Uma escultura erótica de um homem foi encontrada em uma igreja de 800 anos?

5
5067
Entalhe com tema erótico teria sido descoberto no topo de uma igreja antiga na Inglaterra! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Será que a foto de uma escultura de um homem em posição erótica foi tirada mesmo em uma igreja de 800 anos de idade?

A imagem começou a se espalhar através de publicações nas redes sociais, além de ter sido publicada em vários sites blogs, na primeira semana de agosto de 2021. Nela podemos ver uma escultura entalhada na madeira com a forma de um homem nu, com as pernas levantadas pra cima, numa posição sugerindo uma posição erótica.

A foto passaria despercebida não fosse um detalhe: de acordo com publicações feitas na internet, a tal imagem teria sido capturada em uma igreja do século XIII, na Inglaterra!

Será que isso é verdade mesmo?

Entalhe com tema erótico teria sido descoberto no topo de uma igreja antiga na Inglaterra! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A imagem é real e foi tirada na Igreja de Todos os Santos, em Hereford – Inglaterra – e ficou conhecida nas redes sociais a partir do dia 02 de agosto de 2021, quando um usuário do fórum Reddit publicou seu achado e atraiu mais de 2,5 mil comentários.

Nesse perfil do Flickr podemos ver fotos de outros ângulos dessa mesma escultura que fica no alto de uma das laterais da igreja construída nos anos de 1300.

All Saints Church, Hereford.

De acordo com esse site voltado para o turismo britânico, a Igreja de Todos os Santos começou a ser erguida por volta do ano de 1200, ficou seriamente danificada (provavelmente, por causa de um terremoto) e levou quase um século para ficar pronta.

A tal escultura só foi descoberta nos anos de 1980, quando uma reforma no prédio acrescentou um mezanino para servir aos clientes do café inaugurado ali. O novo nível colocou os clientes mais próximos das esculturas que ficavam no alto, revelando esse entalhe curioso na madeira:

Novo Mezanino tornou a escultura mais acessível ao público! Foto: Reprodução/RRA Architects

Na foto abaixo, podemos ver onde fica o detalhe que acabou virando uma atração turística:

Ele tem até nome

O tabloide inglês The Sun afirma que o entalhe ganhou o apelido de Seamus O’Toole e o Mirror (tabloide concorrente do Sun) foi ainda mais longe, afirmando que na ocasião do descobrimento da imagem, o vigário chegou a cogitar a ideia de monetizar a descoberta com a venda de cartões-postais e moldes de fibra de vidro de Seamus. No entanto, segundo o Mirror, a congregação vetou a ideia do pároco.

Conclusão

A foto que mostra uma escultura erótica de um homem com as pernas para o alto é mesmo de uma igreja construída no século XIII na Inglaterra! A obra entalhada próxima do telhado da catedral só ficou conhecida do público nos anos de 1980, quando uma reforma no prédio acrescentou um mezanino para servir aos clientes de um restaurante, trazendo a figura pra mais perto dos olhos dos visitantes! 

5 COMMENTS

  1. Fiquei curioso quanto a um possível motivo e fui atrás. Segundo o G1: “Não existe registro sobre sua origem, mas a principal teoria é a de um escultor insatisfeito com o chefe, ou simplesmente disposto a fazer uma brincadeira ousada.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here