18.9 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

É verdade que Geraldo Alckmin, vice de Lula, disse que vai taxar o PIX?

- Publicidade -

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, disse mesmo que imposto sobre PIX é necessário para o crescimento econômico?

A afirmação surgiu no começo de novembro de 2022 nas redes sociais e apresenta uma manchete do portal G1 de notícias com uma frase atribuída ao político Geraldo Alckmin. De acordo com a reportagem, o vice de Lula teria dito em entrevista ao G1 que a taxação do PIX – sistema de transferência instantanea – é algo necessário para o crescimento econômico do nosso país!

Será que isso é verdade?

Texto compartilhado no começo de novembro de 20222: “Alckmin diz que por motivos financeiros específicos, a taxação do pix é algo extremamente necessário para o crescimento econômico brasileiro. Faz o L” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Realizamos buscas no portal G1 a respeito dessa declaração atribuída a Geraldo Alckmin e não encontramos nada. Aliás, o próprio site de notícias do grupo Globo desmentiu essa história

A assessoria de Lula negou que irá tributar o PIX. Segundo assessores, a taxação do PIX não está entre os planos para o governo do novo presidente.

Boato requentado

Essa não foi a primeira vez que a proposta de tributação do PIX foi falsamente atribuída ao petista. Na reta final do segundo turno das eleições presidenciais, foram espalhadas montagens com o layout do portal UOL afirmando que Lula iria acabar ou taxar (dependendo da versão) as transações feitas via PIX. Na época, o UOL desmentiu essa história, juntamente com várias agências de checagem.

Conclusão

Não é verdade que Geraldo Alckmin disse que a taxação do PIX é necessária para o crescimento econômico do país!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui