18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

A CNN e a BBC mostraram a primeira pessoa tomando vacina em dias diferentes?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Colagem de imagens mostra que a CNN e a BBC estariam enganando a população ao mostrar a mesma mulher tomando vacina contra a COVID em dias diferentes! Será verdade?

A imagem começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda semana de dezembro de 2020 e compara uma publicação do dia 08 de dezembro do site da BBC com outra, mais antiga, de 22 de outubro de 2020 da CNN mostrando em ambas a primeira mulher a ser vacinada contra o coronavírus no Reino Unido, Margaret Keenan.

De acordo com o texto que acompanha a colagem de reportagens, tanto a mulher quanto a enfermeira estavam com as mesmas roupas e máscara em datas diferentes, o que evidenciaria uma grande manobra da Imprensa para enganar o povo!

Será que isso é verdade?

Colagem de fotos sugere que a CNN estaria manipulando informações sobre a vacina! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A cópia da reportagem da CNN que foi utilizada na colagem compartilhada em grupos do WhatsApp é de um vídeo publicado no dia 08 de dezembro de 2020 e mostra Margaret Keenan recebendo a vacina no Reino Unido.

Acontece que ao entrarmos em matérias publicadas antes e depois do dia 8, como essa do dia 22 de outubro de 2020 por exemplo, podemos ver que o vídeo do dia 8 de dezembro aparece no carrossel abaixo da foto de destaque da reportagem.

O WebArchive guardou a matéria publicada no dia 22 de outubro e através dessa ótima ferramenta podemos verificar que nesse dia o vídeo ainda não aparecia.

A foto que mostra o britânico William Shakespeare, também foi tirada da reportagem do dia 08 de dezembro, como podemos ver na versão em português do site da CNN Brasil. O senhor William (xará do dramaturgo inglês) foi o segundo idoso a ser imunizado no Reino Unido.

Casos de COVID em 22/11 X Casos de COVID em 08/12

Para ter certeza que as reportagens estão nas datas e com dados corretos, comparamos os dados que aparecem no vídeo da CNN sobre o número total de casos de COVID nos EUA em 22/11 com dados de 08/12.

Em 08 de dezembro de 2020, os Estados Unidos tinha cerca de 15 milhões de casos (15.067.819) e, em 20 de novembrosegundo relatórios da Organização Mundial de Saúde, cerca de 8 milhões. Como podemos ver, a reportagem do dia 08 de dezembro da CNN apresenta números mais próximos (14.191.298 casos).

Não encontramos imagens semelhantes a da primeira mulher vacinada no Reino Unido anteriores ao dia 08 de dezembro de 2020.

Conclusão

A colagem de imagens que se espalhou através de grupos do WhatsApp não mostra as mesmas pessoas tomando vacina em publicações de 22 de outubro e de 08 de dezembro de 2020. A imagem da reportagem sobre a primeira mulher a receber a vacina no Reino Unido é de um vídeo publicado no dia 8 de dezembro de 2020 pela CNN, mas pode ser visto em outras publicações do site da agência de notícias em dias anteriores e posteriores ao da sua publicação original!  

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui