17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

Casal capota o carro ao namorar no veículo parado! Será verdade?

- Publicidade -

O acidente teria acontecido em uma cidade do interior, quando um carro capotou parado, com um casal namorando dentro! Será verdade?

A notícia apareceu com força nas redes sociais e em diversos sites e blogs na última semana do mês dezembro de 2016 e narra a infeliz sorte de um casal que teria parado o carro no acostamento de uma estrada para namorar, mas devido ao forte balanço das investidas dos namorados, o veículo acabou virando, capotando e descendo a ribanceira!!!

O fato teria ocorrido em Assis, no interior do estado de São Paulo  e o casal teria sofrido pequenos ferimentos, sendo levado ao hospital e estaria passando bem, apesar da vergonha.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Carro capota parado por causa do balanço dos namorados! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar desse assunto aparecer com bastante força no final de dezembro de 2016, ele é bem mais antigo do que isso. Uma busca no Google nos mostra que há relatos desse mesmo acidente publicados desde 2012!!! Como a manchete não é datada, quem a lê pela primeira vez pode achar que se trata de um fato recente. As chances dessa mentira ser repassada aumentam!

Não há nenhuma menção a esse acidente tão incomum em nenhum jornal sério. Uma coisa assim seria um prato cheio para os programas sensacionalistas da TV e… nada. Apenas sites e blogs e somente copiaram o mesmo texto, mudando uma coisinha aqui e ali.

Outro fato curioso nessa história é que cada versão afirma que o acidente teria ocorrido em uma cidade diferente: Em Assis (SP), em Laranjeiras do Sul (PR), em Guarapuava(PR), em Petrolina (PE), em Maceió (AL), em Tangará da Serra (MT) e em várias outras!

A foto usada para ilustrar essa “notícia” é a mesma que é usada em várias outras postagens não relacionadas, como essa, com o relato de um soldado do exército que teria sofrido um acidente automobilístico.

Origem

A verdade mesmo é que esse boato surgiu de uma postagem no blog humorístico G17, em maio de 2012.

- Publicidade -

O G17, pra quem não sabe, é conhecido na web brasileira por inventar notícias engraçadas sobre fatos do cotidiano e, apesar do site deixar bem claro que trata-se de uma brincadeira, muita gente acaba compartilhando essas sátiras como se fossem verdade.

É do G17 a autoria de algumas e-farsas que ficaram famosas na rede como, por exemplo, aquela que dizia que uma garota de programa tinha fugido ao descobrir que o cliente era o seu próprio marido e outra, que uma jovem que teria tatuado o nome Dilma Rousseff no braço estava fazendo uma vaquinha pra remover as tatuagens.

Em abril de 2012, fizemos uma entrevista com o criador do G17. Para ler a entrevista completa, clique aqui!

Outros sites no mesmo estilo

O G17 não é o único site que faz humor com a cara de um site jornalístico. No vídeo abaixo, listamos 5 sites que fazem esse mesmo trabalho humorístico que acabam enganando muita gente:

 

Conclusão

A notícia de um casal de namorados que capotou um carro parado é farsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

    • mais burro ele falo parana sua anta.
      Outro fato curioso nessa história é que cada versão afirma que o acidente teria ocorrido em uma cidade diferente: Em Assis (SP), em Laranjeiras do Sul (PR), em Guarapuava(PR), em Petrolina (PE), em Maceió (AL), em Tangará da Serra (MT) e em várias outras!

      • Cara cuidado ao chamar os outros de burro ou anta por aí sem reparar direito nas coisas. Quem acaba passando papel de “anta”, acaba sendo você.
        O texto foi editado e foi corrigida a informação das cidades serem do PR depois do comentário do rapaz. Você leu o texto já corrigido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui