

Bem, é essa a alegação, que vem sendo feita juntamente com um vídeo, onde mostraria uma estranha criatura, muito diferente de tudo o que já vimos até hoje na natureza. Contudo, será que essa história é verdadeira? Será mesmo que se trata de um peixe? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

A Viralização nas Redes Sociais, Principalmente Através do Facebook

Em janeiro de 2019, dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo passaram a compartilhar um vídeo, com cerca de apenas 40 segundos, mostrando o que seria um estranho peixe, de uma espécie desconhecida, que teria sido capturado no Rio Madeira, na Amazônia brasileira. Quem ajudou a viralizar esse vídeo, de forma muito considerável, foi um “ilustre” personagem que já apareceu aqui no E-farsas: Rodrigo Contreras Lopez (vide: Uma “aurora boreal” apareceu nos céus na Indonésia após o tsunami de dezembro de 2018?).

Através de seu perfil no Facebook, ele costuma publicar vídeos e fotos de “incidentes climáticos” ao redor do mundo. Embora muitos vídeos sejam verdadeiros, é possível notar que ele faz isso de forma bem sensacionalista, e não aparenta verificar a fonte dos vídeos, visto que, em alguns casos, ele dissemina vídeos falsos ou de outras ocorrências e lugares, que nada têm a ver com o caso apresentado. Além disso, ele faz uma grande mistura de alegações sobre fenômenos climáticos, quase sempre usando a palavra “tsunami” de maneira totalmente incorreta, e sem explicar o que realmente aconteceu para os seus seguidores (a falta de informação sempre leva a rápida disseminação). Rodrigo alega ser o climatólogo de uma página chamada “Alerta Roja“, que por sua vez se apresenta como sendo um jornalismo independente. Curiosamente, a absoluta maioria das publicações da página são compartilhamentos do que é publicado pelo próprio Rodrigo.

Veja o vídeo publicado pelo Rodrigo, no dia 22 de janeiro de 2019, em relação ao caso do peixe “alienígena”:

https://www.facebook.com/rorocontreraslopez/videos/10218022325048117/

Rodrigo ainda acrescentou a seguinte descrição: Extraño #pez (Un Alien😱) , encontrado en el río #Madeira , principal afluente del amazonas en #Brasil 🇧🇷 22/01 #video

Para vocês terem uma ideia, somente o vídeo publicado pelo Rodrigo Contreras Lopez já alcançou cerca de 2 milhões de visualizações, e foi compartilhado cerca de 38 mil vezes até a data desta postagem. Resumindo? Em apenas 8 dias, dezenas de milhões de pessoas, principalmente da América Latina, foram expostas ao vídeo publicado por ele.

Verdadeiro ou Falso?

A informação é falsa! O vídeo não mostra nenhuma espécie de peixe desconhecida, muito menos alienígena, encontrada no Rio Madeira, na Amazônia.

O vídeo mostra um animatrônico! Sim, um dispositivo robótico desenvolvido com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não (por exemplo: seres humanos, dinossauros, alienígenas etc…). Ele pertence ao “Animatronique“, que é um departamento de animação mecânica criado na oficina de efeitos especiais de maquiagem CLSFX Atelier 69, uma empresa francesa. Na verdade, o vídeo mostra a realização de alguns testes rápidos feitos na cabeça de um ser alienígena, que foi criada por essa empresa, justamente para as gravações de um filme chamado apenas de “MMM”.

- Publicidade -

Confira o vídeo original abaixo, que foi publicado no dia 16 de janeiro de 2019:

https://www.facebook.com/animatronique/videos/531887243960393

 

O vídeo original, até a data desta postagem, possui cerca de 10% do número de visualizações em relação ao mesmo vídeo publicado de forma totalmente distorcido por Rodrigo Contreras Lopez. A mentira dá lucro, a verdade não. Enfim, confira também algumas fotos da estrutura interna e externa desse animatrônico:

Foto mostrando a estrutura interna do animatrônico

Mais uma foto mostrando a estrutura interna do animatrônico

Foto mostrando a estrutura externa do animatrônico

Mais uma foto mostrando a estrutura externa do animatrônico

Outra foto mostrando a estrutura externa do animatrônico

Conclusão

O vídeo que vem sendo divulgado nas redes sociais como se fosse a captura de um estranho peixe “alienígena” no Rio Madeira, na Amazônia, é, na verdade um animatrônico criado por uma empresa francesa, com o objetivo de ser utilizado nas gravações de um filme.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui