17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Fátima Bernardes reformou a casa da família do ladrão morto em Suzano?

- Publicidade -

É verdade que a apresentadora Fátima Bernardes reformou em seu programa Encontro a casa da família do assaltante morto em Suzano por uma policial que estava de folga?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs no começo da segunda quinzena de maio de 2018 e afirma que a apresentadora do programa Encontro da Rede Globo de Televisão teria financiado uma reforma completa na casa da família do bandido morto por uma policial em Suzano (SP).

No programa, que teria ido ao ar no dia 16 de maio de 2018, Fátima Bernardes teria se solidarizado com o caso e ajudado a família do ladrão e, de acordo com o texto espalhado na web, demonstrado que ele (o assaltante) teria sido apenas uma vítima do sistema, da sociedade, capitalista, preconceituosa, e sem amor.

A notícia ainda afirma que a reforma teria sido feita na casa da família do jovem, avaliada em 200 mil reais, além de todos os móveis e mobília foram trocada por novos, e ainda 2 anos de cesta básicas no valor de R$ 1.200.

Será que essa notícia é verdadeira é falsa?

Fátima Bernardes reformou a casa da família do assaltante morto em Suzano? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Desde o dia da morte do assaltante Eliveiton Neves Moreira, durante uma tentativa de assalto em frente a uma escola em Suzano (SP), muitas publicações falsas começaram a se espalhar na web. Já desmentimos aqui no E-farsas a fake news que afirmava que um político teria se solidarizado com o bandido e outra, afirmando que “os Direitos Humanos” teriam mandado prender a policial que matou o ladrão!

Como o assunto estava em destaque na mídia, se tornou um prato cheio para os criadores de boatos eletrônicos…

Dessa vez, inventaram que o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão, teria financiado uma reforma na casa da família do assaltante morto. Acontece que, como você pode conferir no site da TV Globo, o programa Encontro não tocou no assunto da morte do assaltante desde o dia 12 de maio (quando a tentativa de assalto deu errado).

No dia 16 de maio, o programa apresentado por Fátima Bernardes tratou de outros temas e não houve nenhuma menção à morte do bandido!   

Origens

- Publicidade -

Essa fake news nasceu no site Top Five TV, site que já mostramos aqui no E-farsas é um celeiro de notícias falsas! Mesmo não dando provas das informações publicadas, o texto foi compartilhado várias vezes nas redes sociais.

Conclusão

A notícia afirmando que a apresentadora Fátima Bernardes reformou a casa da família do assaltante morto em Suzano é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Quando é que o brasileiro vai aprender a só compartilhar as coisas quando tiver um zilhão de por cento de certeza de que o que está compartilhando é verdade?

      • Urnas não são a solução e nunca foram, principalmente quando a escolha é feita entre merdas e cocôs. Porém, como há de se escolher alguém, espero que Bolsonaro vença, pois ele me faz lembrar a boa fase em que este país passou no Regime Militar (não ditadura como muitos dizem).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui