Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra uma lula gigante capturada por um homem?

Animais

Vídeo mostra uma lula gigante capturada por um homem?

Vídeo mostra uma lula gigante capturada por um homem?

Recentemente, um perfil no Twitter chamado “Strangest Videos Online” propagou um vídeo impressionante. Nele, um homem alega que finalmente havia capturado uma lula gigante! Diga-se de passagem, o homem tenta convencer os espectadores o tempo inteiro do seu feito.

Confira abaixo o tuíte, cujo vídeo já obteve mais de 260 mil visualizações (arquivo), e vem sendo retuitado por usuários brasileiros:

Tuíte que viralizou recentemente.

Assim como o vídeo propriamente dito:

 

Entretanto, será que estamos diante de uma lula gigante? Ela foi realmente capturada pelo homem? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, não estamos de uma lula gigante de verdade, mas de uma lula de brinquedo. Em segundo lugar, o homem que aparece no vídeo é um polêmico influenciador digital chamado Michael Holston, mais conhecido nas redes sociais como “The Real Tarzan”.

Michael é uma espécie de influenciador digital, que alega defender os direitos dos animais. Ele trabalha para um grupo igualmente polêmico de proteção à vida selvagem de Miami, nos Estados Unidos, chamado “Zoological Wildlife Foundation”. O grupo é dirigido por um ex-traficante de cocaína, que agora educa o público sobre espécies animais raras e ameaçadas de extinção em cativeiro.

Originalmente, o influenciador publicou esse vídeo em sua conta no Instagram no dia 15 de julho de 2019:

Embora o vídeo tenha tido quase 6 milhões de visualizações, em nenhum momento Michael alegou na legenda (ou no próprio vídeo) que se tratava de uma lula de brinquedo.

Curiosamente, inúmeros usuários disseram que a lula era falsa, mas isso não o impediu de publicar um outro vídeo no dia 2 novembro de 2019! Dessa vez, Michael apareceu com uma segunda lula gigante:

E Como Vocês Sabem que Se Trata de uma Lula de Brinquedo?

Poderíamos falar por vários minutos sobre os diversos aspectos físicos e biólogicos de uma lula de verdade, mas vamos encurtar essa história para vocês.

Em meados do ano passado, diversos sites noticiaram que alguns influenciadores digitais, que possuíam milhões de seguidores nas redes sociais, tinham participado de uma série em homenagem ao primeiro Dia Mundial da Conscientização dos Recifes, que aconteceu em 1º de junho de 2019. A série, intitulada Omerta Cortex, foi lançada no canal de um YouTuber chamado Jay Alvarrez, um entusiasta de esportes radicais.

No primeiro episódio dessa série, Michael Holston, Jay Alvarrez e Lucas Asher (parceiro de criação de Jay), foram até Bora Bora para adotar um recife de coral (ajudando financeiramente em projetos de conservação). Além disso, eles montaram em lulas gigantes.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, as lulas gigantes eram apenas para chamar a atenção das pessoas para a importância de se preservar os recifes de coral.

Confira abaixo o vídeo publicado no canal do Jay Alvarrez, em julho de 2019:

O Polêmico Michael Holston

Para finalizar é interessante destacar que Michael Holston é figura bem controversa. Embora participe de diversos eventos ao redor do mundo com o alegado objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados aos animais, ele já se meteu em confusões bem épicas.

Nesse sentido, há quem diga que Michael esteja mais preocupado em ganhar dinheiro e com sua própria imagem, do que o bem-estar dos animais. Como exemplo, podemos citar o Ron Magill, diretor de Comunicação Social do Zoológico de Miami. Ron já declarou que Michael explora os  animais para elevar seu status social. Além disso, o acusou de fazer “coisas estúpidas” com animais, fornecendo informações imprecisas, enquanto se disfarça de conservacionista.

Algumas Polêmicas Envolvendo o Nome de Michael Holston

Segundo o site norte-americano “Heavy”, em abril de 2019, Michael ganhou muita popularidade através de um vídeo de um chimpanzé assistindo um vídeo do seu Instagram e, em seguida, rolando a tela do celular e conferindo as fotos de seu perfil.

O vídeo no entanto, foi severamente criticado, principalmente por Jane Goodall, uma das primatologistas mais proeminentes do mundo.

Confira abaixo o vídeo, que foi publicado por um parceiro de Michael:

Michael também já foi acusado de não pagar pelos serviços de um grafiteiro, além de supostamente vender, de maneira ilegal, iguanas e cobras que ele teria resgatado ao longo do tempo.

Já em agosto de 2019, Michael se envolveu numa briga com um ex-colega de trabalho chamado Jason Leon. A situação foi tão feia, que Holston passou alguns dias atrás das grades, e foi solto mediante pagamento de fiança (inicialmente negada), e sob a condição de usar uma tornozeleira eletrônica.

Conclusão

Falso! Em primeiro lugar, não estamos de uma lula gigante de verdade, mas de uma lula de brinquedo. Em segundo lugar, o homem que aparece no vídeo é um polêmico influenciador digital chamado Michael Holston, mais conhecido nas redes sociais como “The Real Tarzan”.

Originalmente, o influenciador publicou esse vídeo, em sua conta no Instagram, no dia 15 de julho de 2019. O vídeo retratava sua passagem por Bora Bora, uma ilha da Polinésia Francesa, onde participou de um episódio de uma série em comemoração ao primeiro Dia Mundial da Conscientização dos Recifes. Outros influenciadores também participaram desse episódio, onde apareceram mergulhando com a mesma lula gigante que aparece no vídeo. Tudo, no entanto, não passou de uma ação para chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação dos recifes de coral.

Uma vez que o responsável pelo vídeo, assim como a legenda original, não deixou claro para o expectador que não se tratava de uma lula verdadeira, rotulamos esse caso como “Falso” ao invés de “Fora de Contexto”.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

1 Comentário

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo