today-is-a-good-day
20.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

Vídeo mostra uma enxurrada de vinho percorrendo as ruas de Portugal! Será verdade?

- Publicidade -

O rio de vinho teria surgido após a explosão de um tanque que guardava a bebida em um depósito numa vila em Portugal! Será que isso é verdade?

As imagens surgiram nas redes sociais na segunda semana de setembro de 2023, e mostram ruas com enxurradas de um líquido avermelhado e, segundo o que se espalhou juntamente com o vídeo, trata-se de um incidente ocorrido em Portugal após a explosão de um tanque em uma vinícola.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

@tvnorteamazonas

A eclosão de dois depósitos de vinho na cidade de Anadia, em Portugal, provocou uma enxurrada inusitada. A ‘inundação’ aconteceu na manhã de domingo (10), após a Destilaria Levira despejar litros de vinho. 📸 Reprodução/Vídeo 💻 Acompanhe as principais notícias do #PortalNorte e saiba mais sobre a matéria clicando no link da bio ou nos stories.

♬ som original – TV Norte Amazonas

Verdade ou mentira?

O vídeo é real e foi filmado no dia 10 de setembro de 2023, na vila de São Lourenço do Bairro – na cidade de Anadia que fica a oeste de Portugal, onde dois tanques de vinho da destilaria Levira estouraram e espalharam cerca de 2,2 milhões de litros do vinho DOC ladeira abaixo.

Assista à checagem que fizemos em vídeo:

@efarsas

ENXURRADA DE VINHO PELAS RUAS DE PORTUGAL! SERÁ VERDADE?

♬ som original – Gilmar Lopes

Preocupados em não contaminar o rio Cértime, bombeiros, operários da Levira e moradores trabalharam para mudar o percurso do rio de vinho para uma estação de tratamento.

Através da página de contato da empresa, encontramos o endereço da destilaria e, através do Google Maps, podemos conferir o local da origem da enxurrada:

A fábrica de vinhos publicou uma nota se responsabilizando por todos os danos causados e se colocou à disposição para os reparos necessários.

- Publicidade -

Acidente semelhante já ocorreu outras vezes em diferentes países, como esse ocorrido em setembro de 2020, quando um tanque de vinho explodiu na Espanha, derramando cerca de 50 mil litros da bebida pelos arredores:

Conclusão

É verdade que a explosão de dois tanques gerou uma enxurrada de vinho em uma vila de Portugal! O incidente espalhou cerca de 2 milhões de litros de vinho pelas ruas próximas e ninguém ficou ferido!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui