Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que o General Mourão cortou 100% da verba publicitária da Globo?

Cinema / TV

É verdade que o General Mourão cortou 100% da verba publicitária da Globo?

É verdade que o General Mourão cortou 100% da verba publicitária da Globo?

Será verdadeira ou falsa a notícia afirmando que o vice-presidente General Mourão decretou o corte total de toda a verba governamental para a TV Globo e demais TVs?

A notícia se espalhou através das redes sociais e em diversos sites e blogs no final de janeiro de 2019 e foi bastante compartilhada também em diversos grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, o vice-presidente aproveitou o período em que estava em exercício (em decorrência da visita do presidente à Suíça) para decretar o cancelamento de 100% da verba do Governo para propaganda em todas as mídias.

A decisão, de acordo com a notícia, teria sido tomada após ataques em massa que o Governo vem sofrendo com as acusações contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Alguns jornais como Folha de S. Paulo, Estadão, GloboNews e O Globo podem decretar falência em alguns dias, de acordo com a notícia, e só a Rede Globo perderá com essa medida cerca de 40% do seu orçamento total.
Será que isso é verdade ou mentira?

Reprodução/WhatsApp

Verdade ou mentira?

Pra começo de conversa, todos os sites e blogs que publicaram essa história citaram como fonte (os que citaram) o site já conhecido aqui no E-farsas por inventar e disseminar inúmeras fake news: O Congresso!

Esse é o mesmo site que espalhou fake news como aquela que afirmava que a lutadora de MMA Polyana Viana teria sido presa após reagir a um assalto e encher o assaltante de murros e pontapés:

A lutadora de UFC Polyana Viana, que reagiu a assalto, foi presa?

Apesar do presidente da República Jair Bolsonaro já ter afirmado (em período pré-eleitoral) que se fosse eleito iria cortar as verbas publicitárias do Grupo Globo, isso não aconteceu de fato.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Em janeiro de 2019, uma fake news parecida circulou nas redes sociais envolvendo o presidente Bolsonaro e a Globo. Na ocasião, o que se espalhou era que Jair Bolsonaro teria autorizado a liquidação de uma dívida de R$ 358 milhões que a Globo teria com o Fisco:

Bolsonaro autorizou a execução da dívida da Globo de R$ 358 milhões de impostos sonegados?

Da mesma forma que fizemos para pesquisar no caso da suposta cobrança da dívida do Grupo Globo, fomos procurar nas publicações do Diário Oficial da União alguma relacionada ao alegado decreto assinado pelo General Mourão e… Nada!

Igualmente, não há nada na relação dos decretos assinados em 2019.

Mourão assinou apenas 3 decretos durante os dias em que ficou em exercício:

Como podemos ver nos links acima, nenhum dos decretos fala sobre cortes em publicidade.

Em relação à afirmação sobre a possível falência da Globo por causa de corte nas verbas publicitárias do Governo, o autor se baseou em dados inexistentes. De acordo com levantamentos feitos em 2017 – por exemplo – a TV Globo (juntamente com o Portal G1) teria faturado cerca de R$ 15 bilhões naquele ano, enquanto que a fatia de verba do Governo federal para a emissora foi de R$ 400 milhões. Ou seja, cerca de 2,6% do que entra na Globo (em média) vem de publicidade (ou veio) paga pelo Governo.   

Conclusão

A notícia afirmando que o General Mourão teria decretado o corte de 100% da verba de publicidade é falsa!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo