test
19.1 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024

A verdade sobre a Criatura encontrada no rio Madeira em Porto Velho (RO)!

- Publicidade -

Vídeo mostra uma criatura humanoide que teria sido capturada no rio Madeira, na capital de Rondônia! Será verdade?

O filminho tem menos de um minuto de duração e já foi visto milhões de vezes nas redes sociais desde a última semana de abril de 2023, quando foi publicado pela primeira vez no TikTok em português. Nele podemos ver uma estranha criatura humanoide deitada em uma maca e, segundo o texto que acompanha as imagens, o bicho teria sido capturado por pescadores no rio Madeira, em Porto Velho (RO).

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

@jsfjunior

#portovelhorondonia #riomadeira #rondonia #pvh #bizarro

♬ Suspense, horror, piano and music box – takaya

Verdade ou mentira?

O vídeo que surgiu aqui no Brasil como se tivesse sido capturado por pescadores rondonienses é o mesmo que se espalhou em outros países, mas com diferentes origens. Como foi o caso ocorrido em regiões que falam espanhol, por exemplo, onde o animal teria sido capturado por russos:

Analisando melhor o vídeo que se espalhou através do TikTok, podemos perceber que no local para onde a criatura foi levada há vários indícios que comprovam que o bicho não é real: pincéis espalhados, secador de cabelos, respingos de tintas…

No entanto, uma das coisas que nos deu a maior prova da farsa é a caixa onde o animal repousa a cabeça:

Uma busca pelas palavras escritas na caixa, chegamos a uma publicação feita no Facebook com uma foto dessa embalagem, em maio de 2021. Na foto é possível ver o endereço do site que vende produtos para artistas que trabalham com borracha, o Smooth-on:

- Publicidade -

Seria muita coincidência um bicho como esse ter sido capturado em vários locais do mundo ao mesmo tempo e estar repousando justamente em uma caixa de uma empresa que fornece produtos para escultores de seres em borracha, não é?

Apenas com esses dados, já poderíamos cravar esse caso como falso, mas ainda faltava descobrir a origem desse vídeo.

Através de buscas em diversas redes sociais, encontramos uma publicação feita no Twitter no dia 21 de abril de 2023, onde o artista 3D sulafricano Furio Tedeschi revela que o bicho foi feito por ele com a ajuda de impressão em 3D:

Em seu perfil no Instagram, Tedeschi – que trabalhou nos efeitos especiais de alguns filmes conhecidos, como Bumblebee e Um Lugar Silencioso – postou outro vídeo da criatura em outros ângulos.

O bicho aparece na série Raised by Wolves (Criado por Lobos), como podemos ver no quarto episódio da segunda temporada dessa produção da HBO:

A série conta a história de humanos que estão sendo criados no planeta Kepler-22b depois que a Terra foi destruída por uma grande guerra. No vídeo abaixo, podemos ver a criatura com e sem os efeitos digitais:

Conclusão

O vídeo de uma criatura humanoide que teria sido capturada no rio Madeira foi, na verdade, feito por um artista especializado em efeitos especiais para uma série de TV!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui