10.4 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

Bolsonaro e Forças Armadas fabricaram lanchas para levar crianças para a escola?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro usou as Forças Armadas para fabricar lanchas que levarão as crianças para a escola na região amazônica?

A publicação ganhou força em publicações nas redes sociais no final de janeiro de 2022, sendo também bastante compartilhada em grupos de WhatsApp e Telegram. De acordo com o texto, Bolsonaro estaria ajudando na educação das crianças da região amazônica fornecendo lanchas que as levam para a escola.

A publicação vem acompanhada de um vídeo com uma reportagem mostrando militares trabalhando no projeto.

Será que isso é verdade?   

Texto de uma das versões compartilhadas no WhatsApp: “Alguém aí sabia disso? Bolsonaro usa forças armadas para fabricar lancha. As lanchas serão usadas para levar crianças para escola na região amazônica. nunca vi isso na minha vida. Vejam o vídeo que legal. O Brasil tem jeito” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do assunto ser bastante compartilhado no começo de 2022, as imagens são de uma reportagem de 2011, como podemos ver nesse vídeo publicado há 10 anos.

O filme faz parte de uma reportagem feita por uma afiliada do SBT sobre embarcações que estavam sendo construídas por militares para o transporte escolar. Chamado de Caminho da Escola, o projeto foi criado no governo Lula, em 2007. A fase em Natal começou em 2010, como é mostrado no começo do próprio vídeo que voltou a ser compartilhado em janeiro de 2022.

No Portal do Ministério da Educação há notícias de 2010, mostrando que o Caminho da Escola foi feito em parceria com o FNDE e com a Marinha do Brasil, e previa a entrega de 600 lanchas até 2012 para o transporte de estudantes de áreas ribeirinhas.

A Marinha do Brasil também tem artigos com especificações dessas embarcações, mas também são bem anteriores à posse de Bolsonaro.

Encontramos outras reportagens de entregas de embarcações para o transporte de alunos em regiões de rios, como essa – de 2013 – quando o governo federal entregou 915 lanchas.

- Publicidade -

Não encontramos nada sobre entregas de lanchas para levar estudantes durante a gestão de Jair Bolsonaro. Quem encontrar, nos avise para acrescentarmos nessa checagem.

Conclusão

O vídeo que mostra as Forças Armadas fabricando lanchas para levar alunos para a escola é anterior à gestão de Jair Bolsonaro e foi tirado de uma reportagem de uma afiliada do SBT em Natal.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui