today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
segunda-feira, abril 15, 2024

Menino passa cinco anos com brinquedo de plástico preso na garganta! Será verdade?

- Publicidade -

A criança teria engolido o brinquedo que teria ficado preso em sua garganta por cinco anos, causando crises de tosse quando ele se alimentava! Será verdade?

A notícia apareceu na segunda quinzena de agosto de 2023 e conta o estranho caso de um menino chamado Marley Enjakovic, que teria sido levado às pressas ao hospital após uma crise de tosse incessante. O texto afirma que os médicos teriam descoberto após vários exames que o garoto tinha uma flor de plástico presa em sua garganta há mais de 5 anos!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Menino teria ficado engasgado com uma flor de plástico por cinco anos! Será verdade? (foto: Reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?

O caso é real e apareceu na mídia pela primeira vez em agosto de 2022. Marley foi levado às pressas pela mãe a um hospital, na Austrália, em dezembro de 2021. O menino, que há 5 anos tinha crises de tosse sempre durante as refeições, apresentou uma piora, fazendo com que seus responsáveis corressem para a ajuda profissional.

Assista à checagem em vídeo na nossa participação semanal no programa Morde & Assopra, na rádio Energia 97 FM:

Segundo apurou a rede de notícias ABC, o jovem Marley Enjakovi, de 7 anos de idade, já havia sido diagnosticado com asma anos antes, o que fez com que seus pais já tivessem se conformado com a condição do filho até dezembro de 2021, quando as crises respiratórias do menino preocuparam a família.

Uma broncoscopia revelou, então, que Marley tinha uma fístula traqueoesofágica, que é uma conexão do esôfago à traqueia. Essa condição fazia com que comida, bebida e sálvia entrassem nas vias respiratórias às vezes, indo para os pulmões. 

Como a cirurgia era considerada de alto risco, pois a conexão estava perto da artéria principal de seu coração, ele foi levado de avião para o Royal Children’s Hospital de Melbourne. Momentos antes da cirurgia, os médicos usaram câmeras para dar uma nova olhada nas vias respiratórias de Marley, descobrindo que havia uma flor de plástico alojada em sua garganta.

- Publicidade -

A explicação para os médicos não terem visto o objeto antes é que havia uma grande inflamação na região que tampava a visão.

Em entrevistas, a mãe do menino disse acreditar que a flor de plástico pode estar lá há até cinco anos, pois foi quando Marley começou a apresentar sintomas. 

A flor foi removida da garganta do garoto em janeiro de 2022, mas ainda teve que ser submetido a mais uma cirurgia para remover a ligação entre o esôfago e a traqueia.

Conclusão

É verdade que um menino ficou com uma flor presa em sua garganta por vários anos! O caso aconteceu em dezembro de 2021 e voltou a circular em agosto de 2023. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui