19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Caçadores de Fake News episódio 5 – O futuro das fake news: como conseguiremos derrotá-las?

- Publicidade -

No último episódio dessa temporada do podcast, o Esquadrão Curioso ouve especialistas internacionais em checagem de fatos para tentar descobrir como acabar com as fake news!

A turminha do Esquadrão Curioso agora chegou na etapa final do trabalho proposto pelo professor e, juntos, discutem a estrutura do programa, seleciona as melhores respostas de todos os entrevistados e ensaia a gravação.

É hora de editar o podcast e finalizar as pesquisas. Pudim usa suas habilidades de poliglota e consegue mais três entrevistas internacionais para complementar o trabalho: o português Fernando Esteves, diretor do site Polígrafo; Cláudio Michellizza, editor do site italiano Bufale, e Madelyn Webb, pesquisadora investigativa americana do site de checagem de dados First Draft.

Ah, ouça o episódio até o final. Há uma surpresa para você depois dos créditos!!!

Será que teremos uma segunda temporada? Só o tempo dirá… 🙂

Tempo de duração:  21 minutos

Para ouvir o quinto e último episódio do Caçadores de Fake News, basta clicar no player abaixo ou escolha aqui um dos serviços de streaming disponíveis:

Ouça os episódios anteriores

Sobre o projeto de Marcelo Duarte em parceria com o E-farsas

O livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”, lançado em 2018 pelo jornalista e escritor Marcelo Duarte, ganhou agora uma versão no formato de podcast. A minissérie em áudio chamada “Caçadores de Fake News” estreou no dia 04 de fevereiro de 2021 nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcast, entre outros) e mistura ficção com realidade para contar a história envolvente e divertida onde quatro personagens – Isa, Pudim, Leo e Débora – entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.

Com a consultoria de Gilmar Lopes, fundador e checador de fatos do E-farsas, a série terá cinco episódios de 20 minutos cada com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. 

- Publicidade -

A série teve apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio de seu Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos que destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral. 

As vozes dos personagens foram criadas por atores profissionais famosos em musicais, programas de TV e dublagem no cinema. O elenco conta com:

  • Mariana Elisabetsky (“Mudança de Hábito”, “O Mágico de Oz” e  “Grease”), interpretando Isa; 
  • Arthur Berges (“Um Violonista no Telhado”, “Rent” e “Chaplin – O musical”), que dá voz ao Pudim; 
  • Luciana Ramanzini (“Natureza Morta” e  “Bento Batuca”), no papel de Débora; 
  • e Hugo Picchi (“Cocoricó” e “Irmão do Jorel”), que faz Leo e do narrador.

Ficha técnica

  • Roteiro: Marcelo Duarte
  • Produção: Larissa Alves
  • Consultoria: Gilmar Lopes
  • Vinhetas, montagem e sonorização: Hugo Alexander
  • Direção: Maísa Zakzuk

Gravado em dezembro de 2020 no Estúdio Compasso Coolab, em São Paulo.

Conheça o site oficial Caçadores de Fake News, que foi desenvolvido pela R2D2, com ilustrações de Caco Bressane e textos de Júlia Bezerra.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui