Um texto polêmico atribuído ao criador do Habib’s criticando o governo se espalhou pelas redes sociais, causando uma série de debates na web! Mas será que Alberto Saraiva disse tudo isso mesmo?
Na segunda quinzena de agosto de 2015, o texto abaixo apareceu nas redes sociais e se espalhou rapidamente. No desabafo, um empresário de uma rede de lanchonetes brasileira questiona os altos impostos brasileiros, o assistencialismo do Governo e critica aqueles que recebem benefícios do Estado.
A indignação – chamada de “O Desabafo de um Empresário” – teria sido publicada na rede com a transcrição de uma entrevista do fundador da rede Habib’s, Alberto Saraiva, mas será que ele disse isso mesmo?
Leia trechos do texto a seguir e veja o que descobrimos:
“Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)… Ok. Acho até divertido… Mas faz um favor para o seu país antes! Emprega alguém! Na CLT! Paga tudo direitinho! Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia… No seu negócio. Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa… […] Você é um herói e não me interessa qual partido apoia! Tem o meu respeito!!! Não fez nada disso? É político de carreira? Está encostado em alguma bolsa? Mama na teta do governo? É vagabundo? … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva… Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra puta que o pariu… …. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!”
Antonio Alberto Saraiva teria escrito um desabafo criticando o Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Basta juntar um texto polêmico com o nome de uma pessoa famosa e/ou com credibilidade que o sucesso do boato é garantido!
Não há nenhum dado validando que o empresário tenha dito isso mesmo. Não se sabe quando e/ou onde e/ou para quem ele teria feito tais afirmações.
Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Habib’s, que nos respondeu prontamente, através de e-mail, que o texto não é de autoria de Alberto Saraiva:
Texto requentado
O texto atribuído ao empresário da rede de lanchonetes não é novo na internet. Uma rápida busca no Google e podemos ver publicações desse mesmo “desabafo” em postagens de março de 2015 em fóruns e aqui e aqui. A diferença é que naquela época o artigo não era atribuído ao fundador do Habib´s! Isso só foi acontecer em agosto de 2015, quando o texto voltou a fazer sucesso no Facebook.
O site Tudo a Dizer também publicou esse mesmo “desabafo” com o título “Os Coxinhas do Brasil” em março de 2015, mas atribuiu o conteúdo do texto a uma pessoa chamada Rodrigo Pinheiro. Na ocasião, a imagem de um simpático senhor segurando uma bandeja de coxinhas ilustrava a matéria (esse senhor da foto era Alberto Saraiva, do Habib’s).
Alberto Saraiva, segurando uma bandeja de coxinhas, foi usado apenas com foto ilustrativa! (foto: Reprodução)
O mesmo texto foi publicado pelo próprio Rodrigo Pinheiro em sua página do Facebook, mas ele mesmo explica que a foto do homem segurando uma bandeja de coxinhas é meramente ilustrativa!
Talvez essa confusão tenha nascido daí. Ainda mais depois que publicações extremamente populares como a do Raio Privatizador, no Facebook que alcançaram centenas de milhares de compartilhamentos e outras milhares de curtidas começaram a se espalhar! Perceba que, na ocasião, o texto ainda não era atribuído ao sr. Habib’s.
Em agosto de 2015, quando esse texto voltou a fazer sucesso na web, vários sites usaram a foto que está aqui no topo dessa nossa pesquisa para ilustrar o texto atribuído ao criador do Habib’s e quem ler o “desabafo” pode ficar com a impressão de que a foto teria sido tirada durante a entrevista com o empresário (quando ele teria dito essas palavras). No entanto, essa foto é apenas parte de uma entrevista dada por Álvaro Saraiva a um canal do YouTube sobre liderança.
Como você pode assistir no vídeo abaixo, Saraiva não fala nada do que estão atribuindo a ele:
Conclusão
O texto em forma de desabafo que circula web não é de autoria do fundador do Habib’s. Possivelmente, seu nome foi vinculado ao texto por causa de uma confusão depois que alguém resolveu usar uma foto sua segurando uma bandeja de coxinhas!