E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Imagem de jovem doente em cama de hospital pede sua ajuda!

Postado por Gilmar Lopes no dia 27 de agosto de 2012 47 Comentários
Share Button

Foto impactante de um jovem doente em uma cama de hospital pede sua ajuda no Facebook. Será que ajuda compartilhar essa imagem?

Na segunda semana de agosto de 2012, a fotografia de um jovem doente apareceu nas redes sociais, sobretudo, no Facebook. Na imagem, podemos ver um pequeno retrato de um rapaz aparentemente saudável ao lado de outro, bem magro e debilitado em uma cama de hospital.

No Facebook, a maioria dos textos que acompanham essas fotos afirma que serão necessários alguns milhares de compartilhamentos para alguma coisa acontecer. Alguém iria ajudar no tratamento do rapaz, ou sabe-se lá o que…

É claro que muita gente compartilhou!

A imagem é essa:

rapaz doente pede sua ajuda no Facebook

Rapaz doente pede sua ajuda no Facebook! Verdade ou mentira?

 

Verdadeiro ou falso?

As fotos são reais. No entanto, é preciso que fique bem claro o seguinte:

  • O Facebook não está em nenhuma campanha para ajudar ninguém
  • Não adianta nada compartilhar esse tipo de história
  • A história não dá muitos detalhes sobre quem é o rapaz e/ou qual é o seu problema

Quem é o rapaz?

O moço que aparece nas fotos se chama Mehalli Mokhtar, um argelino nascido na província de Tiaret em 1992. Há cerca de um ano ele sofre (ou sofria) de uma doença no estômago (não descobrimos qual é) que dificulta a ingestão de qualquer alimento.

De acordo com essa página em francês, Mehalli só se manteve vivo graças ao soro administrado no hospital e precisa(va) de medicamentos enquanto aguarda(va) uma operação. A petição foi postada no começo do mês de agosto de 2002 e não sabemos se o rapaz já foi operado ou não.

Foi criado no Facebook um página chamada “Aidez Mehalli Mokhtar” (Ajude Mehalli Mokhtar, em francês), mas a fan page foi removida pelo próprio Facebook. Através do cache do Google (que salva as ultimas versões do que foi publicado em sites e blogs), podemos ver um trecho do conteúdo que estava endereço http://www.facebook.com/AidezMehalliMokhtar.

Em um dos tópicos postados no dia 8 de agosto de 2012, os criadores da fan page afirmam que:

[...] foi recebida uma chamada de um benfeitor da cidade de Tiaret que prometeu cuidar do nosso irmão Mokhtar! [...]entrou em contato com seu médico e irá ajudar com os medicamentos[...] agora Mehalli precisa passar por uma dieta especial para que alcance os 35 kg de peso mínimo para que possamos fazer o procedimento cirúrgico…

Mais sobre Mehalli Mokhtar

Mehalli (ou algum amigo ou voluntário) criou uma página pessoal na rede social onde são postadas várias fotos dele no hospital. Quem quiser acompanhar, é só entrar aqui: https://www.facebook.com/mehalli.mokhtar

Também há um vídeo com o rapaz dando um depoimento. Não vamos publicar aqui no E-farsas. Você pode assistir direto no Youtube.

Conclusão

Foto real! O Facebook não está fazendo nenhuma campanha para ajudar ninguém que compartilhar essas fotos!

Sites citados

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 respostas para “Imagem de jovem doente em cama de hospital pede sua ajuda!”

  1. Josenny disse:

    Eu so gostaria de saber o que leva pessoas a postar estas fotos e videos de gente doente dizendo que ao compartilharmos estaremos ajudando estes doentes, se ninguem lucra com isso, pelo que entendo, nem as pessoas que mandam estas fotos, fica uma coisa tao sem sentido, se pelo menos algum dinheiro entrasse para as que mandam, ja que muitos em tudo querem obter alguma vantagem onde podem, principalmente em se tratando de dinheiro, ai teria ate uma explicacao.

    • Carlos disse:

      Um dos objetivos é atrair novos seguidores para a página que criou a postagem, para que posteriormente o dono consiga novos acordos de publicidade em sua página. Quanto maior a quantidade de seguidores, maior a chances de conseguir merchan para a sua página. É assim que alguns sites, canais do youtube, blogs e usuários de redes sociais sobrevivem.

      • Josenny disse:

        Obrigada Carlos pelo esclarecimento, eu na verdade nao entendia o por que de tudo isso, sou leiga nesse assunto. Desejo que este rapaz ja esteja melhor dessa enfermidade, procurei ver o seu video e fotos, realmente ele esta doente e tomara que ja tenham comecado o seu tratamento.

  2. Vera disse:

    Muito triste a situação desse rapaz, e fica mais triste sendo usado por pessoas sem escrúpulo para fazer este tipo de postagem…

  3. Kélita disse:

    Não tem explicação certos comportamentos explorando imagens que nos deixa deprimidos e que não vai trazer nenhum benefício.

  4. lordy disse:

    eu nao entendo poque continuao a faser estas correntes idiotas usando as imagens destas pobres pessoas ,sera que nao veem que isto pode les causar mais sofrimentos ainda!!!!!!!!!

  5. joáo vieira disse:

    quem faz aqui paga aqui. essas peçôas qui estão se aproveitando da desgraça dos outros pra tirar proveito, com serteza receberão o castigo que meressem. não tennham duvida, deus não dorme, mas náo dorme mesmo…

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...