Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Caçadores de Fake News episódio 5 – O futuro das fake news: como conseguiremos derrotá-las?

Podcasts

Caçadores de Fake News episódio 5 – O futuro das fake news: como conseguiremos derrotá-las?

Caçadores de Fake News episódio 5 – O futuro das fake news: como conseguiremos derrotá-las?

No último episódio dessa temporada do podcast, o Esquadrão Curioso ouve especialistas internacionais em checagem de fatos para tentar descobrir como acabar com as fake news!

A turminha do Esquadrão Curioso agora chegou na etapa final do trabalho proposto pelo professor e, juntos, discutem a estrutura do programa, seleciona as melhores respostas de todos os entrevistados e ensaia a gravação.

É hora de editar o podcast e finalizar as pesquisas. Pudim usa suas habilidades de poliglota e consegue mais três entrevistas internacionais para complementar o trabalho: o português Fernando Esteves, diretor do site Polígrafo; Cláudio Michellizza, editor do site italiano Bufale, e Madelyn Webb, pesquisadora investigativa americana do site de checagem de dados First Draft.

Ah, ouça o episódio até o final. Há uma surpresa para você depois dos créditos!!!

Será que teremos uma segunda temporada? Só o tempo dirá… 🙂

Tempo de duração:  21 minutos

Para ouvir o quinto e último episódio do Caçadores de Fake News, basta clicar no player abaixo ou escolha aqui um dos serviços de streaming disponíveis:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ouça os episódios anteriores

Sobre o projeto de Marcelo Duarte em parceria com o E-farsas

O livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”, lançado em 2018 pelo jornalista e escritor Marcelo Duarte, ganhou agora uma versão no formato de podcast. A minissérie em áudio chamada “Caçadores de Fake News” estreou no dia 04 de fevereiro de 2021 nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcast, entre outros) e mistura ficção com realidade para contar a história envolvente e divertida onde quatro personagens – Isa, Pudim, Leo e Débora – entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.

Com a consultoria de Gilmar Lopes, fundador e checador de fatos do E-farsas, a série terá cinco episódios de 20 minutos cada com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. 

A série teve apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio de seu Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos que destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral. 

As vozes dos personagens foram criadas por atores profissionais famosos em musicais, programas de TV e dublagem no cinema. O elenco conta com:

  • Mariana Elisabetsky (“Mudança de Hábito”, “O Mágico de Oz” e  “Grease”), interpretando Isa; 
  • Arthur Berges (“Um Violonista no Telhado”, “Rent” e “Chaplin – O musical”), que dá voz ao Pudim; 
  • Luciana Ramanzini (“Natureza Morta” e  “Bento Batuca”), no papel de Débora; 
  • e Hugo Picchi (“Cocoricó” e “Irmão do Jorel”), que faz Leo e do narrador.

Ficha técnica

  • Roteiro: Marcelo Duarte
  • Produção: Larissa Alves
  • Consultoria: Gilmar Lopes
  • Vinhetas, montagem e sonorização: Hugo Alexander
  • Direção: Maísa Zakzuk

Gravado em dezembro de 2020 no Estúdio Compasso Coolab, em São Paulo.

Conheça o site oficial Caçadores de Fake News, que foi desenvolvido pela R2D2, com ilustrações de Caco Bressane e textos de Júlia Bezerra.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo