14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Bolsonaro foi chamado de Torturador no programa Roda a Roda Jequiti?

- Publicidade -

É verdadeiro ou falso o vídeo que mostra o Silvio Santos chamando o deputado Jair Bolsonaro de “corrupto”, “torturador” e “preconceituoso”?

O vídeo surgiu nas redes sociais no final de novembro de 2017 e já foi visto milhões de vezes. Nele podemos ver um trecho do programa Roda a Roda Jequiti, do SBT, quando o apresentador Silvio Santos mostra 3 palavras no painel e diz que trata-se do deputado federal Jair Bolsonaro.

No painel, algumas letras faltam para formar as palavras “corrupto”, “torturador” e “preconceituoso”…

A dica para a resolução do desafio seria “Bolsonaro”!

Será que o Silvio Santos associou o Bolsonaro a esses adjetivos?

Assista ao vídeo abaixo e veja o descobrimos:

https://www.youtube.com/watch?v=cpOBWmZs2QE

 

Verdade ou farsa?

O vídeo ganhou força depois de ser postado na fanpage Mídia Ninja, no dia 29 de novembro de 2017, e já tinha sido visto quase 1,5 milhão de vezes! No momento da publicação, a fanpage “se esqueceu” de avisar que se tratava de uma brincadeira. O que fez com que muita gente compartilhasse as imagens como sendo reais.

Somente no dia seguinte à postagem é que a descrição do vídeo foi alterada para deixar claro que aquilo é “uma obra de ficção”:

- Publicidade -


O vídeo que se espalhou pelas redes sociais é claramente uma montagem feita em cima de um trecho do programa Roda a Roda Jequiti que foi ar pelo SBT no dia 23 de novembro de 2016. No vídeo abaixo (do canal oficial do SBT no YouTube) podemos ver o momento exato usado na montagem, aos 19 minutos:

Como você pode verificar no trecho acima, as palavras eram duas e se referiam a dois nomes de filmes! Você adivinhou quais eram?

Brincadeira recorrente

Essa não foi a primeira vez que usaram um programa do Silvio Santos para criar vídeos envolvendo o nome de Jair Bolsonaro. Em outubro de 2017, um trecho do Programa Silvio Santos teria enaltecido o deputado federal:

 

Só que o vídeo acima foi editado, como podemos verificar a seguir, aos 16 minutos de programa:

 

Conclusão

O vídeo que mostra o Silvio Santos chamando o Bolsonaro de “corrupto”, “torturador” e “preconceituoso” durante o programa Roda a Roda Jequiti é uma montagem!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui