16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Crianças tiram foto com merenda e tem que devolver a comida pra escola?

- Publicidade -

É verdade que o Governo está dando merenda para as crianças apenas para tirarem fotos com prato de comida e depois recolhe tudo, as proibindo de comer?

O vídeo se espalhou com força em diversas páginas no Facebook em maio de 2018, indo parar no nosso grupo fechado dessa rede social e deixando muita gente indignada! Nele podemos ver um grupo de crianças sendo servido com um copo de suco e um prato de comida, mas os alunos estavam apenas posando para fotos e devolvendo a merenda sem se alimentar!

De acordo com o texto que acompanha essas imagens, o governo estaria fazendo isso apenas para conseguir votos e que os Direitos Humanos não estariam vendo isso acontecer com as nossas crianças.

Somente em uma das páginas onde isso foi publicado, o vídeo já teve mais de 2,8 milhões de visualizações, mas será que isso é verdade ou mentira?

https://www.facebook.com/EuAcreditoNaMinhaGeracao/videos/1620123801410558/

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas ele não foi filmado aqui no Brasil, como muitas publicações afirmaram.

Apesar de surgir com força em maio de 2018, esse vídeo é de 2016 e foi filmado na escola pública Sagrado Coração de Jesus na cidade de Aguachica, na Colômbia

A responsável por essa farsa foi Fundación Provenir Valledupar, que queria mostrar que o seu abastecimento de merenda estava indo bem.

De acordo com uma rádio local, uma das professoras resolveu gravar o vídeo e denunciar a falta de ética da fundação. Ela disse que, apesar de temer pela sua segurança, não sofreu ameaças pela sua denúncia!

Em poucos dias foi instaurada uma auditoria para apurar o caso e, em 3 semanas, as autoridades apuraram várias irregularidades no fornecimento de merenda nas escolas da região. Apenas um mês após o ocorrido, um juiz afastou o prefeito de Aguachica juntamente com outros 4 envolvidos no escândalo!  

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo mostrando pessoas forçando alunos a fingir que estavam recebendo merenda é verdadeiro, mas o fato aconteceu na Colômbia em 2016 e os envolvidos já foram punidos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. No Ceará, governado pelo Petista Camilo Santana, a maioria das escolas estaduais não recebeu ainda a verba deste ano para a merenda escolar.
    E sabe-se que vai piorar! É ano de campanha eleitoral o que puder será desviado para isto!

  2. Na Cidade de Santos, faltam cozinheiras. As Unidades Estaduais não possuem AVCB,Unidades estão com infiltrações, rachaduras.Goteiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui