Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra chineses cuspindo para espalhar o coronavírus pelo mundo! Será verdade?

Conspirações

Vídeo mostra chineses cuspindo para espalhar o coronavírus pelo mundo! Será verdade?

Vídeo mostra chineses cuspindo para espalhar o coronavírus pelo mundo! Será verdade?

Será que o vídeo mostrando chineses cuspindo e espalhando o coronavírus pelo mundo é verdadeiro ou falso?

O filme tem poucos segundos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais no final de março de 2020. No áudio que acompanha as imagens é explicado que uma mulher foi presa após cuspir em e espalhar o coronavírus em frutas na Austrália, outra mulher jogando água contaminada em um corredor movimentado e, em outra cena, uma pessoa cuspindo nos botões de um elevador e na outra um sujeito espalhando o coronavírus em um banco de praça.

Será que esse vídeos são reais? Essas pessoas saíram mesmo contaminadas da China para espalhar o coronavírus em outros países?

Verdade ou mentira? 

Analisando o vídeo que foi bastante compartilhado também através de grupos do WhatsApp, averiguamos que o autor juntou trechos de outros vídeos em um único filminho para tentar provar seu ponto e causar pânico através da desinformação: De que os chineses estariam tentando a todo custo espalhar o coronavírus no mundo todo!

Encontramos a origem de alguns desses vídeos, como você pode conferir a seguir:

1 – Vídeo da mulher cuspindo nas frutas na Austrália

Esse trecho circulou em 24 de março de 2020, sob a história de que a mulher que havia cuspido nas frutas em um supermercado na Austrália teria sido presa e, após sua prisão, seu teste para o coronavírus havia dado positivo. No entanto, ficou provado que a história era falsa!

De acordo com um porta-voz da polícia de Nova Gales do Sul (Austrália), em resposta a agência AFP que o vídeo é uma junção de duas ocasiões distintas e que a mulher presa não é a mesma que cuspiu nos alimentos.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“[…] a primeira parte do vídeo se refere a um incidente em Gordon, um subúrbio de Sydney. Cerca das 9h40 (quinta-feira, 19 de março de 2020), a polícia estava no supermercado em Gordon quando foi alertada sobre um distúrbio entre uma cliente e um funcionário […] Foi solicitado repetidamente pela polícia para que a cliente saísse do estabelecimento, mas ela recusou. Então, a mulher de 54 anos foi presa e levada à delegacia de polícia de Gordon.”

Quanto ao trecho em que uma mulher aparece cuspindo nas frutas, não há provas de que o caso tenha ocorrido em algum mercado australiano e tampouco que ela estaria contaminada com o coronavírus!

2 –  Mulher cuspindo e jogando água contaminada na Itália

Quanto ao trecho da mulher cuspindo e jogando um líquido em um corredor, encontramos publicações a respeito no Facebook datadas de 14 de março de 2020 e, como podemos ver, não há nenhuma menção à Itália e também não há provas de que a tal mulher esteja contaminada.

Nas primeiras publicações a respeito desse vídeo não há nenhuma menção à Itália e tampouco há provas de que a mulher estava contaminada e/ou contaminando o local! (foto: Reprodução/YouTube)

3 – Cuspindo nos botões do elevador

O trecho mostrando pessoas cuspindo nos botões de um elevador, trata-se de casos ocorridos em fevereiro de 2020, na China. De acordo com a polícia local, informou o New York Post, nenhuma das pessoas flagradas apresentava sintomas do coronavírus. Um idoso disse ter feito isso apenas “por brincadeira”, assim com as demais (uma das mulheres disse ter brigado com outro morador do prédio e “descontou a raiva” cuspindo no elevador. Em cada um dos casos, as pessoas foram presas e liberadas logo em seguida.  

4 – Homem com vírus em um banco de praça

Quanto ao último trecho do vídeo, que mostra um rapaz sentado ao lado de uma mulher que está passando um lenço de papel no banco ao seu lado, trata-se de uma cena publicada na web em setembro de 2019 (meses antes da descoberta do primeiro caso de coronavírus), no Canadá. Apesar da mulher passar o lenço no nariz antes de passá-lo no banco da praça, não há como comprovar que ela esteja passando algum vírus indiscriminadamente em bancos por aí. Nele podemos ver uma mulher apenas passando um lenço em um banco. Só isso! 

Pânico através da desinformação

O narrador do vídeo mistura uma série de desinformação para enganar o espectador, como por exemplo, o fato de que o coronavírus “só ataca velhinhos”, o que não é verdade (veja aqui que o vírus não escolhe idade). 

Conclusão

Não há nenhuma prova no vídeo de que há um plano dos chineses em espalhar o coronavírus indiscriminadamente pelo mundo afora! O filme é uma colagem de outros vídeos de flagrantes ocorridos em outros contextos!

Continue lendo
179 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo