today-is-a-good-day
22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Guia das E-farsas: Sites humorísticos que criam notícias falsas!

- Publicidade -

Fizemos uma seleção dos mais famosos sites humorísticos que vivem de inventar notícias falsas que enganam muita gente! Assista a mais esse episódio no nosso canal do YouTube!

Como você sabe, muita notícia falsa rola pela internet, né?

Muitas delas são inventadas por desocupados, por gente que quer só causar o caos na rede, mas tem alguns profissionais que ganham a vida criando sátiras de notícias reais. São humoristas que usam da linguagem jornalistica para inventar as mais hilárias notícias falsas.

O problema é que muitas pessoas acabam repassando essas notícias humorísticas como se fossem verdadeiras e vários boatos nascem daí.

Pensando nisso, separamos nesse vídeo alguns sites de criadores de notícias falsas aqui do Brasil para te ajudar a não cair mais nessas pegadinhas digitais!

Nesse episódio:

  • Descubra quem inventou a notícia da mulher que engravidou vendo filme pornô 3D;
  • Veja o Gilmar suando mais do que tampa de marmita;
  • Aprenda como fazer as suas próprias notícias falsas;

E muito mais!

Clique no PLAY abaixo e aproveite para se inscrever no nosso canal:

 

Links citados

É bom reforçar que separamos aqui somente os sites que criam notícias falsas apenas por diversão. São sites declaradamente humorísticos, mas que usam do layout jornalístico para satirizar os acontecimentos da atualizade.

- Publicidade -

Agora, preciso lembrar que existem outros tipos de criadores de boatos que fazem isso por maldade mesmo! Fazem pra atingir o governo, religiões, ou ideologias. Existem também criadores de boatos envolvendo a saúde, inventando que pílulas e chazinhos milagrosos teriam o poder de curar doenças graves. Desses criminosos falaremos em outra ocasião!  

E aí, o que acharam da nossa lista? Ficou faltando algum site humorístico nessa nossa seleção?

Deixa aí nos comentários!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Esses sites de fake news são fantásticos. Servem também para mostrar como o internauta brasileiro médio é um ignorante. Principalmente se for usuário do facebosta.

    E me lembrei de um outro site, chamado meiUnorte, que, pelo visto, parece que partiu desta para uma melhor.

    E em relação àqueles que criam por maldade, conheço bem essa gentalha. Conheço alguns até pelo nome.

  2. Eu acho que isso não é humor a não ser que venha com os dizeres que isso não é coisa real, por que leva muita gente a acreditar nessas noticias como se verdadeiras fossem .

    • Vou pegar um exemplo: precisa avisar ainda que é falsa a notícia de que uma mulher engravidou num filme pornô 3-D? Quem acredita nisso?
      O problema mesmo é que a maioria das pessoas têm uma disposição maior pra repassar notícias absurdas como se fossem verdadeiras, ao invés de buscar informação.

  3. Para estes Sites/Pessoas que criam notícias por maldade deveria de ter algum tipo de punição, alguma maneira de criminalizar esse tipo de notícia como por exemplo uma notícia que eu vi falando que as vacinas que nossas crianças tomam causam problemas como o autismo.

    Uma pessoa que inventa algo assim deve ser responsabilizada, pois se uma parcela da população acreditar nisso e não vacinar seus filhos por conta desse boato … nem quero pensar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos