13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Carlos Bolsonaro publicou foto com arma e flores logo após a morte de Marielle?

- Publicidade -

É verdade que Carlos Bolsonaro publicou em seu perfil do Twitter uma foto segurando uma arma e flores, poucos minutos após a morte da vereadora Marielle Franco?

A descoberta foi denunciada pelo site Et Urbs Magna, no dia 21 de novembro de 2019, e rapidamente compartilhada por diversos sites e blogs. Segundo o que diz na reportagem, internautas teriam descoberto que o vereador Carlos Bolsonaro havia postado em seu perfil do Twitter uma foto sua segurando um vaso de flores e uma arma. De acordo com a publicação, a postagem teria sido feita por Carlos minutos após a confirmação da morte da também vereadora Marielle Franco (14 de março de 2018), dando a entender que o político estaria comemorando um assassinato!

Será que isso é verdade ou mentira?   

Carlos Bolsonaro teria publicado foto segurando uma arma e um vaso de flores minutos após o assassinato de Marielle Franco! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A publicação feita pelo site Et Urbs Magna se baseia em uma postagem feita no Twitter pelo perfil @Valdirene8975, no dia 21 de novembro de 2019. Até a publicação dessa nossa checagem, a publicação já havia conseguido mais de 1.300 curtidas!

Acontece que a foto não foi publicada por Carlos Bolsonaro no dia da morte de Marielle, mas anos antes, em setembro de 2016! O vereador desativou a sua conta no Twitter, mas podemos ver no histórico do Google:

Reprodução/Google

Para não haver dúvida, encontramos a publicação feita no dia 14 de setembro de 2016 e arquivada pelo WebArchive! Na postagem – que teve apenas 156 retweets – o vereador mostra a arma e o vaso de flores e diz:

“QUANDO INVADIREM MINHA CASA: Toma aqui esse buquê de flores, sinhô vagabundo s/ oportunidade!”

E o que foi publicado no dia 14 de março de 2018?

Nesse documento arquivado com todos os tweets feitos por Carlos Bolsonaro no Twitter desde 2017, averiguamos que no dia do assassinato da vereadora Marielle Franco, Carlos fez apenas 5 postagens em seu perfil. Em uma das publicações, o vereador critica o jornal O Globo, na outra ele fala sobre um processo movido pelo pai contra o apresentador Marcelo Tas e nada sobre Marielle ou fotos segurando armas!

Também não encontramos referências a essa suposta publicação em outras redes na ocasião.

Conclusão

- Publicidade -

Carlos Bolsonaro não publicou uma foto segurando um vaso de flores e uma arma em seu perfil do Twitter no dia da morte da vereadora Marielle Franco! A foto espalhada em novembro de 2019 foi publicada por Carlos em setembro de 2016 em outro contexto!    

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Cadê os bolsominions pra te elogiar meu amigo Gilmar Lopes? Vc já está sendo tachado de comunista, não? Por isso que els estão sumidos? kkkkk Vc sabe o que é isso, não? É o fascismo em ação meu caro. Não pode falar mal deste governo, mesmo que seja verdade. Enfim, bom trabalho pra vc!

    • Parabéns pelo pesquisa. Mas essa nem precisa o grande Gilmar Lopes ter o trabalho!
      Outra coisa…A família Bolsonaro tb não estaria envolvida na morte do Gugu?

      • A família Bolsonaro tb não estaria envolvida na morte do Gugu?
        Por que estariam? O Gugu também foi assassinado por milicianos que moram no condomínio deles? Conte-nos mais!

        • Kkkkkk Sr. Agente da Polícia Federal (ai que meda)…Vc é mais indicado para responder as perguntas, apresentar as provas e depois encaminhar para os responsáveis julgarem, não é mesmo?
          Mas fica a dica….
          Luigi Baricelli, Silvio Santos, Jorge Ben tem casas no mesmo local da casa do Gugu….quem sabe eles podem estar envolvidos na morte do Gugu…”moravam perto”, isso é um fortíssimo indício kkkkkkkkkkkkk

          • Great, thanks for the tips! We’ll investigate all those people you’ve mentioned. Let’s hope they aren’t envolved with Bolsonaro family and the vigilantes that they are in cahoots with.

            Regards.

          • moravam perto”, isso é um fortíssimo indício kkkkkkkkkkkkk
            Moravam perto, tiravam fotos juntos, filho de um namorou filha do outro, pescavam juntos, amigos trabalhavam juntos… o filho de um discutiu com a vítima… familiares pegaram as gravações antes da polícia… que mais? Posso citar um sem fim de indícios. ISSO são fortíssimos indícios!

  2. Uso muito o navegador Chrome (no PC), mas não deu para ler: muito anúncio na matéria. Experimentei o Firefox, melhorou e o IE idem. Mas, muitos anúncios são desanimadores, desestimulam a leitura…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui