Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra chineses cuspindo para espalhar o coronavírus pelo mundo! Será verdade?

Conspirações

Vídeo mostra chineses cuspindo para espalhar o coronavírus pelo mundo! Será verdade?

Vídeo mostra chineses cuspindo para espalhar o coronavírus pelo mundo! Será verdade?

Será que o vídeo mostrando chineses cuspindo e espalhando o coronavírus pelo mundo é verdadeiro ou falso?

O filme tem poucos segundos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais no final de março de 2020. No áudio que acompanha as imagens é explicado que uma mulher foi presa após cuspir em e espalhar o coronavírus em frutas na Austrália, outra mulher jogando água contaminada em um corredor movimentado e, em outra cena, uma pessoa cuspindo nos botões de um elevador e na outra um sujeito espalhando o coronavírus em um banco de praça.

Será que esse vídeos são reais? Essas pessoas saíram mesmo contaminadas da China para espalhar o coronavírus em outros países?

Verdade ou mentira? 

Analisando o vídeo que foi bastante compartilhado também através de grupos do WhatsApp, averiguamos que o autor juntou trechos de outros vídeos em um único filminho para tentar provar seu ponto e causar pânico através da desinformação: De que os chineses estariam tentando a todo custo espalhar o coronavírus no mundo todo!

Encontramos a origem de alguns desses vídeos, como você pode conferir a seguir:

1 – Vídeo da mulher cuspindo nas frutas na Austrália

Esse trecho circulou em 24 de março de 2020, sob a história de que a mulher que havia cuspido nas frutas em um supermercado na Austrália teria sido presa e, após sua prisão, seu teste para o coronavírus havia dado positivo. No entanto, ficou provado que a história era falsa!

De acordo com um porta-voz da polícia de Nova Gales do Sul (Austrália), em resposta a agência AFP que o vídeo é uma junção de duas ocasiões distintas e que a mulher presa não é a mesma que cuspiu nos alimentos.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“[…] a primeira parte do vídeo se refere a um incidente em Gordon, um subúrbio de Sydney. Cerca das 9h40 (quinta-feira, 19 de março de 2020), a polícia estava no supermercado em Gordon quando foi alertada sobre um distúrbio entre uma cliente e um funcionário […] Foi solicitado repetidamente pela polícia para que a cliente saísse do estabelecimento, mas ela recusou. Então, a mulher de 54 anos foi presa e levada à delegacia de polícia de Gordon.”

Quanto ao trecho em que uma mulher aparece cuspindo nas frutas, não há provas de que o caso tenha ocorrido em algum mercado australiano e tampouco que ela estaria contaminada com o coronavírus!

2 –  Mulher cuspindo e jogando água contaminada na Itália

Quanto ao trecho da mulher cuspindo e jogando um líquido em um corredor, encontramos publicações a respeito no Facebook datadas de 14 de março de 2020 e, como podemos ver, não há nenhuma menção à Itália e também não há provas de que a tal mulher esteja contaminada.

Nas primeiras publicações a respeito desse vídeo não há nenhuma menção à Itália e tampouco há provas de que a mulher estava contaminada e/ou contaminando o local! (foto: Reprodução/YouTube)

3 – Cuspindo nos botões do elevador

O trecho mostrando pessoas cuspindo nos botões de um elevador, trata-se de casos ocorridos em fevereiro de 2020, na China. De acordo com a polícia local, informou o New York Post, nenhuma das pessoas flagradas apresentava sintomas do coronavírus. Um idoso disse ter feito isso apenas “por brincadeira”, assim com as demais (uma das mulheres disse ter brigado com outro morador do prédio e “descontou a raiva” cuspindo no elevador. Em cada um dos casos, as pessoas foram presas e liberadas logo em seguida.  

4 – Homem com vírus em um banco de praça

Quanto ao último trecho do vídeo, que mostra um rapaz sentado ao lado de uma mulher que está passando um lenço de papel no banco ao seu lado, trata-se de uma cena publicada na web em setembro de 2019 (meses antes da descoberta do primeiro caso de coronavírus), no Canadá. Apesar da mulher passar o lenço no nariz antes de passá-lo no banco da praça, não há como comprovar que ela esteja passando algum vírus indiscriminadamente em bancos por aí. Nele podemos ver uma mulher apenas passando um lenço em um banco. Só isso! 

Pânico através da desinformação

O narrador do vídeo mistura uma série de desinformação para enganar o espectador, como por exemplo, o fato de que o coronavírus “só ataca velhinhos”, o que não é verdade (veja aqui que o vírus não escolhe idade). 

Conclusão

Não há nenhuma prova no vídeo de que há um plano dos chineses em espalhar o coronavírus indiscriminadamente pelo mundo afora! O filme é uma colagem de outros vídeos de flagrantes ocorridos em outros contextos!

Continue lendo
89 Comentários

89 Comments

  1. Ado Caxito

    28 de março de 2020 em 22:31

    Pode até haver montagem e ser fake, mas as imagens são claras que estavam cuspindo e naquela segunda em que ela cospe e joga um líquido, a reportagem não desmente e nem fala o porquê ela fez isso. Na atual situação e mostrar isso causa um certo medo.
    Obrigado.

    • Maria

      29 de março de 2020 em 13:22

      @Ado Caxito , É fake, não é verdade, pode ser montagem etc, MAS… blablablá…, bzzbzzbzz… 😛 😛 😛 KKKKKKKKKKKK! 😀 Essa é a melhor parte do e-Farsas e dou ALTAS GARGALHADAS com isso! 😉

      • Filipe Costa

        30 de março de 2020 em 0:54

        O texto foi preciso. Estão aproveitando pra disseminar ódio e preconceito contra os chineses.

        • Rodrigues

          10 de abril de 2020 em 13:59

          Vc acha normal,sair cuspindo nas coisas por aí ?passar o lenço no nariz e depois num banco? Com certeza vc é da Globo amigo kkkk

          • Gilmar Lopes

            10 de abril de 2020 em 23:34

            A Globo acha normal?

      • Lucas

        30 de março de 2020 em 6:44

        Por que alguem iria sair cuspindo nas coisas e jogando água?

        • Joselito

          4 de abril de 2020 em 17:33

          Sei lá, porque alguém pagaria uma nota pra fazer um botox e ficar com a cara igual do Sikera Junior?
          Porque alguém vai participar do programa do João Kleber ou da Cristina Rocha?
          O ser humano é um animal complexo pro qual a razão e a lógica muitas vezes passa longe…

        • Sminem

          15 de abril de 2020 em 15:32

          Cultura na China, o canal 2 a Mais comentava disso antes da pandemia do Coronavirus

    • Eliseu

      29 de março de 2020 em 15:25

      Isto esta dito no site logo acima: “Nele podemos ver uma mulher apenas passando um lenço em um banco. Só isso!” Tu não acha que isto é minimiza, mas não se tem a certeza que ele não esta passando nada. Fizeram um alarde com as declarações do nosso Presidente, e agora tu disse:”Só isso”. Isto é só um questionamento.

      • GRETCHEEN CRISTINA ABREU CORREA SILVA

        31 de março de 2020 em 10:52

        Tudo p minimizar as ações do vídeo. Os vídeos não são farsas, as intenções não sabemos, mas que ta claro haver contaminação por cuspe, claro que tá. Quem adulto passaria cuspe em locais, só para passar raivinha.

    • Beatriz DOS Santos

      30 de março de 2020 em 1:32

      Verdade.
      Não é necessário falar nada.
      A imagem e vídeos fala por si só.
      Pessoas fazendo isso com má fé.

    • observador

      30 de março de 2020 em 22:19

      vc viu que é montagem e ainda assim questiona. Esse tipo de coisa se aproveita de leigos como vc pra espalhar pânico. A mulher que foi presa está com um vestido, da pra ver claramente que a roupa é diferente, tem umas pintas no vestido, a primeira mulher parece estar de paletó.

      • Maria José

        2 de abril de 2020 em 14:26

        Os outros vídeos que mostra claramente uma mulher cuspindo nas frutas e outra no elevador, vc sabe explicar o por que que elas estão fazendo isso? O autor pode até ter pego partes de vídeos diferentes, mais tem um fundo de verdade. Quando surgiu a H1N1, diretora que não foi criado em laboratório, no entanto com o passar do tempo foi provado que foi criado em laboratório. Aí de dirrepente aparece um virus devastando tudo. Se esse vírus se propagou tanto em um país, pode ter certeza que teve o dedo do homem. Não É de agora que o próprio homem vêm tentando exterminar sua própria raça em busca de seus próprios interesses. a Bíblia diz que o homem tem governado homem para sua própria destruição. Por que os chineses de repente controlaram o vírus enquanto os outros países aí estão sendo afetado em massa. Resumindo: quando isso tudo terminar a maior potência vai ser a China. Só não ver qu é cego.

        • Joselito

          4 de abril de 2020 em 17:37

          De dirrepente? Jesuis…

    • emanuelministro@gmail.com

      31 de março de 2020 em 12:28

      Concordo com vc amigo ,e as datas dos vídeos são bem claras e a pergunta que não foi respondida e que esclarecerá se é uma farsa ou não ,é porque estas pessoas estão fazendo isto ??Não me pareceu ser brincadeira até porque estavam usando máscaras de proteção ,e não irei generalizar conheço e tenho amigos chineses e os respeito e sei que muitos não tem nada haver com isso .Estes vídeos devem ser apurados como já devem ter informações ,mas infelizmente são manipuladas e privam o povo da verdade .Deus tenha misericórdia de nós e nos livre de todo mal.

    • Maria José

      2 de abril de 2020 em 14:17

      Engraçado que disseram que é fake,o mais engraçado é que não souberam explicar por que a mulher estava cuspindo nas frutas, a outra nos botões do elevador, e por coincidência tudo chinesa. Ningue tira da minha cabeça que o corona vírus foi criado em laboratório assim como a H1N1. Quando a gripe suína surgiu ele disseram que não foi criada em laboratório, mais depois foi provada que foi criada em laboratório. O corona vírus não é diferente.ta aí, a China teve o controle do vírus rapidinho, e foi um virus que teve sua origem lá. Enquanto isso os outras países estão aí lutando sem sucesso. O chineses foram responsáveis sim.

      • Gilmar Lopes

        2 de abril de 2020 em 16:09

        Como você sabe que eram chinesas?
        A H1N1 foi criada em laboratório?

        • Thayná Loise Fronza

          14 de abril de 2020 em 2:53

          Kkk tava me pergubtando isso tbm, ia googar agorinha “h1n1 foi criada em laboratório?”
          Tanta gente afirmando né, sei lá…

      • Maria

        3 de abril de 2020 em 19:08

        @Maria José , você tem que tomar muito cuidado com esse tipo de “raciocínio” e alegações/acusações levianas na Internet, heim!? 😐 Você conhece o nosso exemplo brasileiro a respeito do polêmico caso da MAYARA PETRUSO a respeito dos Nordestinos? Se sim, você deve saber do triste destino que ela teve. CUIDADO, a fantasma da Mayara Petruso continua vivo e rondando a Internet só esperando uma desavisada como você para possivelmente tomar um belo PROCESSO JUDICIAL, LINCHAMENTO VIRTUAL E MIDIÁTICO e acabar com sua vida. Vale aquela máxima da Internet: “PENSE antes de postar e, na DÚVIDA, NÃO POSTE/COMPARTILHE!” 😉

    • Dinho

      3 de abril de 2020 em 17:08

      Concordo com vc. A análise do E farsa tá mais no achismo do que realismo. E se os chineses estivessem contaminando, o governo não ia falar nada, assim como mentiram no número de infectados e já foi descoberto pelo EUA.
      Aquele Xi Jinping é louco o suficiente pra mandar os chineses contaminados saírem espalhando o vírus.

      • Professor Vete

        6 de abril de 2020 em 12:43

        Fonte: Arial 12

    • Sminem

      15 de abril de 2020 em 15:32

      Cultura na China, o canal 2 a Mais comentava disso antes da pandemia do Coronavirus

  2. Leandro Ribeiro

    28 de março de 2020 em 23:44

    Ótima pesquisa, Gilmar. É lamentável a onda de informações falsas e impregnadas de xenofobia. Quem dissemina essas informações parece não perceber as sérias consequências que isso pode provocar. Vamos supor que uma pessoa infectada com o Covid-19 deliberadamente espalhe o vírus por aí… Embora seja uma prática reprovável, ela não é prova de que se trata de uma conspiração para se dominar o mundo, como estão tentando fazer as pessoas acreditar.

    • Mônica

      29 de março de 2020 em 15:43

      Realmente, mesmo que não fosse Fake News, pessoas agindo dessa forma, não implica que estaríamos vivenciando uma conspiração chinesa. Além disso, imagina se fosse verdade, se o Serviço Secreto dos Estados Unidos já não teriam descoberto.

    • Jose de souza

      29 de março de 2020 em 16:36

      Não tenho duvidas que é real. Não tentem agora dizer que aquilo que foi filmado é falso…as pessoas são mesmo assim..cruéis.

      • FABRICIO DA SILVA

        30 de março de 2020 em 4:17

        Claro que é uma montagem pegou vários trechos de vídeos diferentes e editou. E esse cara que está narrando isso é o único no mundo que tem essa informações. Aliás a mulher que diz estar na italia. Esse trecho é gravado na china. Pesquise sobre os vídeos e ver a que é montagem. Tem imagens de trechos de vídeos antigos de quase um ano atrás e nem.havia surto algum deste virus. Procurem se informar melhor. Façam uma pesquisa. Inclusive o corona vírus existe desde 1970 e era de início infectada os animais como porcos, gado e frango e desde essa época já havia vacina porem alguns animais como o Cavalo até hoje não possui vacina contra e etc…

    • Guilherme

      1 de abril de 2020 em 23:26

      Assista a este documentário:

      https://youtu.be/m9Uz-9wQsBE

      Pense!

  3. Maria

    29 de março de 2020 em 0:08

    Eu não sei se esses cretinos que postam Fake News na Internet sabem mas, atualmente, quem FOR IDENTIFICADO e PEGO fazendo isso pode sofrer PROCESSOS JUDICIAIS. No caso, o sujeito está postando Fake News a respeito de SAÚDE PUBLICA, podendo gerar pânico e ainda comete crime de RACISMO contra chineses. 😐

  4. Marcelo Almeida

    29 de março de 2020 em 6:22

    Quem é vcs do e-farsas para dizer alguma coisa? Não são ninguém! A atitude de cuspir e jogar água em caixa eletrônicos e elevadores vcs aí não explicam “o que essas chinesas estavam fazendo”? Conclusão: vocês não sabem! É melhor ficar quieto! Pare de dizer que é falso se vcs não sabem explicar o que de fato as chinesas estavam fazendo! Vcs já viram alguém fazer isso? Com qual finalidade? Se vcs não sabem, melhor ficarem quietos!

    • Gilmar Lopes

      29 de março de 2020 em 12:36

      Não somos ninguém e você não é obrigado a acreditar na gente! Sugiro, inclusive, que você sempre duvide mesmo do que escrevemos aqui e busque mais informações em outras fontes! Valeu

      • Junior

        29 de março de 2020 em 12:48

        Parabéns pela paciência e pelo bom trabalho Gilmar…
        Eu já teria mandado esse idiota a pqp…

        • Gilmar Lopes

          29 de março de 2020 em 19:53

          Estou acostumado já! 🙂 valeu

      • Xian Fushin

        29 de março de 2020 em 14:01

        E-farsas cada dia pior, muita incerteza e muitos talvezes, muita desinformação, se for pra postar algo pelo menos tenham certeza, apurem melhor, sei lá, e nem vem com mimimi de faz vc, o site vende ao público que é farsa, mas o texto é mal escrito, cheio de buracos sem explicação coerente, outros admite falta de informação, ora como julgar algo farsa assim entao? jeito é parar de acompanhar o site, e-farsa tá se tornando aquilo que nasceu pra combater, FARSA… ficaram fracos demais… Abraço ai e boa sorte com quem decidiu chegar a esse nível de conteúdo…

        • Gilmar Lopes

          29 de março de 2020 em 19:51

          Obrigado pelo contato! Como sempre dissemos aqui, ninguém é obrigado a acreditar nas nossas pesquisas. O bacana é incentivar o pensamento crítico mesmo entre os leitores e incentivar vocês a procurar em outras fontes.

          • Vando

            30 de março de 2020 em 9:21

            Nos processos penais do no nosso País é trabalhado a presunção de inocência e não,”você é culpado até que se prove ao contrário”.É muito delicado e perigoso sair condenando alguém sem que se tenha uma prova original do fato.

            Vamos cuidar da nossa higiene física e mental.

            Obrigado pela informação.

          • Marilia

            4 de abril de 2020 em 18:23

            Gilmar, com que propósito esta senhora que estava assoando o nariz espalaharia no banco?

        • Beatriz DOS Santos

          30 de março de 2020 em 1:35

          Verdade.
          Não é necessário falar nada.
          A imagem e vídeos fala por si só.
          Pessoas fazendo isso com má fé.

      • Catalina Montania

        30 de março de 2020 em 15:43

        Verdade, parabéns. Talvez ele queira que seja verdade e morrer contaminado logo .kkkkk

    • Maria

      29 de março de 2020 em 14:35

      @Marcelo Almeida , quem é melhor ficarem quietos SÃO VOCÊS que ficam espalhando essas porcarias de Fake News e/ou alegações sem PROVAS ROBUSTAS nas redes. CUIDADO, heim!? As agências de Fact-Checking e internautas colaborativos estão de olho e se vocês forem IDENTIFICADOS e PEGOS poderão sofrer PROCESSO JUDICIAIS com PESADAS INDENIZAÇÕES, caso as vítimas de suas alegações resolvam reagir e entrar na Justiça. FIQUEM ESPERTOS! A fantasma da Mayara Petruso continua bem viva e rodando a Internet, só esperando a oportunidade para PEGÁ-LOS! Booooooo! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Luiz Alves

      29 de março de 2020 em 16:57

      A matéria não disse que é falso. Só disse que não dá pra afirmar. A questão aqui não é o motivo de as pessoas dos vídeos fazerem o que fizeram. A questão é a motivação de quem espalhou esses vídeos AFIRMANDO (sem provas) que se trata de um plano do povo chinês pra contaminar o mundo. Ou seja, temos que usar nosso filtro básico pra não promover xenofobia e pânico em meio a um momento delicado. Não dá pra ficar quieto em relação a isso.

    • emanuelministro@gmail.com

      31 de março de 2020 em 12:22

      Concordo com vc amigo ,e as datas dos vídeos são bem claras e a pergunta que não foi respondida e que esclarecerá se é uma farsa ou não ,é porque estas pessoas estão fazendo isto ??Não me pareceu ser brincadeira até porque estavam usando máscaras de proteção ,e não irei generalizar conheço e tenho amigos chineses e os respeito e sei que muitos não tem nada haver com isso .Estes vídeos devem ser apurados como já devem ter informações ,mas infelizmente são manipuladas e privam o povo da verdade .Deus tenha misericórdia de nós e nos livre de todo mal.

    • Gilvan Domingues da Silva

      2 de abril de 2020 em 7:49

      Isso meu amigo, minha opinião é a mesma da sua. Se eles não conseguem explicar porque elas estão fazendo isso, não podem dizer que é falso. Os filmes são reais e foi feita uma montagem que mostra claramente pessoas espirrando e cuspindo voluntariamente em locais específicos. É muito fácil afirmar que é falso e minimizar atitudes criminosas. Os chineses são capazes de qualquer coisa é o mundo sabe disso

      • Agente da PF - Crimes Digitais

        2 de abril de 2020 em 14:43

        “Os chineses são capazes de qualquer coisa é o mundo sabe disso”

        Seu comentário xenofóbico foi documentado e seu endereço IP encaminhado às autoridades competentes, de acordo com a lei nº 9.459, artigo 140 do Código Penal brasileiro. Aguarde contato para andamento do seu processo criminal.

        • Thay

          14 de abril de 2020 em 3:02

          E- farsas esse comentário é fake?
          Queria que não…
          Deve ter assutado!

      • Maria

        3 de abril de 2020 em 19:35

        @Gilvan Domingues da Silva , qual é a diferença entre essa sua frase “Os chineses são capazes de qualquer coisa é o mundo sabe disso” e esta da Mayara Petruso: “Nordestisto (sic) não é gente, faça um favor a SP, mate um Nordestino afogado”? 😐 Se você tiver no mínimo 2 neurônios, conhece a história e o fim triste dela, então sabe que não há diferença nenhuma e sabe que destino você pode ter. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Thay

        14 de abril de 2020 em 2:59

        “Os chineses são capazes de qualquer coisa e o mundo sabe disso”
        Acho que a fake atingiu o objetivo.

  5. Alexandra

    29 de março de 2020 em 7:14

    Podem não ter disseminado o corona vírus mas que é falta de higiene ficar cuspindo nas coisas é sim! E muita !

    • Rodrigo Avellar

      16 de abril de 2020 em 6:09

      Tem gente que cola chiclete e caca de nariz embaixo de mesas e cadeiras. Tem gente que vai ao mercado, espirra ou tosse na mão e já sai pegando nas frutas e verduras. Muita gente as compra e nem lava antes de comer. Pior que isso, tem gente que mexe com dinheiro e volta e meia dá aquela lambidinha marota no dedo para contar as cédulas. E por aí vai.

  6. Ivaldo Viana

    29 de março de 2020 em 7:19

    Ok. Só dizem não haver prova de que seja para disseminar o vírus mas não explicam o porquê deles(as) estarem fazendo isso. A informação fica incompleta.

    • Rodrigo Avellar

      16 de abril de 2020 em 6:11

      E como poderiam dizer o porquê?
      A questão, amigo, é que não dá para afirmar que são chineses correndo o mundo para espalhar a COVID-19, e também não é possível afirmar que não é.
      Ah, mas para quê a pessoa vai fazer isso?
      E a gente não vê pessoas fazendo coisas absurdas e inexplicáveis todos os dias?

  7. Marcelo Ramos

    29 de março de 2020 em 9:24

    Mas o que acontece é real e não efeitos especiais? As pessoas realmente fizeram aquilo, né?

  8. Ademar De Azevedo

    29 de março de 2020 em 9:57

    Família quanto a esses vídeos que aparecem chineses a supostamente infectarem. Na minha opinião eu creio que seja mesmo verdade, e as vossas descodificações das informações tbm n São credíveis, vcs só falam em algumas ocasiões que n há provas! Têm de ser mais prescisos por exemplo na primeira parte do trecho da para ver claramente que a senhora que vai presa n é a mesma espirrou nos produtos do supermercado, MAS AGORA PENSEM COMIGO, porque que uma pessoa iria propositadamente e numa altura como essa tomar tal actitude, porquê!?? Não posso afirmar que seja Na Austrália ou Itália ou outra parte, porque até se formos a ver menos o último vídeo que aparece um n asiático, todos os outros da a entender que tudo acontece na própria china( O primeiro sim da tbm para ver um policial n asiático, porque é como disse foram factos diferentes, o da senhora que cospe e a que vai presa) Então diferente de vós eu penso sim que foi mesmo uma forma massiva de contágio, eles espalhando o Vírus na propria china saberiam que rapidamente o virus se expalharia pelo Mundo, porque sabemos que todos países do mundo procuram a china para negócios, aqui em Angola por exemplo muito negociantes vão a china de forma particular buscar mercadorias e então posso dizer claramente que qualquer um pegaria la o virus e levar para uma outra nação! olha a Coreia do Norte sem um único caso! porquê, porque a china n tem as melhores relações com a China.

    É sim possível que os Chines estejam a espalhar e PORQUÊ!?? Hoje são 29 de Março e dá uma checada, quase todos os países estão virados para china, para obterem testes, Material de biossegurança e enfim.

    É sim possível que os Chines estejam a espalhar o Vírus.

    • Maria

      29 de março de 2020 em 14:20

      @Ademar De Azevedo , o e-Farsas e demais agências de Fact-Checking NÃO TEM A OBRIGAÇÃO de informar com precisão se uma determinda notícia/informação é absolutamente Verdadeira ou Falsa, caso os dados disponíveis não permitam fazer isso. Há outras classificações: não há provas, não encontramos nada, indeterminado, conspiratório etc e deixar a questão EM ABERTO para novos fatos se surgirem. Deve-se ter CUIDADO/CAUTELA ao fazer alegações, afirmações ou suposições na Internet, pois há o risco de sofre PROCESSOS JUDICIAIS caso esteja errado e/ou não apresente PROVAS ROBUSTAS no momento da denúcia. Além do mais, tomar a parte pelo todo, alegando que OS CHINESES é que fizeram isso é uma INJUSTIÇA e demonstra RACISMO. A mulher do vídeo deve ter um NOME e/ou uma IDENTIFICAÇÃO, SOMENTE ELA deve ser responsabilizada por seus atos e não deve ser extendido aos demais membros de sua etnia. 😉

    • Elias

      29 de março de 2020 em 17:11

      Concordo com vc! Perdi meu tempo e agora acredito no video graças a desinformação do colega ai!

    • Rodrigo

      29 de março de 2020 em 19:15

      Coreia do Norte é aliado da china parceiro, lá não sabemos a real situação do país pq eles não liberam informações a ninguém, na Coreia do Norte acredito que estão matando os infectados.

  9. Rafael Santana

    29 de março de 2020 em 13:56

    Ausência de evidência não é evidência de ausência – Só porque em alguns casos não há provas de que os indivíduos foram diagnosticados(ou n) com o coronavirus, não significa que DE FATO eles não tinham, da mesma forma que não fora comprovado que eles tinham coronavirus, tambem não foi comprovado que eles não tinham. Então temos que tomar cuidado em afirmar tais coisas. Os videos em sua maioria são recentes, poderiam ser antigos mas são recentes, e é muito estranho as pessoas ficarem fazendo isso justamente nesse período em que vivemos.

  10. EDILTON

    29 de março de 2020 em 14:11

    É FARSA …. SERA QUE NÃO É UMA FARSA PARA TAMBÉM ENGANAR O POVO COMO EM GRANDE PARTE DA MÍDIA QUE MAIS DESENFORMA DO QUE ESCLARECE . ELES DEIXARAM EM UM COMENTÁRIO DO EDITOR BEM CLARO QUE NÃO SOMOS OBRIGADO A ACREDITAR NELES . É SINAL QUE NEM ELES TEM CERTEZA DO QUE FALAM. FIQUEM DE OLHO

  11. Ariel The Cat

    29 de março de 2020 em 15:29

    Esse Gilmar parece até o Capitão Óbvio. Até uma criança consegue comentar que não é possível saber se as pessoas ali cuspindo têm o covid-19, e que também não se sabe qual foi a motivação deles para tal, e que não dá pra afirmar que foram orientadas pelo governo chinês para espalhar o vírus. Ou seja, o e-farsas não acrescentou rigorosamente nada à discussão. Talvez a única contribuição tenha sido a checagem da data dos vídeos, que os torna de fato preocupantes (ironicamente, o efeito contrário do que o sr.Gilmar pretendia), visto que são comportamentos perigosíssimos nestes dias que estamos vivendo.

  12. Caio

    29 de março de 2020 em 15:38

    Promover ódio é típico desse pessoal que não perde oportunidade para descarregar suas frustrações em pessoas inocentes. Se o Governo comunista chinês quisesse esparramar o vírus no mundo, fariam com um vírus muito mais letal, para matar todos, principalmente os jovens saudáveis, e não seria esse que afeta mais os idosos. E espalharam primeiro em grandes cidades americanas como Nova York, sem avisar ninguem. Não tem sentido nenhum usar pessoas normais para esparramar vírus, pois seriam rapidamente descobertos e impedidos. Usariam agentes. disfarçados de difícil identificação para obterem resultados. Ou tem pessoa que acha que esse Partido comunista chinês é tão incompetente?

    • Guilherme

      1 de abril de 2020 em 23:29

      Caio, assista a este documentário

      https://youtu.be/m9Uz-9wQsBE

      Reflita.

    • Gilvan Domingues da Silva

      2 de abril de 2020 em 8:01

      Se eles não conseguem explicar porque elas estão fazendo isso, não podem dizer que é falso. Os filmes são reais e foi feita uma montagem que mostra claramente pessoas espirrando e cuspindo voluntariamente em locais específicos. É muito fácil afirmar que é falso e minimizar atitudes criminosas. Os chineses são capazes de qualquer coisa é o mundo sabe disso

      • Ed Vogado

        3 de abril de 2020 em 8:28

        Inversão do ônus da prova. Quem deve provar que é verdadeiro são as pessoas que divulgaram os vídeos como sendo verdadeiros. Não sabe de nada mesmo.

  13. Elias

    29 de março de 2020 em 17:01

    Perdi meu tempo lendo esse site! Procuro saber se o video é fake e tem menas informações relutantes do que as mostradas no video que apresenta as pessoas com mascaras e piscupindo nas coisas e locais… perdí meu tempo … se são sabe não fala nada é amigo!!!! agora que acho que o video é real mesmo!!!!

  14. Walmir

    29 de março de 2020 em 17:03

    Não provaram ser mentira,apenas deixaram claro que também não sabem!
    A pessoa dizer que fez aquilo pra se vingar de um vizinho não cola,pois se estivesse com raiva do vizinho,teria feito algo na porta dele e não no elevador,que é comunitário.
    A pessoa que comete algo errado, é claro que não vai confessar que fez,já que a intenção é infectar outros,senão não teria feito escondido.
    Existe sim,a intenção de contágio por parte da China,basta lembrar que o governo chinês escondeu deliberadamente o início da epidemia,mandou destruir os resultados de exames e o mapeamento do genoma do vírus, mandou prender,torturar e matar quem tentou alertar sobre o novo vírus!
    Agora todo mundo quer inocentar a China,e ainda nos acusar de xenofobia!

  15. Roberto Vianna

    29 de março de 2020 em 18:21

    O mais fácil para evitar mais histeria é dizer à imprensa que estes criminosos atestaram negativo para o Covid19 . Aqui mesmo estão atestant morte por Covid19 para quem morreu de infecção respiratória, pneumonia ,etc. São criminosos e devem pagar . Isto é o que deveria circular.

  16. Ricardo

    29 de março de 2020 em 18:31

    …após uma breve analise dos fatos narrados por este site, cheguei a minha conclusão: “este site sim é uma verdadeira “fake news”. As conclusões que pude ler aqui, na realidade são tão falsas quanto algumas noticias que vinculam por ai. Se vocês não conseguiram chegar a uma conclusão verdadeira sobre um determinado assunto, não deveriam nem escrever a matéria, pois podem estar incindindo no mesmo erro das outras pessoas, ou seja, compartilhando mentiras.

    • Gilmar Lopes

      29 de março de 2020 em 19:42

      O que você achou que ficou faltando no artigo?

      • Helena

        30 de março de 2020 em 7:47

        Sou fã do E-farsas desde o comecinho do site, concordo que faltou um “veredicto” mais elaborado, mas é completamente compreensível o motivo, porque não há como ter. O trabalho deles é desmascarar a parte falsa e não dar aula sobre ética social. E gente com falta de higiene e sem educação tem no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
        Conversei com um amigo sobre o vídeo. Partimos do princípio de que poderia ser real, ao menos as atitudes suspeitas.
        Eu disse a ele que poderia ser falso, com o propósito de inflamar o ódio ao povo chinês. Ele se indignou e me achou ingênua. Não estou afirmando de que seja falso, mas apelo para que ninguém o veja como verdade absoluta. Ainda mais sabendo que a montagem foi forçada. Ora, se levarmos em conta de que hoje em dia se vê de tudo…
        Poderia ser apenas uma armação, mesmo a cenas reais. Sabemos o quanto o povo (de qualquer nacionalidade) se vende com a proposta certa. A própria televisão brasileira não me deixa mentir. Quadros escandalosos com tudo armado. Também já ouvimos falar de tumultos contratados por políticos só para atrapalhar um protesto…
        Depois, ele me chamou de adepta de teorias conspiratórias. Bem, aqui fica confuso, pois ao postarem tais mensagens e vídeos, já se pode entender uma forma de conspiração.
        A China acusa EUA, o mundo acusa a China…
        Os economistas acusam a China. Fora outros aspectos políticos que não citarei aqui, pois não é propósito desta mensagem.
        Se você quiser partir do princípio de que só você tem razão, não vão faltar “evidências” para tanto. Uma pessoa que discorda de você é capaz de fazer o mesmo. E no fim, corremos o risco de ficarmos presos em nossos pontos de vistas, que ironicamente não foram de fato confirmados ainda.
        Gostaria de apelar a todos que apontem seus “desconfiômetros” em mais de uma direção, tanto para informações tendenciosas, como as informações simples. E elevem ao máximo o sentimento de responsabilidade social, solidadriedade e compaixão. É o que mais precisamos no momento.
        Quanto ao meu amigo e eu, sim, continuamos grandes amigos, ambos chegamos a mesma conclusão, a de que não devemos nos precipitar e tomar como verdade absoluta tudo que vemos ou ouvimos, por mais que pareça tentador. Apenas especulamos para o nosso bem ou mal, depende de cada um… Agora, se você quer por sua mão no fogo sem possuir todas as informações, é com você…
        Desejo a todos força, coragem, vontade e sabedoria, que nada nos falte no atual momento e nem em um futuro próximo!

        Quanto ao pessoal do E-farsas, obrigada pelo belo trabalho de buscar sempre a verdade! E parabéns pelo nível elevadíssimo ao responder uns e outros! É inspirador! Muito sucesso a vocês!

      • Guilherme

        1 de abril de 2020 em 23:33

        Assista a este documentário

        https://youtu.be/m9Uz-9wQsBE

        Reflita.

    • Fábio Luís L. da Silva

      29 de março de 2020 em 22:53

      De fato, Ricardo, o nome “E-Farsas” é perfeito. As conclusões são maravilhosas.

      Por exemplo, foto de pessoa morta por tsunami em 2019 é fake, pois a foto é de 2004 (ótimo até aqui). Só que daí vem a conclusão: Pessoas não morrem e tsunamis são feitos de ondas de fogo.

    • Maria

      30 de março de 2020 em 4:45

      @Ricardo , o e-Farsas e demais agências de Fact-Checking NUNCA SOLTAM Fake News, pelo simples motivo de que eles não fabricam NADA. Apenas ANALISAM o que JÁ ESTÁ CIRCULANDO na Internet e Redes Sociais. Elas EVOLUÍRAM e adicionaram outras classificações além do Verdadeiro ou Falso como: inconclusivo, indeterminado, conspiratório, não há provas etc. E quando uma suposta notícia é classificada como “não há provas”, os internautas mais críticos, já classificam por conta própria como “FAKE NEWS” pois, para eles, sempre é EXIGIDA a FONTE e/ou PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS de suas alegações/acusações e se você (suposição) não teve o cuidado de se RESGUARDAR em obter tais provas, então felizmente ou infelizmente, injusta ou justamente (dependendo do ponto de vista) poderá ser taxado de MENTIROSO! 😉

  17. Wando Machado

    29 de março de 2020 em 21:13

    Fraco. Não conseguiram rebater totalmente e descartar que a contaminação proposital esteja ocorrendo.
    Hoje estamos vivendo uma guerra política, econômica e cultural entre duas potencias para ver quem consegue mais poder e influencia no mundo.
    E quem estudou sobre as táticas soviéticas na guerra fria sabe que esse tipo de coisa é perfeitamente possível.

    • Wando Machado

      29 de março de 2020 em 21:38

      Fraco. E o que aquelas pessoas nos vídeos estavam fazendo, então?
      Se ater apenas no compilado de trechos do vídeo e dizer que a mulher presa não é a mesma que cuspia nas frutas não acaba com as dúvidas. Porque ela cuspiu nas frutas? Porque a outra cuspiu e jogou água nos caixas eletrônicos? Porque a outra cuspiu nos botões do elevador? Dizer que essas atitudes não são suspeitas é ignorar que a China é uma ditadura cheia de agentes a paisana pelo mundo. É não conhecer história e ignorar as táticas soviéticas na guerra fria. É ignorar que coisas tidas como ” teorias da conspiração” acontecem.
      Não foi o líder norte-coreano que mandou agentes do sexo feminino matar envenenado seu meio irmão que era crítico ao seu governo?
      Para terminar, para quem dizia que era impossível a China ter criado esse vírus, olha a matéria de 2013 desse site português replicada da agência REUTERS:

      https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2013-05-03-cientistas-criam-o-virus-da-gripe-que-ninguem-querf727538/

      Verdade? mentira? Quantos vírus a China pode ter criado?

  18. Homen de Ferro Velho

    29 de março de 2020 em 21:14

    É Gilmar, tu já foste melhor no que se propões a ser e a fazer. Tá criando mais dúvida e celeuma ainda ao invés de sana-las.

  19. Fábio Luís L. da Silva

    29 de março de 2020 em 22:38

    Atualmente, só é “verdade” o que a Globo publicar sobre o Bozonaro, o que disserem que ele fez. Certeza que se a mulher fosse parente de uma menina que estudou com o tio da irmã da prima de segundo grau de um homem que se parece com um morador que um dia foi na mesma panificadora que o Bozo, ia ser VERDADE hsuahsauhsuahsaush tá lamentável nossa situação mesmo. Agora, ter “Contexto” de gente espirrando, cuspindo e tossindo em local público sem proteção, olha, tá de PARABÉNS.

  20. D

    30 de março de 2020 em 5:32

    Um país que matam animais por gosto vc acha que Eles não seriam capazes de infecta o mundo todo????as imagens pode ser montadas nas e muito clara e mesmo assim se for verdade o povo que se foda nenhum governo vai dizer pra vc que e verdade pois os mesmos lavam milhões com a china oque o povo brasileiro tem que fazer e toma vergonha na cara e para de compra coisas chinesas

  21. mtec

    30 de março de 2020 em 8:27

    Inconclusivo, você não pode provar que todas eram falsas. Logo se ficar adotando essa prática de afirmando que é fake só para confortar os leitores vai perder a credibilidade.

  22. Neilton Lima Oliveira

    30 de março de 2020 em 10:04

    Recebi esse vídeo. Pontos que devem ser ponderados antes de tirar conclusões:
    1 – O autor do vídeo fez essa compilação fazendo diversas afirmações. Ora, se o autor afirma, e não há provas do que ele está afirmando, com base em quê ele chegou a essas conclusões e qual o objetivo dele ao afirmar algo que não pode provar?
    2- Quando alguém faz uma afirmação e não tem provas para sustentar o que diz, é mais correto acreditar ou duvidar?
    3- Se o autor do vídeo estiver correto (Sobre os chineses estarem deliberadamente espalhando o coronavirus), ele deveria ter algo mais robusto para comprovar suas afirmações, inclusive levar tais provas para incriminar essas pessoas. Para quê ele utilizaria vídeos fora do contexto?
    4 – O vídeo só me serviu para uma coisa, reforçando algo com o qual eu já me preocupo: cuidado ao por as mãos em frutas (E quaisquer outras mercadorias em feiras e supermercados), corrimões, maçanetas e puxadores de portas, botões de elevador e caixas eletrônicos, bancos de praça, enfim, em qualquer local em que outra pessoa possa ter tocado, tossindo, espirrando, escarrado, cuspido ou passado um lenço sujo. Sempre higiene as mãos ao tocar nesses locais.

  23. LUIZ

    30 de março de 2020 em 10:21

    Engraçado, vamos supor que seja, e acredito que é uma compilação de vídeos, no entanto vcs NÃO PROVARAM que essas pessoas não estejam contaminadas e nem que estas não estavam contaminando. Então expliquem porque a mulher espirra propositalmente nas frutas depois de abaixar a máscara? Porque a outra cospe no caixa e depois joga um líquido suspeito no mesmo? Porque a outra cospe nos botões do elevador? Porque a outra passa o pano no banco? Etc, etc. Se vcs afirmam ser falsas acusações onde estão as explicações pelas ações? Por fim, quase todas as pessoas suspeitas usavam mascaras, o que leva a crer ser possivel serem da atual situacao global. Se o narrador exagerou, paciência mas que é mais suspeita a ação dessas pessoas que a do narrador estás são. Vcs negam mais não provam não ser verdade, e pode ser VERDADE. Mostrem os videos individualmente com data, hora e explicação diferente do corona vírus que aí vou acreditar ser farsa. Mas as imagens são muito claras da má intenção de cada um deles.

    • Maria

      30 de março de 2020 em 16:13

      @LUIZ , é SIMPLES! Se não há dados e/ou insuficiência de dados, então não se pode concluir/provar NADA! Isso é lógico! Agora, porque (motivação) que tais pessoas estavam cuspindo e fazendo coisas absurdas não dá para saber ao certo. A não ser que você INTERROGUE uma a uma todas elas e estejam dispostas a colaborar, lembrando-se de que há pessoas que não apresentam NENHUM MOTIVO LÓGICO e podem ser classificadas no rol de DOENTES MENTAIS. Nota: em alguns países asiáticos, é costume a população utilizar máscaras cirúrgicas em determinadas situações mesmo não estando doentes como, por exemplo, para evitarem de serem contaminados por terceiros, para se proteger da poluição, alergia a pólen etc. PLUS: no caso da China, infelizmente foi constatado que muitos deles (sem querer generalizar) tem o péssimo costume de cuspir no chão e/ou em qualquer outro lugar inadequado. 😐

    • Ed Vogado

      30 de março de 2020 em 16:30

      Jovem, falácia da inversão do ônus da prova. O autor do(s) vídeo(s) afirma que eles estão contaminados e transmitindo o vírus, logo é ELE quem deve provar o que afirma.

      No aguardo das provas.

  24. Luana

    30 de março de 2020 em 14:47

    Recebi um vídeo no whatsapp de uma Luz do sol sobre nuvens formam imagem de Cristo,na Itália,fotografado pelo chefe de cozinha Alfredo. Parece real, tô procurando aqui no site algo a respeito e não encontro. Caso não tenha visto a respeito, aqui tem mais informações
    https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/03/06/foto-de-cristo-aparecendo-em-nuvem-viraliza-na-italia.amp.htm

  25. Jacivaldo Guedes

    2 de abril de 2020 em 21:23

    Amigo se for fake, ainda assim fica o alerta para as nações, esses chineses provaram que são capazes de qualquer coisa pelo PIB deles

    • Tomate Mático

      3 de abril de 2020 em 8:27

      É mesmo? E como distribuir um vírus como esse no próprio país ajudaria a melhorar o PIB? Conte-nos, estamos curiosos para saber como isso seria possível!

  26. MELLO

    4 de abril de 2020 em 15:36

    Este pessoal e site do e-farsas são ridículos, uma piada !!! Se acham donos da verdade e sabem tudo, vivem desmentindo notícias e vídeos, mas a maioria absoluta, esmagadora dos casos, não sabem mostrar o outro lado, o que seria a VERDADE, trabalham com suposições… Se não conseguem mostrar a verdade também não tem competência nenhuma em provar a mentira !!! E ai agradam e enganam os trouxas. Site comprado !!!

    • Maria

      6 de abril de 2020 em 13:23

      @MELLO , para algumas supostas “notícias” NÃO É NECESSÁRIO desvendá-las. Basta apenas que a vítima da notícia DESMINTA e/ou se constate que NÃO HÁ PROVAS. O ônus da prova é primariamente e principalmente DE QUEM ALEGA/ACUSA. Além do mais, para as pessoas mais sensatas e críticas da Internet, SE uma suposta “notícia” não tiver Fontes Fidedignas, PROVAS ROBUSTAS etc no momento da denúcia, ENTÃO automaticamente e por conta própria tais internautas já classificam como Fake News! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo