16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Vídeo mostra que o grafeno torna objetos indestrutíveis! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo explica que um simples spray feito a base de grafeno pode deixar qualquer objeto indestrutível! Será verdade isso?

O vídeo tem cerca de 4 minutos de duração e se espalhou com força na segunda semana de dezembro de 2018. Ele mostra que um spray de um produto escuro torna qualquer objeto indestrutível e que o Brasil teria o minério em abundância.

O texto que acompanha o vídeo afirma também que o PT vendia o produto a preço de Banana pra CHINA!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

https://www.facebook.com/100004896644654/videos/1086989071474304/

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o vídeo é real! Ou seja, existe mesmo um produto que, ao ser pulverizado sobre alguma superfície, torna o local totalmente protegido contra riscos. Trata-se do Line-X!

Já a parte que afirma que o tal produto seria feito com grafeno, isso é falso.

O Line-X é um produto criado pela empresa de mesmo nome, sediada nos Estados Unidos, para inicialmente ser usado na caçamba de picapes, mas a resistência que o produto tem acabou dando a ideia para a empresa de usá-lo para outras aplicações.

O canal do YouTube How Ridiculous publicou vários vídeos com demonstrações de quão forte é o produto:

- Publicidade -

 

Nesse outro vídeo, os caras jogaram um ovo de uma grande altura e…

Do que o Line-X é feito?

A primeira versão do Line-X surgiu no mercado em 1988 e, até por um questão de segredo industrial, ninguém (além deles) sabia do que era composto o produto. O segredo só foi revelado em dezembro de 2016, quando o canal Veritasium conseguiu descobrir a fórmula do bagulho (o vídeo abaixo está em inglês, mas tem legenda em português):

Resumindo bem a explicação, o Line-X é composto de duas moléculas principais: o Difenilmetano-4,4-diisocianato e a Alpha-(2-aminometiletil)-omega-(2-aminometiletoxi)-poli(oxi(metil-1,2-etanodiilo)). As duas moléculas, quando misturadas, geram calor e são espalhadas em finas camadas sobre a superfície a ser preservada.

A empresa afirma que seu produto é usado até nas paredes do Pentágono, para tornar o local a prova de bombas!

O que é o grafeno?

O grafeno é uma forma bidimensional de carbono que consiste em uma única camada de átomos de carbono dispostos em uma rede hexagonal. É o primeiro cristal 2D conhecido pela humanidade e o objeto mais fino já obtido, mais leve e flexível. Além disso, o grafeno tem capacidade supercondutiva.

Por essas qualidades, o grafeno (que é obtido através do grafite) já é objeto de estudos no mundo todo e o Brasil tem grande participação científica nisso.

Um projeto pioneiro no Brasil foi inaugurado em Minas Gerais, em 2016, um investimento milionário em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN).

Em outubro de 2018, o site Poder Aéreo apresentou o projeto do helicóptero de ataque chinês Z-10, cuja a blindagem (provavelmente, segundo o site) teria sido feita com materiais misturados com grafeno. A informação foi confirmada pelo site de língua inglesa Jane’s 360.

Helicóptero Z-10 (foto: Divulgação)

Nova versão de um rumor antigo

Essa não é a primeira vez que criadores de fake news usam o assunto da possível exploração internacional das reservas minerais do Brasil na criação de um produto super resistente. Já revelamos aqui no E-farsas a verdade sobre um vídeo que mostra uma “cerquinha” indestrutível que teria sido feita com nióbio:

Uma cerquinha feita com Nióbio consegue segurar um caminhão?

Conclusão

O vídeo mostra um produto que não tem grafeno em sua composição, mas cientistas estão estudando maneiras de se utilizar materiais a base do mineral para blindagens de veículos. Não encontramos dados que comprovem que o PT estaria vendendo grafeno “a preço de banana” para a China!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

21 COMENTÁRIOS

  1. Quanto ao Nióbio, quem o está vendendo é a família Moreira Sales que não é do PT e que deixou de ser “banqueira” para explorar o minério em Araxá-MG. A maior reserva de nióbio do mundo estás em São Gabriel da Cachoeira-AM, coração da Amazônia que tanto o “primeiro mundo” quer PRESERVAR…

    • O petê vendeu de tudo, inclusive promessas, esmolas e o dinheiro brasileiro, mas Grafeno?!
      Por isso o PETÊ não está mais no poder. Agora vamos nos preocupar com o que vem por aí, museu? Não cansa de viver no passado!!! Cuide do FUTURO, porque claramente ele é SOMBRIO, rodeado de LARANJAS e CORRUPTOS!

  2. Gente, pelo amor do Senhor!!!!
    Isso é poliureia!!! E Line X é a empresa de poliureias para caçambas de veículos (mas há quem aplique no veículo todo) A dona da Line X é a Basf.
    É resultado da reação química entre isocianatos e aminas. A NBR 16545 é uma norma de desempenho de poliureia e explica bem o que é.
    Não tem nada, mas nada mesmo a ver com grafeno!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui