10.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

A sombra da Morte apareceu em foto de manifestantes contra enfermeiras?

- Publicidade -

Será que a foto mostrando a sombra da Morte em um dos manifestantes contra os profissionais de saúde é verdadeira ou mais uma montagem?

A imagem se espalhou nas redes sociais no começo de maio de 2020 e mostra uma sombra projetada no chão, ao lado de um dos manifestantes em um ato contra enfermeiros, em Brasília!

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

A sombra da Morte aparece durante manifestação contra enfermeiras! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 1º de maio de 2020, enfermeiros realizaram um ato pacífico em favor do isolamento social e em memória dos profissionais de saúde que morreram na luta contra a pandemia de COVID-19, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O grupo usava jaleco e máscaras e seguravam cruzes, em referência aos mortos por coronavírus no Brasil e em silêncio, quando foram hostilizados e agredidos por outro grupo de manifestantes.

Os três agressores foram identificados pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), que juntou todo o material probatório das agressões e informou que vai processá-los.

Abaixo podemos ver um trecho onde um homem vestido com uma camiseta verde e amarela agride verbalmente uma enfermeira, ao lado de uma mulher enrolada em uma bandeira do Brasil. Note que logo nos primeiros segundos do vídeo podemos ver a sombra no chão: 

Pareidolia

Como já falamos diversas vezes aqui no E-farsas, nosso cérebro tem a tendência a encontrar padrões em forma aleatórias e nesse caso, a forma criada pela sombra do mastro, da bandeira e da mulher se assemelha muito à figura do Ceifador, um ser associado à morte!

Já fizemos um vídeo há alguns anos explicando como o nosso cérebro é enganado para criar a pareidolia:

- Publicidade -

Conclusão

A imagem mostrando uma sombra em forma da Morte durante uma manifestação em Brasília é real, mas trata-se apenas de uma pareidolia!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. O bom é que, quem acredita em fantasias e delírios espirituais, são os agressores de verde e amarelo. Então, se o cara tiver ciência dessa associação, deve estar se borrando, achando que isso é uma mensagem do além, informando que ele está do lado errado.

  2. Os enfermeiros foram lá em Brasília homenagear seus colegas de profissão mortos pelo Covid-19 e protestar contra as precárias condições de trabalho. Já esses Bolsomínions NOJENTOS foram puxar saco do Bolsonaro e agrediram os profissionais de saúde e jornalistas. Atitude COVARDE e CRIMINOSA isso daí, heim!? 😐

    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/02/conselho-enfermeiros-processara-agressoes-manifestacao.htm

    https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/05/03/fas-de-bolsonaro-celebram-dia-da-liberdade-da-imprensa-socando-jornalistas.htm

  3. @Gilmar Lopes , olha só como você tinha rostinho de bebê há alguns anos atrás. Meu cérebro ficou acostumado em ver sua aparência atual: um Gilmar mais maduro e parecido com o Lula, fã da barba do sapo PeTralha. Será “pareidolia”? Brincs! 😉 KKKKKKKKKKK! 😀

  4. …”Pareidolia”, sei. Se essas manifestações continuarem aumentando a tensão, a morte será sentida de forma mais evidente. Tô fora.

  5. Confesso que no início fui contra esse isolamento social, achava exagero (como nosso próprio presidente), que seria uma gripe muito forte, mata menos que dengue, só é perigoso para idosos e outros grupos de risco. Hoje, sou a favor desse isolamento, aqui é o único país que Covid matou jovens, sabem por que? Pensávamos que no jovem é só uma gripezinha forte. Eu estava errado nas minhas crenças.

  6. Não é possível que um protesto pacífico seja motivo de tanta baba raivosa de certas “pessoas”, muitas dessas serão tratadas por essas mesmas profissionais da saúde que tem que lidar c/ falta de pessoal e equipamentos que deveriam ter chegado antes no Brasil mas por resistência de um presidente que se acha rei mas lambe as botas do Trump que simplesmente roubou esses mesmos equipamentos que viriam para cá. O rei está nu!

  7. É uma montagem, sem dúvida.
    O problema é que o simbolismo é tão forte que dispensa palavras para descrever o absurdo do episódio!!!
    Vão faltar violinos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui