Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Escada rolante leva turistas para ver o fundo do mar na China! Será verdade?

Fora de Contexto

Escada rolante leva turistas para ver o fundo do mar na China! Será verdade?

Escada rolante leva turistas para ver o fundo do mar na China! Será verdade?

Recentemente, um vídeo mostrando turistas numa escada rolante, sendo supostamente conduzidos até o fundo do mar, viralizou nas redes sociais. Disseminado desde o dia 24 de setembro de 2019, a partir de um perfil no Facebook (arquivo), o vídeo já foi visto quase 7 milhões de vezes e obteve mais de 214 mil compartilhamentos!

Confira a publicação, abaixo:

Assim como o respectivo vídeo:

 

Entretanto, será que a escada rolante realmente conduz os turistas até o fundo do mar? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de contexto! Embora o vídeo seja autêntico, na verdade estamos de um pequeno trecho subquático do Aquário Oceânico de Xangai, na China. Resumindo, não se trata, de fato, do leito do mar. Numa rápida busca no YouTube, encontramos alguns vídeos mostrando esse mesmo trecho do parque:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

É interessante destacar, que  o Aquário Oceânico de Xangai é um dos maiores aquários da Ásia e conta com o maior túnel submerso do mundo. Este túnel, por sua vez, possui uma esteira rolante e faixas laterais caso o turista queira parar e observar mais atentamente algum trecho do percurso. Sem dúvida alguma, um belíssimo aquário.

Confiram mais detalhes através deste outro vídeo:

Neste artigo é necessário agradecer ao Marcelo, um dos administadores de nosso grupo, no Facebook, que rapidamente matou a charada sobre o local onde vídeo tinha sido gravado e a realidade por trás dele!

Conclusão

Fora de contexto! Embora o vídeo seja autêntico, na verdade estamos de um pequeno trecho subquático do Aquário Oceânico de Xangai, na China. Portanto, nada de escada rolante levando turistas para ver verdadeiramente o fundo do mar.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo