16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Uma criança interagiu com um homem nu durante exposição no MAM?

- Publicidade -

Vídeo mostra uma criança tocando em um homem nu durante uma exposição no Museu de Arte Moderna! Será verdade?

No dia 28 de setembro de 2017, um vídeo se tornou um dos mais compartilhados e comentados nas redes sociais. Nele podemos ver uma menina, de aparentemente 4 anos de idade, tocando em partes do corpo de um homem nu que estava deitado no chão!

Causando muita revolta nas redes sociais, o vídeo é acusado de insinuações de pedofilia e muita gente afirma que o fato aconteceu aqui no Brasil, durante uma performance no Museu de Arte Moderna, em São Paulo.

Será que o vídeo é real? Será que essa apresentação aconteceu no Brasil?

Será que isso aconteceu aqui no Brasil? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 26 de setembro de 2017, foi apresentado na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira – no Museu de Arte Moderna (MAM) – a performance do artista fluminense Wagner Schwartz. Ele se apresentou nu, no centro de uma espécie de tatame.

Na apresentação (intitulada La Bête), Wagner Schwartz recria um dos Bichos de Lygia Clark, onde o público pode manipular as diversas esculturas de alumínio com várias dobradiças. No chão, o artista nu também pode ser manipulado pelos visitantes.

No vídeo que se espalhou pela web (e deixou muita gente revoltada) a garota toca nos pés e na canela de Schwartz e sai engatinhando do local, voltando para junto dos espectadores.

De acordo com o MAM, a mulher adulta que acompanha a menina no vídeo é a mãe da criança!

O Museu também explicou que a oficina aconteceu apenas uma vez, em sessão aberta somente para convidados, e que havia sinalizações sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística.

- Publicidade -

Na nota publicada na página do MAM no Facebook,  a direção do museu se defende, afirmando que o trabalho não tem conteúdo erótico.

Leia a nota completa abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance “La Bête”, que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento de inauguração.

É importante ressaltar que o Museu tem a prática de sinalizar aos visitantes qualquer tema sensível à restrição de público. Neste sentido, a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística. O trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.  

É importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada de sua mãe durante a abertura da exposição.

Portanto, os esclarecimentos acima denotam que as referências à inadequação da situação são fora de contexto.

Conclusão

O vídeo que mostra uma criança interagindo com um adulto nu em uma performance no Museu de Arte Moderna é real! O MAM se defendeu em nota afirmando que não havia conotação erótica na obra e que a mulher que acompanha a garota no vídeo é mãe da menina.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

    • Pedofilia? A criança tocou no pé do cara, na frente de dezenas de pessoas e com a mãe lá, e você diz que é pedofilia? Cara, você não sabe o que tá dizendo. Que considere imoralidade eu entendo, definição de imoral varia para cada um. Mas dizer que é pedofilia, é não saber o que é pedofilia. Mas o seu “povo escroto” te entrega como um sujeito de extrema revolta e ultraviolência. Você é daqueles que se tivesse poder mataria quem discordasse de você…

      • Beleza então pega teu filho ou tua filha chama dezenas de pessoas e coloca seus filhos para pegar em um homem pelado que também não vai ser pedofilia seu FDP

  1. Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá quem vê erotismo em uma cena montada onde a interpretação é puramente artística precisa de ajuda psiquiatra ou precisa ver seus próprios conceitos sobre seus desejos sexuais.

  2. Quem está defendendo o “artista” deve ser pedófilo também!
    Infelizmente não vem escrito na testa deles, mas tem como perceber algumas coisas pelos comentários!

    • O cara não chamou a criança pra tocar nele, muito menos disse que sua obra era voltada para o público infantil. Como o mam já informou, tinha avisos deixando claro o conteúdo da apresentação dele, os únicos responsáveis pela interação de crianças com ele são os pais. E se vc associa nudez com erotismo, e o fato de haver uma criança interagindo com o artista(sendo q foi mandada pela mãe) como pedofilia por parte do cara, vc tem sérios problemas e precisa se tratar

  3. A maioria que ficaram contra o artista são religiosos hipócritas.
    Quem fala mal de nudez que finge entender tem sim problemas com sexo.
    Psicologicamente tem trauma de sexo por algum motivo.
    Se um dia o Brasil inteiro for protestante vai acabar a cultura. Até danças folclóricas irão se acabar.

    • HIPÓCRITAS é ums vagabundos desses usar uma criança para esse tipo de babaquice bando de filhos da putas rateados mentais.
      Deveriam ter pego um corretivo exemplar do pai dessas crianças, se é que tem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui