Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra uma “sereia” filmada na Amazônia! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra uma “sereia” filmada na Amazônia! Será verdade?

Vídeo mostra uma “sereia” filmada na Amazônia! Será verdade?

Diariamente recebemos diversas sugestões de pauta, e invariavelmente algumas nos chamam mais a atenção do que outras. Exemplo disso foi uma sugestão que recebemos através do nosso site sobre um vídeo mostrando uma estranha criatura!

O autor da sugestão indicou que o vídeo estava sendo compatilhado num determinado grupo do aplicativo Telegram (arquivo), mas não havia nenhum detalhe que nos indicasse sua real origem.

Havia apenas uma legenda bem genérica e conspiracionista:

A ciência tenta esconder experiências bizarras, mas nada em oculto ficará escondido por muito tempo 😳🙄😬”

Aproveite também e confira o vídeo abaixo:

 

Entretanto, será que esse vídeo é real? Estamos diante de uma estranha criatura, quiçá uma sereia? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

A Expressiva Viralização do Vídeo

Antes de darmos o veredito sobre esse vídeo, é interessante destacar a expressiva viralização que ele teve ao longo do tempo. Somente numa publicação de uma página no Facebook chamada “TV Maskate” uma alegada emissora de TV de Manaus/AM esse vídeo já obteve mais de 69 mil compartilhamentos e 17 milhões de visualizações desde o dia 3 de junho de 2020 (arquivo)!

Eis o que foi mencionado de maneira extremamente alarmista:

ACREDITE SE QUISER? BICHO SEREIA ATACA NAS REDES SOCIAIS; O SER VIVO FOI FILMADO EM ALGUM LUGAR DA AMAZÔNIA; CHEGA SER ASSUSTADORA A SEMELHANÇA COM HUMANOS NO TRONCO. ASSISTAM!!!

Publicação da página “TV Maskate” no Facebook.

Naquela mesma época, o vídeo também foi disseminado no Instagram, e através de um site de notícias do Amazonas chamado “Portal Manaus 24h”. Ambos também não forneceram mais detalhes sobre o vídeo.

O vídeo foi amplificado pelo site “Portal Manaus 24h”, que não forneceu nenhum detalhe significativo sobre ele.

Contudo, esse vídeo já estava circulando em outros lugares do mundo antes de parar aqui no Brasil!

Exemplo disso, é que ele foi disseminado, com um áudio bem diferente, através de um perfil indonésio chamado “anggun.masterteks.2” (segunda conta de um perfil originalmente chamado “anggun.kece”), na plataforma Tik Tok, no dia 3 de janeiro de 2020!

@anggun.masterteks.2

😱😱😱#anggundstn

♬ original sound – 🇮🇳🇮🇳🇮🇳🇮🇳🇮🇳 – @siddharth🇮🇳

Portanto, independentemente de estarmos ou não diante de um vídeo manipulado digitalmente, havia indícios que a gravação pudesse não ter ocorrido no Brasil! E caso perguntem se alguém realmente acredita em vídeos assim, a resposta é bem curta e direta: Sim, muita gente.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Acreditamos que todos aqueles que nos acompanham saibam que, assim como as fadas, sereias não existem, não é mesmo? Né, pessoal? Não nos decepcionem!

Dito isto, estamos diante de uma animação criada pelo canal “JJPD Producciones”, no YouTube. Simplificando? Trata-se de computação gráfica (CGI)! A estranha criatura ou suposta sereia apresentada no vídeo foi criada digitalmente pelos irmãos nicaraguenses Jimmy Jose Perez e Jose Joaquin Perez, que são os responsáveis pelo referido canal.

Originalmente, o vídeo foi publicado no 1° de setembro de 2019:

Na prática, diversos perfis nas redes sociais simplesmente pegaram esse vídeo, sabidamente manipulado digitalmente, e o viralizaram com outro contexto alarmista e sensacionalista em troca de visualizações e curtidas. Isso porque, na descrição do vídeo, o canal sempre deixou claro que se tratava apenas de CGI!

Na descrição do vídeo o canal sempre deixou claro que se tratava apenas de CGI

Essa Não é a Primeira Vez que um Vídeo do Canal JJPD Producciones Viraliza nas Redes Sociais

Em 2015, um vídeo mostrando um suposto “Slenderman” cor de rosa viralizou nas redes sociais! Contudo, se tratava apenas de um vídeo produzido pela JJPD Producciones.

Vídeo flagra um extraterrestre em cima de um telhado!

Em 2019, foi a vez de um vídeo mostrando uma suposta criatura alada/demônio! Porém, novamente, se tratava de mais um vídeo produzido pela JJPD Producciones!

Estranha criatura é flagrada em uma árvore na Nicarágua! Seria um demônio?

Já no início de 2020, o flagrante de um suposto demônio no telhado de uma igreja…
Bem, vocês já sabem, né?

A verdade sobre o demônio flagrado na Espanha e na Itália!

Conclusão

Falso! Estamos diante de uma animação criada pelo canal “JJPD Producciones”, no YouTube. A estranha criatura ou suposta sereia apresentada no vídeo foi criada digitalmente pelos irmãos nicaraguenses Jimmy Jose Perez e Jose Joaquin Perez, que são os responsáveis pelo referido canal.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo