Ladrões distribuem chaveiros com rastreadores! Golpe?

Share Button

Texto alerta no WhatsApp para o golpe aplicado por ladrões de veículos que estão distribuindo chaveiros rastreadores em postos de gasolina! Será?

O aviso apareceu no WhatsApp na segunda semana de outubro de 2015 e logo se espalhou através das redes sociais. De acordo com o alerta, alguns postos de gasolina estariam distribuindo gratuitamente chaveiros com rastreadores aos clientes para que essas vítimas sejam rastreadas posteriormente, facilitando o futuro assalto ou furto!

Será que isso é verdade?

Chaveiros com rastreadores estão sendo distribuídos por ladrões para facilitar o furto! Será? (foto ilustrativa/ Reprodução)

Chaveiros com rastreadores estão sendo distribuídos por ladrões para facilitar o furto! Será? (foto ilustrativa/ Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

Uma lida no tal alerta mostra que ele possui várias características de um hoax, de um boato digital:

  • Não é datado;
  • É escrito com várias palavras com LETRAS MAIÚSCULAS pra chamar a atenção;
  • Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
  • Pede para ser repassado;
  • É extremamente alarmista;

Logo nos primeiros parágrafos, temos:

“Atenção!!! AVISO muito importante. NOVO GOLPE. Repassem.”

Mais chamativo que isso, impossível…

A seguir:

“[…]Estão distribuindo chaveiros nos postos de gasolina, gratuitamente, como brinde, durante o abastecimento do veículo. Trata-se de um novo golpe, pois o “chaveiro” permite localizar o seu veículo e possibilitar um assalto ou furto.[…]”

Quais são esses postos que “estão distribuindo” chaveiros rastreadores?

Onde o alegado golpe estaria ocorrendo? Em qual estado ou cidade?

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Não há nenhuma matéria nos principais jornais online sobre esse tipo de golpe. As únicas menções ao fato são encontradas nos blogs que apenas copiaram esse mesmo alerta, nada além disso!

Existem, sim, diversos postos de gasolina que distribuem brindes entre seus clientes e é bem capaz que algumas pessoas já ganharam chaveiros, mas não há nenhuma nota a respeito de alguma vítima que tenha sido assaltada por causa de algum golpe como o descrito no WhatsApp.

É muito difícil de se imaginar que os bandidos estejam investindo fortunas, fabricando e distribuindo esses “presentes” (que possuiria uma sofisticada tecnologia embutida) gratuitamente, para depois terem o trabalho de rastrear todos os veículos, né?

Na verdade, um bandido “que se preze” não teria tanto trabalho de entregar um rastreador para a sua vítima e ficar esperando ela se afastar para, então, assalta-la com a ajuda de um rastreador. Os crimes ocorrem no momento em que a vítima se distrai e/ou se torna uma presa fácil para os ladrões.

Como diz o ditado: A ocasião é que faz o ladrão!

Prosseguindo, o autor do texto alarmista ainda afirma que:

“[…]Avise aos seus maridos/esposas, filhos, parentes e amigos para não receberem esse chaveiro como brinde, eles são os localizadores. REPASSEM.”

Como todo bom boato, esse não seria diferente e também pede para repassar para o maior numero de pessoas. Se você verificar outros hoaxes semelhantes a esse que já publicamos aqui no E-farsas, vai notar que esse tipo de alerta falso só serve para criar pânico nos leitores, além de espalhar desinformação na rede.

Uma dica: Não repassem!

Conclusão

Não há nenhum registro de golpes sendo praticados com esse tipo de tecnologia que rastreia os carros das vítimas para futuros assaltos! Essa é mais uma das muitas farsas da web!

Sugestão do leitor e amigo Goiano Braga!

Share Button
Crimes, Falso
, , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

13 comentários

    • Sedgewick Sexton

      Acho difícil. Teriam que gastar muito dinheiro para fabricar os rastreadores e não teriam certeza que conseguiriam efetuar o roubo, visto que não teriam como saber se a vítima estaria vulnerável no momento do ataque e se for para seguir e esperar o melhor momento não precisa de rastreador. É muito mais fácil ficar transitando e esperar alguém se distrair e se tornar um alvo fácil. Bandido não gosta de dificuldade então o melhor é não facilitar para eles.

    • Cesar da Silva

      Só se for bandido retardado, pois isso aí não faz sentido. Pela internet se pode comprar listas com bens, rendimentos e endereços de praticamente qualquer brasileiro que declara imposto de renda. Sabendo quanto o sujeito ganha, onde mora, modelos e placas dos carros, qual seria a necessidade distribuir um aparelho do James Bond para localizá-lo no futuro? Só se fosse para praticarem sequestros, mesmo assim ainda não é eficiente. E mais: mesmo sem listas da receita federal bandidos invadem mansões se valendo de “informações privilegiadas”.

  1. Daniel Vasconcelos

    Kkkkkk isso é um chaveiro com camera e gravador. Eu comprei um da china, nao dura muito, foi 10 reais. O nome é key camera 808 se nao me engano. Nada de rastreador

  2. Reinaldo

    Ridículo o chaveiro só filma Alem do mais para que saber onde esta o carro para roubar. É mais fácil somente escolher é este que vou roubar e pronto

  3. Julio o cara

    Todo alerta é valido contudo, temos que analisar cada um e dentre os relatos acima , vale lembrar que realmente sai caro para os bandidos mais contudo, lembre se ja que se trata de brinde, eles podem escolher vitima pelo que elas ostentam e quando eles localizam, eles roubam tudo delas inclusive o chaveiro caro e logo em seguida dão pra outras vitimAs, portanto fiquemos alerta.
    Nao custa se prevenir. ….

  4. Sancer

    Se alguem postar um anuncio de maquina que enxuga gelo, alguem entra em contato pra compar…todo dia de manhão sai de casao um idiota que se acha esperto e um esperto que se faz de idiota, e se os dois se contrarem o segundo vende algo bpro primero. Tipo bilhete premiado, ou terreno na lua…

  5. Informado

    O rastreador que aparece na imagem que compartilharam no whatsapp não era essa. Isso aí é igual a um controle de alarme de carro. O que estavam compartilhando era um GPS infantil. Procurei no Aliexpress e achei o produto que custa cerca de R$8 e pode sim facilmente ser usado pra tal tipo de atividade e também para outros tipos de rastreamentos. O aparelho funciona via satélite, então não depende de distância pra funcionar e é pareado com o celular.

    • Antonio

      GPS infantil não é rastreável em tempo real… Pelo menos não esses de 8$. Eles armazenam os dados de localização offline em uma memória interna para que os mesmos sejam obtidos posteriormente ao conectar em um computador. Hoje em dia é mais fácil rastrear uma criança com um celular Android e o Device Manager do Google que colocar uma gambiarra dessas na mochila da criança.

  6. Cristiane

    A notícia é falsa, mas é preciso tomarmos cuidado com os controles de alarme de carro, na casa do meu por exemplo vimos que se ele apertar o botão que abre o portão da casa e eu tentar alarmar o meu carro na mesma hora o alarme não liga, ou seja, existem controles que podem anular a função do outro e aqui no Paraná estão usando isto para roubar carros, principalmente em supermercados, a pessoa sai do carro e pressiona o alarme e tem um ladrão perto que pressiona o que anula, se a pessoa não percebe que não alarmou e sai de perto do carro eles entram e levam o que tiver dentro do carro..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *