17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Desabafo de Alberto Saraiva, fundador do Habib´s! Será?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Um texto polêmico atribuído ao criador do Habib’s criticando o governo se espalhou pelas redes sociais, causando uma série de debates na web! Mas será que Alberto Saraiva disse tudo isso mesmo?

Na segunda quinzena de agosto de 2015, o texto abaixo apareceu nas redes sociais e se espalhou rapidamente. No desabafo, um empresário de uma rede de lanchonetes brasileira questiona os altos impostos brasileiros, o assistencialismo do Governo e critica aqueles que recebem benefícios do Estado.

A indignação – chamada de “O Desabafo de um Empresário” – teria sido publicada na rede com a transcrição de uma entrevista do fundador da rede Habib’s, Alberto Saraiva, mas será que ele disse isso mesmo?

Leia trechos do texto a seguir e veja o que descobrimos:

“Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)… Ok. Acho até divertido… Mas faz um favor para o seu país antes! Emprega alguém! Na CLT! Paga tudo direitinho! Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia… No seu negócio. Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa… […] Você é um herói e não me interessa qual partido apoia! Tem o meu respeito!!! Não fez nada disso? É político de carreira? Está encostado em alguma bolsa? Mama na teta do governo? É vagabundo? … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva… Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra puta que o pariu… …. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!”

Antonio Alberto Saraiva teria escrito um desabafo criticando o Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Antonio Alberto Saraiva teria escrito um desabafo criticando o Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A maneira mais fácil de fazer com que algum texto qualquer seja viralizado é atribui-lo a alguém conhecido! Já mostramos aqui no E-farsas alguns exemplos de texto apócrifos como uma frase atribuída ao arquiteto Oscar Niemeyer dizendo que Brasília deveria ter sido construída em forma de penico.

Basta juntar um texto polêmico com o nome de uma pessoa famosa e/ou com credibilidade que o sucesso do boato é garantido!

Não há nenhum dado validando que o empresário tenha dito isso mesmo. Não se sabe quando e/ou onde e/ou para quem ele teria feito tais afirmações.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Habib’s, que nos respondeu prontamente, através de e-mail, que o texto não é de autoria de Alberto Saraiva:

habibs

Texto requentado

O texto atribuído ao empresário da rede de lanchonetes não é novo na internet. Uma rápida busca no Google e podemos ver publicações desse mesmo “desabafo” em postagens de março de 2015 em fóruns e aqui e aqui. A diferença é que naquela época o artigo não era atribuído ao fundador do Habib´s! Isso só foi acontecer em agosto de 2015, quando o texto voltou a fazer sucesso no Facebook.

O site Tudo a Dizer também publicou esse mesmo “desabafo” com o título “Os Coxinhas do Brasil” em março de 2015, mas atribuiu o conteúdo do texto a uma pessoa chamada Rodrigo Pinheiro. Na ocasião, a imagem de um simpático senhor segurando uma bandeja de coxinhas ilustrava a matéria (esse senhor da foto era Alberto Saraiva, do Habib’s).

Alberto Saraiva, segurando uma bandeja de coxinhas, foi usado apenas com foto ilustrativa! (foto: Reprodução)
Alberto Saraiva, segurando uma bandeja de coxinhas, foi usado apenas com foto ilustrativa! (foto: Reprodução)

O mesmo texto foi publicado pelo próprio Rodrigo Pinheiro em sua página do Facebook, mas ele mesmo explica que a foto do homem segurando uma bandeja de coxinhas é meramente ilustrativa!

Talvez essa confusão tenha nascido daí. Ainda mais depois que publicações extremamente populares como a do Raio Privatizador, no Facebook que alcançaram centenas de milhares de compartilhamentos e outras milhares de curtidas começaram a se espalhar! Perceba que, na ocasião, o texto ainda não era atribuído ao sr. Habib’s.

Em agosto de 2015, quando esse texto voltou a fazer sucesso na web, vários sites usaram a foto que está aqui no topo dessa nossa pesquisa para ilustrar o texto atribuído ao criador do Habib’s e quem ler o “desabafo” pode ficar com a impressão de que a foto teria sido tirada durante a entrevista com o empresário (quando ele teria dito essas palavras). No entanto, essa foto é apenas parte de uma entrevista dada por Álvaro Saraiva a um canal do YouTube sobre liderança.

Como você pode assistir no vídeo abaixo, Saraiva não fala nada do que estão atribuindo a ele:

 

Conclusão

O texto em forma de desabafo que circula web não é de autoria do fundador do Habib’s. Possivelmente, seu nome foi vinculado ao texto por causa de uma confusão depois que alguém resolveu usar uma foto sua segurando uma bandeja de coxinhas!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

17 COMENTÁRIOS

  1. Se verdadeiro ou falso, não para questionamento. Mas que tem toda razão e meu respeito, isso tem!Depoimento corajoso com diz em certo trecho, colocar suas economias e o pescoço na forca da carga tributária, Desculpem termo, mas que ter CULHÃO.! ! !

  2. Se derem um chute nos ovos do dr Alberto Saraiva, vai pegar na boca do Renner, gerente do habibs Messejana, pois esse merda é muito do babão e égua.

  3. Se derem um chute nos ovos do dr Alberto Saraiva, vai pegar na boca do Renner, gerente do habibs Messejana, pois esse merda é muito do babão e égua.

  4. se derem um chute nos ovos do dr. Alberto Saraiva, vai pegar na boca do Renner, gerente do habibs Messejana, pois ele é um merda de babão

  5. Comentário ridículo mesmo sendo falso… Até parece que impostos, encargos trabalhistas e sociais são novidades ou surpresas. Sem contar que todo esse custo é repassado ao consumidor…. Quer ser capitalista e não correr riscos.. Se invente… Se reivente… Seja criativo.. Analise mercado… Não venha choramingar se VC eh detentor do poder econômico e sabia exatamente onde estava investndi seu dinheiro… Capitalismo é isso aí. Assumir riscos. Quer ser capitalista com a garantia que vai se dar bem? Mamar na teta não quer não ne?

    • E o senhor por acaso seria um empresário de sucesso? Não? Então faça como o autor do texto e tente para entender o que ele fala. Não quer tentar? Pois bem, de um jeito ou de outro, é quem tenta que te dá seu sustento.

      Logo se vê que você não tem nenhuma experiência pela infantilidade do seu comentário. “é repassado ao consumidor”, nossa, muito simples, como TODO MUNDO é burro e só você é esperto, o governo pode tributar à vontade, é só repassar pro consumidor. Você acha que dinheiro dá em árvore??? A sua analfalbetice economica é tão imensa que você nem entende o que é dinheiro – uma commoditie amplamente aceita usada para trocas voluntárias entre diversos agentes economicos. Meu consumidor está disposto a pagar 5 reais em um cachorro quente, a partir do momento que eu cobrar 6, ele vai preferir fazer o dele em casa, capisce???

      Até o dia que todo mundo preferir em vez de correr riscos, fazer sua própria roça e viver de subsistência, que belo avanço, que futuro maravilhoso que você prega em suas palavras!!!

  6. Parece que desabafar contra o governo federal quer seja inventado ou não, incomoda a esta página. Já procurei se existiam outros boatos desvendados contra governos de outros partidos, mas são muito poucos, a página parece que faz questão de defender o governo.
    Não duvido que se um dia descobrirem que a página recebe incentivo do governo, os autores vão correndo vir desmentir, que é ”boato”.
    Pára que ta feio!!

    • Meu caro Coxinha, eleitor de FHC, Serra, Alkmin (o senhor das águas), Aécio (o senhor dos Ares), e tantos outros.
      Há aqui no E-Farsas, SIM, textos que desmentem vários boatos atribuidos ao Senhor dos Ares, como por exemplo, o de que ele não precisa do voto de professores pra ser eleito, entre outros tantos.
      Ocorre que, no Brasil de hoje, o esporte predileto dos espertinhos de plantão, é levantar boatos sobre o PT, pra patos inocentes, como você, cairem.

    • Ninguém pode desmentir o que não for mentira.

      A direita brasileira é mais desacreditada porque mente muito mais. Esse site não apresenta qualquer posicionamento político.

      Você defender a manutenção dos boatos é um bom exemplo disso.

  7. Independente do autor, o texto é a pura verdade de um país travado por um excesso de burocracia, alta carga tributária, somado a um dos maiores gargalos p/ geração de emprego q é a própria CLT, criada por um governo ditatorial e populista como foi Getúlio Vargas, inviabiliza o crescimento sim e muito, não só do empresário, o tomador de risco, q bota a coisa p andar, ao contrário de socialistas, q temem o risco e preferem atalhos mamando na teta do dinheiro do contribuinte, mas também de seu funcionário p/ girar a economia. Texto foi um desabafo sim! Perfeito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui