19.9 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Urna eletrônica deu voto para o Lula e para o Bolsonaro ao mesmo tempo? 

- Publicidade -

Vídeo mostra uma mesária expondo um indício de fraude nas urnas eletrônicas: o equipamento parece estar dando votos para os dois candidatos ao mesmo tempo! Será verdade?  

O filminho tem poucos segundos de duração, mas já teve centenas de milhares de visualizações nas redes sociais em poucas horas desde a sua primeira publicação, no final de outubro de 2022. Nele, uma mulher aponta para os números do terminal do mesário da urna eletrônica no momento da votação de um eleitor, com os números 38 e 214 e, depois da votação, os números mudam para 39 e 215. 

Essa seria uma prova, de acordo com a mulher do vídeo, de que a urna eletrônica computou um mesmo voto para o Lula e para o Bolsonaro ao mesmo tempo, caracterizando uma enorme fraude eleitoral!

Será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou mentira?

Falso! Os números não se referem à quantidade de votos de cada um dos candidatos, mas de eleitores com o registro da biometria reconhecido no equipamento de votação!

A Justiça Eleitoral explica que os números mostrados no vídeo são referentes à informações da quantidade de eleitores registrados naquela seção. 

Veja na imagem abaixo o que cada um dos números das 3 linhas representa:

  • Primeira linha = horário
  • Segunda linha = eleitores que compareceram / total de eleitores registrados naquela seção
  • Terceira linha = eleitores com biometria, mas sua digital não foi reconhecida pelo equipamento / total de eleitores com biometria

Explicando melhor, o primeiro número da terceira linha (38, e depois muda para 39) é a quantidade de eleitores com biometria cadastrada, mas não tiveram sua digital reconhecida pelo leitor biométrico. Nesse casos, o eleitor pode votar normalmente, após informar sua data de nascimento ao mesário.

- Publicidade -

O segundo número mostrado no vídeo (214, e depois do voto muda para 215), se refere aos eleitores que foram votar até aquele momento e cuja biometria está cadastrada.

O mesário sabe em quem a gente vota?

De forma alguma! O terminal do mesário é um equipamento interligado à urna eletrônica que serve para que o mesário insira o número do título do eleitor, seja informado da quantidade total de eleitores que já votaram, além de acompanhar o andamento de cada voto. É importante ressaltar aqui que o mesário tem acesso ao cargo para qual o eleitor está votando no momento, mas nunca conseguirá saber em quem ele está votando.

Além do que já explicamos aqui, outro detalhe que denuncia a fraude é que se a urna eletrônica estivesse mesmo somando um voto para cada um dos dois candidatos ao mesmo tempo, ao final do dia tanto Bolsonaro quanto Lula estariam com a mesma quantidade de votos.

Mas vamos supor que a urna apenas fizesse isso para alguns votos (e não para todos). Ao final do dia, a soma dos votos seria maior que o total de eleitores cadastrados para aquela seção.

Caso fosse possível adulterar os resultados das urnas eletrônicas sem deixar rastro, o que já mostramos aqui no E-farsas não ser possível, o esquema seria feito às escondidas e não na cara do mesário.

Frisamos aqui que desde a implantação das urnas eletrônicas aqui no Brasil, há mais de duas décadas, não houve nenhum caso comprovado de fraude eleitoral.

Conclusão

Não é verdade que os números mostrados no terminal de mesário representem os votos de cada candidato e também não é verdade que a urna eletrônica que aparece no vídeo estaria computando votos para ambos candidatos ao mesmo tempo! Os números mostrados se referem aos eleitores registrados, com e sem biometria, cadastrados naquela seção!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui