15.3 C
São Paulo
terça-feira, outubro 4, 2022

China inaugura ônibus elevado! Será verdade?

- Publicidade -

Chineses teriam inaugurado o que seria uma revolução nos meios de transportes: Um ônibus que passa por cima dos carros, podendo levar até 1200 passageiros! Será?

A notícia surgiu em diversos sites e portais no começo de agosto de 2016 e mostra um novo conceito em transporte de passageiros: Um ônibus elevado que poderia levar até 1200 passageiros por viagem e, por ser elevado, deixaria os veículos de passeio livres para passarem por baixo dele. Ou seja, o TEB-1 além de levar centenas de passageiros, ainda deixaria as ruas e avenidas livres para os veículos de passeio.

As fotos da inauguração do “ônibus do futuro” se espalharam pela web e muita gente ficou curiosa para saber se isso é verdade ou farsa!

Será que esse ônibus existe mesmo?

China inaugura o primeiro ônibus elevado do mundo! Será verdade? (foto: Divulgação)
China inaugura o primeiro ônibus elevado do mundo! Será verdade? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

Após o alvoroço que a inauguração desse ônibus causou na web, vários sites começaram a questionar a veracidade das informações que estavam sendo compartilhadas por aí. Um bom exemplo é o Car News China, que mostrou vários indícios de que o Transit Elevated Bus (TEB-1) é apenas um conceito que ainda não está funcionando de verdade!

O percurso real do ônibus elevado foi de apenas 300 metros, somente para ser mostrado aos investidores (que parecem ter comprado a ideia, investindo milhões no TEB-1.

De acordo com o site CarPlace, as autoridades locais da cidade de Qinhuangdao (onde foi realizado o teste) não foram notificadas do acontecimento.

Como mostrado na imagem abaixo, o ônibus não é um ônibus, mas também não é um trem, visto que os trilhos são apenas canaletas feitas de forma bem precária:

Os trilhos são canalhetas improvisadas! (foto: Reprodução/Car News China)
Os trilhos são canalhetas improvisadas! (foto: Reprodução/Car News China)

- Publicidade -

O Car News China também explicou que o projeto foi feito em apenas 2 meses, o que fez com que muitas peças do veículo fossem colocadas às pressas e sem a menor segurança:

Feito às pressas, o projeto é cheio de gambiarras!
Feito às pressas, o projeto é cheio de gambiarras!

Além disso, o TEB teria apenas 4,8 metros de altura, deixando o vão inferior com apenas 2 metros de altura para a passagem dos carros. Apenas veículos pequenos poderiam passar por baixo do ônibus. Uma pickup, por exemplo, já não poderia passar!

Veja na imagem abaixo que os engenheiros usaram um ar-condicionado residencial no ônibus, mostrando que o veículo não pode ir muito longe:

20160809teb-003

E, para quem ainda duvida que esse ônibus existe mesmo, olha aqui o local da fábrica da Qinhuangdao, responsável pelo projeto:

Fábrica do TEB é um terreno baldio!
Fábrica do TEB é um terreno baldio!

Conclusão

A ideia do ônibus elevado é até boa, mas o TEB ainda não está funcionando de verdade! Trata-se apenas de um protótipo feito para atrair a grana dos investidores desavisados!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Prefiro aquele outro “projeto” que diz que é tanta gente usando transporte urbano, que o negócio mesmo era construir uma grande esteira subterrânea paras as pessoas se locomoverem.

  2. Ainda acho que a melhor situação é a reorganização urbana, independente da cidade que for, pessoas que moram na parte sul se deslocam ao seu trabalho que fica na parte norte, e vice versa, e ainda tem a questão dos filhos que fica pra outro lado. Que tal colocar as pessoas morando próximo, bem próximo mesmo que de para ir a pé para o trabalho em um percurso de no máximo 15 minutos. Exemplo: começa com as empresas grandes, com grande número de funcionários, construa um condomínio residencial próximo onde todos que trabalhem nessa empresa morem nesse condomínio, que por sua vez dentro desse condomínio tem escola e mercado próprio.

  3. O mencionado “projeto” não foi para frente pois, segundo uma reportagem da CNN, tratava-se de um esquema fraudulento para captar dinheiros de investidores incautos.
    Tanto o veículo (um protótipo bem capenga, diga-se de passagem) quanto os “trilhos” foram abandonados e estão causando um transtorno para a população da cidade de Qinhuangdao -> http://money.cnn.com/2016/12/19/technology/china-elevated-bus-teb/index.html
    A empresa que produziria o veículo aparentemente fechou e os envolvidos desapareceram, largando o trambolho no meio da cidade.
    A coisa toda virou um escândalo e parece que as autoridades na China não querem que se comente o assunto visto que nem o Baidu nem o Weibo mostram artigos falando to tal TEB/TEB-1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui