9.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 19, 2022

A foto do garoto sírio afogado foi forjada?

- Publicidade -

Fotos mostram que os fotógrafos e legistas mudaram o corpo do menino sírio de lugar para tornar a foto mais impactante! Será verdade?

No dia 02 de setembro de 2015, o mundo ficou chocado com a foto do menino sírio Alan Kurdi, sem vida, em uma praia do mar Mediterrâneo. Kurdi tinha apenas 3 anos de idade e morreu afogado durante uma tentativa de fugir com a família para o Canadá, com mais centenas de outros refugiados!

No entanto, alguns dias após a morte do garoto, começaram a aparecer teorias na web sugerindo que a fotografia do pequenino corpo que rodou o mundo teria sido forjada e que os legistas e fotógrafos teriam mudado o menino de posição para chocar ainda mais a população.

A sequencia de fotos abaixo seria a prova dessa atitude considerada antiética por parte da mídia sensacionalista, mas será que isso é verdade?

Imagens provariam que os fotógrafos teriam mudado o corpo da criança de lugar para tornar a cena mais impactante! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Imagens provariam que os fotógrafos teriam mudado o corpo da criança de lugar para tornar a cena mais impactante! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

As imagens são chocantes, sem dúvida, mas não há nenhum indício de que a cena tenha sido montada!

A fotografia do menino sem vida na areia da praia foi tirada pela fotógrafa e repórter turca Nilüfer Demir, a serviço da agência de notícias DHA, também da Turquia. Segundo o português Jornal de Notícias, Demir disse:

“Não podia fazer nada [em relação ao menino morto]. Ele estava ali deitado de barriga para baixo, sem vida, com uma camisa vermelha e um calção azul. […] A única coisa que podia fazer era tornar a sua tragédia conhecida. E foi isso que fiz, ao fotografa-lo!”

Nilüfer Demir, a serviço da agência turca de notícias (foto: Divulgação)
Nilüfer Demir, a serviço da agência turca de notícias DHA (foto: Divulgação)

Com relação às fotos que mostram a criança em dois lugares diferentes, a explicação é que o irmão de Alan, Galip, também morreu afogado e é ele que vemos na primeira foto.

Galip, irmão de Alan, também morreu afogado! (foto: Reprodução)
Galip, irmão de Alan, também morreu afogado! (foto: Reprodução)

- Publicidade -

Perceba que os sapatos são diferentes:

alan_afogado_compara

Conclusão

O corpo do menino sírio que morreu afogado não foi mudado de lugar para tornar a foto mais dramática! A criança que vemos em posição diferente nas outras fotos é o irmão de Alan, que também morreu afogado!

Sugestão do leitor @RelativeBrain atráves do nosso Twitter!

Colaboração dos atentos e prestativos membros do nosso grupo no Facebook!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. A conclusão do e-farsas não poderia ser diferente, se fosse, o editor receberia mil xingamentos e ameaças e talvez até jogassem um avião sobre sua casa.
    As pessoas se comoveram muito com Alan Kurdi, quase tanto quanto se comoveram com a morte do leão Cecil, mas a comoção nem chegou perto do 7×1 pra Alemanha.

  2. Não me interessa se mudaram ou não o menino de lugar, o que mudaria em meu sentimento sabendo dessa nova desgraça humana.
    Sinceramente quem tem um teto mesmo que for de zinco e a barriguinha cheia mesmo que seja só de arroz e feijão por estas bandas de cá, parece que não percebe a dimensão dessa maldição que demonstra após varias lições que os homens não aprenderam nada desde que se puseram de pé e passaram por inúmeras tragedias

  3. Eu acho que mudaram sim ele de lugar, em uma foto vcs mostram o sapato por cima, na outra foto mostram o sapato pela sola, assim as cores sãomesmo diferentes, outra coisa, coincidência né a roupa ser da mesma cor né?

    • Você ACHA, e está enganado. Nas duas fotos aparecem as SOLAS dos sapatos, e ambas são diferentes. Sem falar que pelas fotos apenas as bermudas parecem ser semelhantes. Tente novamente.

  4. Eu fico muito triste com essa situação. Mas infelizmente a morte desse pequeno não é nada comparado ao que a gente não vê e não aparece. Milhares de pessoas morrem nesses barcos, são jogados em alto mar e desaparecem. Crianças, idosos, pessoas doentes, as mais fracas não aguentam. Sem contar os que são mortos em terra antes de embarcarem,

    Pra mim diante desse tipo de situações eu considero a ONU sendo um Lixo de organização.

    Nesses casos, extremos. Seu eu tivesse algum poder na ONU, ja organizaria um ataque em massa contra esses terroristas e ditadores, dos quais fazem seu próprio povo sofrerem.

    Pra mim esses caras tinham que sofrer a pena de morte sem julgamento, monta uma equipe de militares de vários países, vão a caça deles e bala na cabeça, até não restar mais nenhum. Libertar esse povo e fazer com que eles vivam dignamente no próprio pais.

    E pra terminar, nesses casos, phod4-se os direitos humanos.

  5. Desde quando se carrega uma criança morta nos braços? Não fizeram perícia? Morreu afogado? Foi morto? Afundou no mar? Boiou depois? O corpo não inchou ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui