15.5 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

Verdades e mentiras sobre Kolinda Grabar-Kitarovic, a presidente da Croácia!

- Publicidade -

Analisamos o que é verdade e o que é mentira sobre algumas das informações que se espalharam na web a respeito da presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarovic!

Com o final da Copa do Mundo de Futebol de 2018, uma série de afirmações surgiu nas redes sociais – e em sites e blogs – a respeito do mandato da primeira presidente mulher da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic. Ela vendeu mesmo o avião presidencial? Ela vendeu os veículos oficiais? Fala 7 línguas?

Descubra aqui no E-farsas o que é verdade e o que é fake news que andaram espalhando sobre essa diplomata croata.

Abaixo, uma das versões, que pegamos de uma publicação feita no dia 17 de julho de 2018 no site Direita Política:

Será que essas afirmações a respeito da presidente da Croácia são reais? (foto: Reprodução/Facebook)

1- vendeu o avião presidencial.

Mentira: Como você pode ler aqui, a Croácia não tem um avião presidencial. O país dispõe apenas de um avião para voos estaduais – por períodos predeterminados, e ele ainda é usado por ministros que necessitam de fazer viagens de longas distâncias.

2- vendeu os 35 Mercedes Benz que estavam atribuídos aos ministros e outros funcionários e devolveu o dinheiro aos cofres do estado.

Informação errada:  Com o objetivo de enxugar as contas, o país anunciou no dia 05 fevereiro de 2008 a venda de cerca de 1600 veículos, mas isso aconteceu 7 anos antes da posse de Kolinda (ela foi eleita em 2015) e a grande maioria dos veículos era antiga (sete anos de fabricação, em média). Nessa matéria podemos ver que alguns carros foram vendidos pela “merreca” de 150 euros (cerca de R$400). Outra informação errada é que os carros usados por ministros e presidentes são Audi, Mercedes e BMW, diferente dos carros vendidos.

3- baixou o seu salário e o dos ministros ao meio.

Mentira: Em 2013, o governo croata explicou que “seria demagogia” reduzir os salários dos ministros! Para sermos isentos aqui, precisamos deixar claro que houve, sim, reduções de salários em 2014, mas foi bem menos de 50% e ainda antes da posse de Kolinda, além de também ocorrerem aumentos ao longo dos anos. De acordo com levantamento feito em 2016 pelo EuroNews, cada um dos parlamentares croatas recebem em média um salário de 24 mil euros por ano, ficando lá no final da lista (23º lugar) dos maiores salários entre os países da União Europeia.

Reprodução/EuroNews

Fora o salário, os deputados daquele país recebem mais cerca de 3.956 euros para alugar um apartamento na capital croata e mais cerca de € 792 para cobrir as despesas gerais do apartamento. Os políticos que moram entre 50 e 100 km da capital, Zagreb, têm direito a até 3.964 euros para despesas de viagem e os que moram a mais de 50 km da capital têm direito a 1.453 euros como “subsídio de separação familiar”.

4- baixou as despesas e o salário dos embaixadores. E cônsules a 60 %.

- Publicidade -

Indeterminado: Apesar de encontrar notícias falando a respeito de gastos de embaixadores considerados altos, não achamos nenhuma prova a respeito de alguma possível redução nos salários desses diplomatas.

5- aumentou o salário mínimo para o setor privado.

Verdade: No dia 1º de janeiro de 2018, entrou em vigor um aumento no salário mínimo dos trabalhadores croatas. Os trabalhadores não ficaram muito contentes com os descontos que vieram junto, mas…

Ah! Apenas um detalhe que não mencionamos ao decorrer dessa nossa pesquisa, mas que é importante para entender o contexto dessa afirmação: A Croácia é uma República Parlamentarista. Ou seja, o aumento (ainda que pouco) veio do Parlamento e não da Presidência!  

6- eliminou a aposentadoria para senadores e congressistas.

Mentira : Essa é muito fácil de ser verificada. Basta saber que não há senadores na Croácia!

Fala sete línguas e não se acha a superior a ninguém

Verdade: Kolinda é poliglota, fluente em croata, inglês, espanhol e português e entende alemão, francês e italiano. Quanto ao trecho afirmando que “ela não se acha superior a ninguém“, fica meio difícil de se verificar isso sem estar ao lado dela! Em entrevistas e aparições públicas, essa beldade se mostra bastante simpática e sorridente, mas isso não é suficiente para confirmarmos ou negarmos essa afirmação.

Nem tudo são flores

Desde 2012, a Croácia enfrenta uma grande crise econômica, onde a dívida pública representa atualmente cerca de 80% do PIB e o nível do desemprego beira os 20%. Essa crise gerou um aumento na xenofobia e no nacionalismo, além do ressurgimento do neonazismo na Croácia.

O lado bom é que a participação de mulheres no parlamento aumentou após as eleições e agora são 30 mulheres no parlamento e 121 homens.

Conclusão

Algumas das informações espalhadas pela web a respeito da presidente da Croácia são falsas! Tenha cuidado ao repassar esse tipo de conteúdo sem as devidas checagens!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. Já que o assunto é a Kolinda, bom lembrar que tem uma reportagem do Jornal Estadão que mostra ela segurando a bandeira do Ustashe, que era um partido fascista da Croácia.

  2. Brasileiro tem o péssimo hábito de achar que pode dar pitaco no governo alheio, somos o povo mais hipócrita do mundo (talvez juntos dos EUA), o fato de alguns veículos terem elogiado a presidenta não necessariamente significa que seja correta em tudo que faz ou fez na vida, cada um com seus problemas, se a Croácia acha ela digna de dirigir o país que assim seja.
    Se ela tem tendências de direita, esquerda, centro, alto, baixo, tanto faz, o que vale é a política aplicada e se os governados não gostarem que lidem com isso.
    Não existe fórmula para uma política dar certo, não existe esse negócio de Esquerda do povo ou Direita opressora, não há como saber antes como vai ser o governo, só se define uma política após o seu exercício. Se deram voto de confiança para o governo dela resta saber depois se foi acertado ou errado e cabe aos croatas aplaudirem ou vaiarem.
    Sei o quanto o brasileiro busca um símbolo de político, basta aparecer um simpático lá fora que a mídia enche de elogios, mas isso não adianta nada, vamos escolher bem por aqui, porque por aqui é que interessa.
    Enquanto formos ingênuos achando que um sorriso, abraço, boa praça é sinal de bom gestor, estaremos sempre na roça.

    • Os EUA ganham em hipocrisia pq a gente n sai invadindo país dos outros pra roubar petróleo e dizer que é porque desrespeitam os direitos humanos. Inclusive, poderíamos ter feito isso com a Venezuela. Brasil com certeza é o país mais moralista, mas n está no topo dos hipócritas.

  3. Mesmo que ela fosse uma política 100% foda, ainda iam achar defeito pq tem que seguir a agenda esquerdista. Se alguém da mídia segue a agenda globalista ao pé da letra ela vira instantaneamente a pessoa mais foda do mundo.

      • “Vocês pararem de passar vergonha?”
        Me mostra o que de produtivo o outro lado está fazendo AGORA e fez antes do Lula chegar ao poder…
        Tem o plano real, abertura dos portos, dívida externa, pobreza, miséria, corrupção, década perdida dos milicos, etc etc etc…

  4. […] Há quem a comparasse com o nosso presidente por causa dos afectos, das selfies e de gostar de estar no meio da multidão. Para alguns uma popularidade natural, para outros a busca de um populismo eleitoralista. Talvez as suas origens modestas lhe tenham dado o gosto pelo contacto popular ou então isso deve-se ao objectivo político de conquista eleitoral que não olha a meios para agradar a gregos e troianos. E convenhamos que para a presidente croata isso não será muito difícil. Embora de uma família humilde (mas trabalhadora e com algumas posses) Kolinda foi sempre uma mulher lutadora e com um percurso académico e profissional que já indiciava a escolha da política como caminho da sua vida até chegar ao mais alto cargo do seu país. Mestrado em relações internacionais na universidade de Zagreb, aluna na universidade George Washington assim como da universidade de Harvard, conselheira para a cooperação internacional no ministério da ciência e tecnologia, conselheira-diplomata e conselheira ministra na embaixada croata no Canadá, ministra da integração europeia, embaixadora da Croácia em Washington e ministra dos negócios estrangeiros foram algumas das etapas pelas quais passou ao longo da sua vida. Pode-se dizer que a sua perseverança era tão notória quanto o seu sorriso. Mas não há dúvida de que foi neste mundial da Rússia que saltou para o estrelato internacional ao ponto de ser vista como um exemplo a seguir pela classe política. E fez-lo com pequenos grandes gestos que parecem causar aversão no ego desmesurado de muitos políticos com a mania do Dr. sem doutor que lhes pareça. Foi ver os jogos a título de viagens particulares, descontou esses dias do seu ordenado, viajou em voo comercial na classe econômica e por vezes prescindiu da tribuna para estar junto dos adeptos. Tudo isto lhe fez granjear muita simpatia e admiração no mundo todo e a sua popularidade subiu bastante. Também apareceram na internet algumas decisões populares tidas como suas mas que não são verdade, como se pode ver aqui. […]

  5. A Página em questão está apenas verificando os Fake News que foram divulgados. Nada mais que isso.
    Não sei o que é pior no Brasil, se o analfabetismo ou a dificuldade de interpretação de texto.

  6. “onde a dívida pública representa atualmente cerca de 80% do PIB e o nível do desemprego beira os 20%. Essa crise gerou um aumento na xenofobia e no nacionalismo, além do ressurgimento do neonazismo”

    Parece um outro país. Sem tirar nem por.

    E como de costume, blogs políticos servindo para espalhar mentiras e ódio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui