22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Um idoso ganhou viagem em jato da força aérea, mas foi ejetado sem querer?

- Publicidade -

É verdade que um homem de 64 anos ganhou uma viagem em um jato da força aérea francesa, mas acabou sendo ejetado da aeronave sem querer?  

A notícia surgiu no final de maio de 2019 e conta a história de um senhor de 64 anos de idade que teria sido ejetado da cabine de um Rafale-B, após decolagem na base de Saint-Dizier, no norte da França. A notícia ainda afirma que as mãos do piloto teriam ficado feridas por conta dos estilhaços gerados pela ejeção e que o passageiro se feriu nas costas, mas que tanto ele quanto o idoso que foi ejetado teriam conseguido pousar em segurança.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Um senhor teria ganhado uma viagem de jato, mas foi ejetado durante o voo! Será verdade? (Foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 20 de março de 2019, um senhor de sessenta anos foi um dos convidados a dar um passeio em um avião de combate Rafale-B de dois lugares e, segundo um porta-voz da Força Aérera Francesa, o banco do passageiro foi ejetado enquanto o avião decolava.

O coronel Cyrille Duvivier disse em entrevistas que o caça estava decolando da base aérea de Saint-Dizier, em uma missão de treinamento, e que o piloto conseguiu pousar logo após o incidente com as mãos levemente feridas.

O passageiro (cujo o nome não foi revelado) teve alguns ferimentos nas costas durante a queda e foi hospitalizado.

“Seu estado de saúde não é motivo de preocupação”, disse o coronel Cyrille Duvivier, porta-voz da Força Aérea Francesa.

Três investigações foram instauradas para descobrir se a ejeção foi acionada voluntariamente, involuntariamente ou se o mecanismo se acionou sozinho por um mau funcionamento. Esse foi primeiro acidente desse tipo em um Rafele, segundo o porta-voz.

De acordo com o jornal francês Le Journal de L’Aviation, a Força Aérea Francesa suspendeu os voos com o Rafale para que fossem descobertas as causas do acidente. A paralisação durou até o dia 28 de março de 2019.

A imagem usada na matéria

Não foram divulgadas imagens do acidente, portanto as fotos usadas por sites para ilustrar a notícia foram tiradas de ejeções reais, anteriores a esse caso, e são meramente ilustrativas.

- Publicidade -

A foto do banco ejetado circula pela web desde 2007 e podemos ver em publicações como essa.

Conclusão

Um senhor de cerca de 60 anos de idade foi convidado a dar uma volta em um caça, mas teve seu banco ejetado do jato assim que decolou. O acidente ocorreu na França e tanto o passageiro quanto o piloto saíram vivos desse episódio com ferimentos leves.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Dificil um assento ejetor acionar sozinho uma vez que seu acionamento é mecânico e não elétrico. existem travas que são retiradas antes da decolagem e a unica maneira é acionando alavancas que dependendo da aeronave ou são acima da cabeça ou no meio das pernas ou nas laterais do banco. Com certeza e na minha experiencia de ex militar da fab é que, o idoso por ansiedade talvez forçou com a mão a alavanca de acionamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui