Câmera grava um anjo caindo do céu em Jacarta, na Indonésia!

Share Button

Será que um vídeo mostrando o exato momento em que um anjo cai do céu na Indonésia é verdadeiro ou farsa?

No dia 11 de setembro de 2011, um vídeo intrigante surgiu na web. Nele podemos ver um estacionamento de um Shopping Center pouco iluminado. De repente, uma luz desce do céu e “bate” no chão, voando logo em seguida.

As imagens são impressionantes e, de acordo com os vários jornais e blogs que publicaram o vídeo, várias pessoas teriam afirmado que houve um enorme barulho no momento da queda do ser alado.

Anjo caído na Indonésia - Verdadeiro ou falso?

Anjo caído na Indonésia - Verdadeiro ou falso?

Assista ao polêmico vídeo e leia o que descobrimos a respeito:

Logo em seguida outro vídeo pipocou na web. Dessa vez, seria a “continuação” da história mostrando alguns jovens correndo em direção ao local onde o anjo supostamente caiu:

Moradores da região enviaram fotos do local do impacto do anjo. A calçada toda quebrada é a prova física do enorme impacto que o tal ser sofreu.

Calçada quebrada mostra onde o anjo teria caído na Indonésia!

Calçada quebrada mostra onde o anjo teria caído na Indonésia!

Mas, e aí? Verdadeiro ou farsa?

Os anjos fazem parte da crença de várias religiões e culturas no mundo todo há milênios. Muçulmanos, católicos, evangélicos, espíritas… Cada cultura vê – a sua maneira – esses seres celestiais que dão uma “ajudinha” ao deus maior de cada religião ou crença.

Ao aceitar que o vídeo é real alguns o colocam na categoria de milagre. Outros, já afirmam que isso seria coisa do capeta, pois, de acordo com a bíblia, o anjo que caiu do céu (porque foi expulso de lá!) foi um conhecido por Lúcifer.

Seria mais um Lúcifer? Ou seria um milagre?

Assistindo aos vídeos, algumas dúvidas vêm à mente:

  • Um anjo daria essa “brecha” de cair bem na frente de uma câmera de segurança?
  • Um anjo, sendo um ser não físico, conseguiria parar bem na altura do nosso chão? Não passaria direto?
  • Sendo o anjo de outra dimensão ou de outra constituição física – diferente das dos seres humanos -, seria possível fazer tamanho estrago no chão?
  • Se o anjo tem massa para estragar uma calçada de cimento, não teria se machucado na queda?
  • Por que o usuário que postou o vídeo criou essa conta só para divulgar apenas esse vídeo?
  • Por que o segundo vídeo – que mostra os jovens correndo em direção ao incidente – foi postado um dia antes do vídeo feito pelas câmeras de segurança?

Claro que muitos poderão argumentar que essas perguntas podem ser facilmente respondidas. Esperamos esse debate nos comentários, por favor!

A luz do vídeo

Agora, vamos ao vídeo em si. A princípio, chegamos a cogitar a possibilidade das câmeras de segurança terem capturado um inseto próximo da lente, gerando assim a ilusão. Esse efeito “sobrenatural” criado por um simples mosquito foi explicado pelo especialista em efeitos especiais Captain Disillusion.

Mas, no caso desse vídeo do anjo da Indonésia, chegamos à conclusão de que a aparição foi feita mesmo por computação gráfica!

As falhas no comportamento das luzes denunciam a montagem feita no filme, como podemos ver nessa análise feita apelo usuário do Youtube Gleiton Freire:

 

Tá certo, E-farsas! Até aqui, poderíamos até aceitar que o anjo seja mesmo fruto de computação gráfica. Mas e o que nos diz sobre a calçada quebrada?

Como foi muito bem observado pro vários leitores do E-farsas.com, podemos notar que a calçada não está quebrada de verdade! Os pedaços de cimento foram colocados por cima da calçada – que ainda está inteira por baixo.

Calçada não está quebrada! Anjo teria caído na Indonésia!

A verdade veio à tona

Dias depois do sucesso e da polêmica causada pelos vídeos, a equipe de Eventos do Shopping Center Citos se pronunciou oficialmente afirmando que contratou uma produtora para criar uma campanha para um evento de música.

O vídeo é um teaser. Ontem tivemos muita procura de pessoas interessadas na aparição do anjo“, disse a assessoria de imprensa do shopping.

De acordo com a produção do evento, a base para a campanha publicitária, é um marketing viral usando flash mob, efeitos de vídeo e jogo de palavras:

Venha aqui procurar um anjo você também

Um “anjo” seria um trocadilho para “pessoa do sexo oposto que seja bonita”!

Essa não seria a primeira empresa a bolar uma campanha com anjos caídos como tema! Em 2006, a empresa de moda Diesel contratou a agência AirLock para ajudar na divulgação a coleção Diesel Heaven. A AirLock criou um vídeo que mostrava um anjo que teria caído do céu e, semanas depois, divulgaram que tudo fazia parte do pacote de divulgação.

Conclusão:

O vídeo é falso! Mais um vídeo forjado com a ajuda de computação gráfica. Trata-se de mais uma campanha de marketing viral!

Sites Pesquisados:

Share Button
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

58 comentários

  1. cleidistone silva

    eu nunca acreditei nisso,e so vc observar q quando o garotos aparecem no segundo video alguem q ta granvando eles estao distraido e a pessoa chama atençao deles e ouve-se o barulho……..

  2. Eduardo

    Eu que mandei :D, não fui só eu ,_,
    Toda história que eu ver por ai que seja “desconfiadora” vou mandar pro Gilmar o nosso detetive(fuckyea) investigar ^^

  3. Eder

    Nossa cara….. eu quase acreditei….. e parece real mesmo…. AGRADEÇO AO E-FARSAS POR TEREM RECEBIDO MEU EMAIL E TRABALHAREM EM CIMA DESSA HISTORIA E ME MANDAR A RESPOSTA QUE ERA FALSO.

    VALEU E-FARSAS.

  4. beatriz da costa abad

    adorei a explicação.
    mas desde o principio eu já tinha intuição de que era uma farsa. Muito obrigada e bom domingo pra voce.

  5. Jonas

    Adicionando um comentário ao que o Gleiton Freire diz no vídeo:
    As luzes da loja mesmo estando distante reflete muito bem no chão. Mas o “anjo” que a principio emite muito mais luz têm um reflexo insignificante no chão.

  6. Rafael

    Parabens e-farsas…muito bom ter esclarecido isso para nós…mas dexo bem claro q acredito em anjos,mas parece q esse n passou de mais um viral.

  7. Julio Pereira

    Eu vi esse video através de um comentário postado aqui no E-Farsas e a primeira conclusão que eu pude fazer é que varia parte de alguma campanha de marketing viral, devemos nos acostumar com esse tipo de coisa pois já é costume vários anunciantes utilizarem essa ferramenta. Também deu pra perceber o lance da luz. Parabéns ao E-Farsas para mais esse esclarecimento.

  8. Cynthia

    Olá, sou evangélica creio que existe sim um Deus que é por todos nós e a Bíblia nos diz que no final dos tempos haveriam sinais que enganariam até os escolhidos (Lucas 21:8 e segunda Pedro 3:17) Quando me enviaram este vídeo quase acreditei, mas graças a Deus que não permitiu e eu fui buscando até que encontrei esta página. A verdade é que se não se constituir um alicerce na palavra de Deus o engano vem e bate a porta e se não vigiarmos caímos com ele.
    Deus abençoe vossas vidas…..

  9. Beto

    Rapaz, que gambarra é essa?

    O autor deste vídeo deixou o personagem que passa andando sair de cena para facilitar a manipulaçao!
    Além do mais o marcador de data e tempo localizado na parte inferior esquerda dá um pulo no tempo no momento da suposta queda do anjo e depois volta!
    A rachadura na calçado parece ter sido feita por algo que sai de baixo e não de algo que cai sobre ela!
    Os anjos caídos não são nada otários e preferem fazer tudo acultamente ou invisível neste mundo velho!! Abram os olhos….espirituais é claro!

  10. derlane

    Gilmar,agradeço pelo trabalho do e-farsas que me encanta.Como dito na sua resposta realmente foram várias pessoas fora a minha pessoa que enviaram este video a vocês,agradeço mais uma vez pelo fato desmascarado e bo trabalho…….

  11. Arnóbio

    Muito interessante!!!
    Verdade ou não, eu acredito em anjos,sabemos que hoje muita coisa gira em torno de computação gráfica em se tratando de vídeos então.
    Só acho que o respeito as crenças tem que prevalecer cada um segue o seu Deus sem prejudicar o próximo.

  12. Vanderlei Cruz

    Depois dessas demostraçoes fico bem claro, mas uma coisa ainda me intriga, então foi confirmado que era uma jogada e tals beleza, uma coisa que aparentemente poucas pessoas cometaram que quando o suposto anjo bate no chao no proprio lugar se observar bem o chao está normal, mas quando ele cai abre uma pequena cratera no momento, e possivel com pouca tecnologia produzir esse efeito?
    verifique bem a respeito dessa cratera.
    Não to dizendo que acredito na verdade por eu nao acreditar em niguem ou no que eu realmente nao vejo e que estou duvidando de algumas informaçoes passada, o trabalho de vcs e bem convincente, mas como eu disse pra eu acreditar que era marketing e efeitos e tals segundo vcs, eu quero uma melhor explicação pela pquenina cratera.
    Abraço

  13. Pedro Alves

    Aff,
    Analisar este vídeo é perda de tempo.
    É lógico, é evidente, é claro que esse lixo era falso, SIMPLESMENTE porque anjos não existem!

    • pedro !” uma coisa lhe digo ! o video pode ser falso , mas anjos exitem leia a bíblia, jesus cristo veio a terra pra nos salvar, e a salvação e individual , o Deus que servimos é aquele que criou o céus e terra e o mar, e não a outro igual a ele ! teu nome é Bíblico um homem pescador , pescava no mar peixes ,… Jesus veio ale e dissi pedro me segui que agora vc não é mas pescador , mas sim pescador de almas vivente na terra … cuidado irmão vc pode ser um escolhido de Deus amém

  14. Lucas100

    Ah,e outra coisa: Se você notar bem,no começo do video,aparece uma pessoa indo pro lado direito,e depois que o anjo aparece,o cara não volta,só voltam as outras pessoas que estavam do lado esquerdo,ele poderia muito bem ter visto o anjo,e mesmo se não visse,ele poderia ter voltado pra perguntar o que aconteceu e talz,mas NÃO,ou seja: MONTAGEM.

  15. Guilherme Montes

    Uma coisa que me chamou a atenção, foi a reação dos jovens. Eles se assustaram com a luz e muito rapido já correram em direção a suposta queda. Acredito que se fosse real, eles teriam tido uma reação de espanto e aquela pergunta de “O que foi isso?!?” antes de tomarem qualquer decisão e reação. É como se já estivesse esperando a queda e a correria já estive ensaiada. Não acho que ficou muito natural.

  16. Pingback: Curiosidade: Análise do vídeo do “Suposto Anjo” « Fernandes, G. B.

  17. Pingback: Assista à entrevista do E-farsas.com no Japa Pop Show da ClicTV UOL | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  18. Pingback: Assista à entrevista do criador do E-farsas ao programa Talk Show | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  19. Lisa

    Pode ser farsa…pode não ser…. as pessoas podem ver oq quiserem….provas teremos dos dois lados…basta querer e acreditar.

    Obs: Não sou religiosa…

  20. Pingback: Caixa de Pandora - Desvendando mistérios

  21. gente ñ devemos acreditar nisso lembrando q anjo eu um corpo celeste ou seja espiritual,ñ podemor ver nenhum a não ser q Deus deixe ou nós estamos completamente vendo a sua glória , Deus ñ ia deixar q um anjo aparecesse para todos , esta bem claro q isso é uma pura mentira

  22. Pingback: Anjo Caído da Indonésia | Desvendar Mistérios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>