19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Um pote chinês de 2 mil anos foi encontrado com um líquido misterioso?

- Publicidade -

Qual será o mistério por trás dessa suposta descoberta arqueológica milenar? O pote de bronze antigo esconde algo amaldiçoado em seu interior? 

A notícia de uma descoberta arqueológica ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na primeira semana de abril de 2021, sendo também espalhada em grupos de WhatsApp. Nela podemos ver um recorte de uma manchete do site Aventuras na História sobre um achado de mais de 2.000 anos que teria deixado a comunidade científica em polvorosa: um pote de bronze em forma de ave.

Segundo o texto compartilhado, o tal pote ainda preservava em seu interior um líquido misterioso e alguns já começavam a cogitar que o conteúdo poderia conter alguma maldição!

Será que essa história é real?

O que será que esse frasco antigo esconde? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O achado é real, mas a notícia é antiga e já não tem mais nada de mistério no objeto e tampouco no seu conteúdo!

No dia 25 de maio de 2020, o site Aventuras na História publicou uma matéria a respeito de um frasco em formato de cisne, encontrado por arqueólogos em escavações na cidade de Sanmenxia, no centro da China, dias antes. O pote de bronze tem aproximadamente 2 mil anos e ainda continha cerca de 3 litros de um líquido até então desconhecido pelos pesquisadores.

O pote já foi aberto faz tempo!

De acordo com o site XInhuanet, também foram desenterrados um capacete de bronze, uma bacia de bronze e espadas feitas de ferro e jade da mesma tumba onde o pote foi achado.

O site também explica que o conteúdo do frasco foi enviado para Pequim, onde mais testes seriam realizados.

Fim do mistério 6 meses depois

- Publicidade -

O mesmo site Aventuras da História publicou um novo artigo em setembro de 2020, revelando o desfecho do “líquido misterioso”: um álcool!

Conforme explicado em detalhes pelo site People’s Daily, um estudo realizado pelo Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia revelou que o líquido era uma bebida semelhante a um licor medicinal, uma espécie de “vinho medicinal” que servia para estancar sangramentos e reduzir inflamações.

A teoria mais provável é que o formato curvo da garrafa (o pescoço do cisne) tenha evitado que a bebida não evaporasse após todos esses anos.

Essa não foi a primeira vez

Achados como esse não são raros. Em novembro de 2018, arqueólogos descobriram um vinho com 2000 anos na China, dentro de um pote de barro, extremamente conservado. A bebida, que foi descoberta em escavações na província chinesa de Henan, foi levada para análises que confirmariam o seu teor alcoólico.

Conclusão

A notícia sobre a descoberta de um frasco contendo um líquido “misterioso” de 2.000 anos de idade é real e ocorreu em maio de 2020, mas testes e exames concluíram que se tratava de um licor usado na antiga medicina chinesa. Cabe ressaltar que o site Aventuras na História não tem nada a ver com a lenda surgida em 2021 sobre a possibilidade do tal frasco estar amaldiçoado ou coisas do tipo! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Mentira, eu estava lá! era nesse frasco que estava a covid… eu vi. Malditos comunistas que só querem derrubar o meeeeeuuuuuu presidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui