Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de uma menina usando máscara e segurando um coala é verdadeira ou falsa?

Falso

Foto de uma menina usando máscara e segurando um coala é verdadeira ou falsa?

Foto de uma menina usando máscara e segurando um coala é verdadeira ou falsa?

Acreditamos que não é preciso começar esse artigo falando sobre os incêndios florestais que vêm assolando a Austrália desde o ano passado, visto que há muita informação disponível na internet sobre esse assunto. Juntamente toda essa informação também passaram a circular inúmeras fotos e vídeos que mostrariam o caos que vem sendo enfrentado diariamente.

Uma dessas fotos é bem impressionante. Ela mostra uma menina usando uma máscara de proteção e segurando um coala com uma das mãos! A menina aparenta estar na beira de um corpo d’água, enquanto uma área de mata, ao fundo, arde em chamas!

Recentemente, mais precisamente no dia 4 de janeiro de 2020, essa foto foi compartilhada por um usuário no Instagram chamado “instagood”, que possui mais de 850 mil seguidores.

Publicação do usuário “instagood”, no Instagram.

Entretanto, será que essa foto é verdadeira? Será que se trata de uma montagem? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto não passa de uma montagem feita no Photoshop! Trata-se basicamente de um trabalho artístico! Originalmente, essa menina não estava usando máscara, tampouco segurando um coala! Nem mesmo a área de mata ardendo em chamas estava presente na foto original da fotógrafa apelidada de “thuie”, no Instagram. Segundo a própria fotógrafa, a foto original retratava apenas a filha da fotógrafa dentro da água.

A “thuie” é uma artista digital australiana, que publicou essa arte em sua conta no Instagram no dia 22 de dezembro de 2019. Desde o início, na descrição da imagem, ela deixou claro que se tratava de um trabalho artístico. Contudo, alguém simplesmente pegou a imagem e a disseminou distorcendo ou sem mencionar o contexto original. Num comentário, “thuie” disse que morava perto de uma área afetada pelos incêndios, mas que não era tão perto assim. Portanto, ela não estava em risco.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Publicação da fotógrafa “thuie”, no Instagram.

Interessante destacar, que muitas pessoas ficaram revoltadas quando souberam que se tratava de uma manipulação digital. Por outro lado, outras pessoas elogiaram o trabalho de “thuie”, por acreditarem se tratar de uma mensagem poderosa sobre o que os moradores de Nova Gales do Sul vem enfrentando nos últimos meses.

A “thuie” aproveitou a repercussão, de maneira positiva, ao divulgar o nome de ONGs na descrição de sua arte para que as pessoas pudessem fazer doações.

Conclusão

Falso! A foto não passa de uma montagem feita no Photoshop! Trata-se basicamente de um trabalho artístico. Na foto original essa menina não estava usando máscara, tampouco segurando um coala! Nem mesmo a área de mata ardendo em chamas estava presente na foto tirada pela fotógrafa apelidada de “thuie”, que por sua vez possui uma conta no Instagram. Segundo a própria fotógrafa, a foto original retratava apenas sua filha dentro da água.

Desde o início, na descrição da imagem, “thuie” deixou claro que se tratava de um trabalho artístico. Contudo, alguém simplesmente pegou a imagem e a disseminou distorcendo ou sem mencionar o contexto original!

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Uma mamãe coala abraçada ao filhote foi resgatada em meio aos incêndios na Austrália?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo