Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O vídeo mostrando canibalismo é verdadeiro ou falso?

Cinema / TV

O vídeo mostrando canibalismo é verdadeiro ou falso?

O vídeo mostrando canibalismo é verdadeiro ou falso?

Será que o vídeo mostrando homens cozinhando partes de um corpo humano em uma panela é verdadeiro ou falso?

O vídeo com apenas 30 segundos de duração começou a se espalhar nas redes sociais e também em grupos de WhatApp no começo da segunda quinzena de maio de 2019 e deixou muita gente assustada! Nele podemos ver um grupo de pessoas preparando uma fogueira com uma grande panela cheia de partes de um corpo humano!!!

Os homens, que falam em um idioma estrangeiro, estão comemorando a preparação da refeição no que parece ser uma festa.

Será que o vídeo é real?

Grupo prepara pedaços de um corpo humano em uma panela! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Tentamos identificar o idioma falado no vídeo (soa como francês), mas não conseguimos descobrir. O jeito foi tentar buscar por fotos semelhantes às de trechos do vídeo… Igualmente, não tivemos sucesso.

Buscas por “cannibalism vídeo” no Google (em vários idiomas) não retornaram muita coisa, mas ao buscar por “cannibalisme vidéo” (‘vídeo de canibalismo’, em francês), encontramos o ministro da Administração Territorial de Camarões, Paul Atanga Nji, fazendo uma referência a este vídeo em uma entrevista no programa “Présidence Actu” no canal de televisão pública CRTV:

No dia 25 de junho de 2018, o ministro da Administração Territorial de Camarões menciona o vídeo como se fosse real e que o crime teria sido cometido por terroristas de seu país:  

“Os próprios terroristas de Camarões fizeram pior do que o Boko Haram (…) porque nunca vi o Boko Haram cozinhar seres humanos em panelas”, disse ele.

Acontece que o ministro “se enganou”, pois o vídeo sequer foi gravado em seu país!

Graças ao site de checagem de fatos StopBlaBlaCam – que faz um serviço semelhante ao do E-farsas lá em Camarões, descobrimos que o vídeo foi feito na Nigéria e que ele faz parte de um filme chamado “Omambala“:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Foto: Divulgação

No perfil do Instagram da produção, podemos ver membros da equipe de filmagem explicando que as cenas não são reais:

O homem que aparece ao lado da panela com “pedaços de carne humana” se chama Uche Mbachu, um dos membros da equipe de filmagem especialista em efeitos especiais práticos, que aproveitou um intervalo para posar no set. No vídeo a seguir ele esclarece que os pedaços do “corpo” mostrados dentro da panela são cenográficos, criados pela(o) artista Hakeem Effect:

View this post on Instagram

@charlygodson @gossipmillnaija @belanaija

A post shared by Uche Mbachu (@uc.mbachu) on

Abaixo, um vídeo mostrando outros trabalhos da Hakeem Effect:

A filmagens foram feitas em Obudu, no estado de Cross River (Nigéria). O filme irá tratar a escravidão em Igbo Landing (cidade do estado norte-americano da Geórgia) em 1803. Abaixo, o trailer da produção nigeriana:

Conclusão

O vídeo mostrando um grupo de pessoas preparando partes de um corpo humano em uma panela é falso! Trata-se do making of de um filme nigeriano sobre escravos. Os pedaços de um corpo dentro de uma panela são de plástico!  

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo