16.8 C
São Paulo
domingo, abril 18, 2021

Fotos provam que o Egito antigo já usava notebooks?

- Publicidade -

Imagens esculpidas em pedras comprovariam que os egípcios utilizavam equipamentos semelhantes a notebooks! Será que isso é verdade?

A imagem apareceu no Facebook no começo de abril de 2015 e mostra uma foto de uma cena esculpida em pedra do que parece ser um serviçal segurando um aparelho para uma mulher. O objeto se parece com um laptop com a tampa aberta e, do lado, podemos ver que ele ainda possui dois orifícios que se assemelham a duas entradas de USB!

A fotografia foi compartilhada milhares de vezes e deixou muita gente curiosa.

Seria essa uma evidência de que já tivemos uma civilização muito avançada no Egito Antigo? Seria uma tecnologia alienígena ou apenas uma montagem?

Será que isso é verdade ou farsa?

Egípcios antigos usavam notbooks! Será verdade?
Egípcios antigos usavam notbooks! Será verdade?

 

Verdadeiro ou falso?

A imagem é real, mas ela não tem nada de alienígena, futurista ou egípcia!

Na verdade, a foto é uma ampliação de parte de uma escultura de uma lápide grega e mostra uma mulher romana com sua escrava. Ela foi feita por volta do ano 100 a.C. e está em exposição no Museu Getty Villa, na Califórnia (EUA).

Lápide grega do ano de 100 a.C. (foto: Wikipédia)
Lápide grega do ano de 100 a.C. (foto: Wikipédia)

- Publicidade -

No Flickr podemos ver várias fotos dessa obra de arte tiradas por turistas que visitam o museu!

Conclusão

Na imagem, a escrava-mirim está segurando algo como uma caixa de joias e/ou de maquiagem que se parece mesmo com um laptop aberto! A escultura é, na verdade, uma lápide grega e os furos na lateral do objeto são arredondados, bem diferentes das conexões USBs atuais.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

- Publicidade -spot_img

16 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post! Mesmo não sendo egípcia, a escultura continua sendo muito intrigante! Afinal, o objeto é bem raso pra ser uma caixa. Observe que a espessura da base é bem semelhante a espessura da tampa. Para uma escultura detalhista, e geometricamente coerente, é de se questionar a espessura dessa “caixa”. Isso me intriga!

    Quanto aos buracos, não é comum que um artista faça “Buracos” em uma obra deste gênero, parece mais algo funcional em relação à lapide. Algum historiador que entende mais do assunto saberia dizer se existe uma razão conhecida pra esses buracos na obra?
    Vou perguntar pra alguns amigos do ramo sobre esses buracos e se souber de algo atualizo aqui.

    • me parece simplesmente buracos para colocar uma armação (tipo vergalhão), para emendar com um outro pedaço de rocha, mas que, com o tempo, acabou quebrando e deixando o miolo à mostra. Vejam que até a mão da menina que está por baixo do “laptop” encontra-se sem o polegar e o indicador, pois estão quebrados. Certamente esta faltando um pedaço, mesmo pequeno, da peça.

      • Bem observado Renato! Olhando agora da pra notar que aquela superfície foi danificada, esses buracos poderiam não estar visíveis inicialmente.

        • Provavelmente haveria, ali, uma tampa para a caixa (ou para o instrumento em questão). A Rocha não deveria ser grande o suficiente para fazer uma lapidação assim (que desse um ar palpável/tridimensional), e, portanto, a necessidade de unir um bloco de pedra à parte à estrutura.

  2. Ainda tem um adendo: parece que essa lateral de “notebook” está quebrada (basta ver que lateral da mão que a segura também está). Está faltando um pedaço, o que inclusive impossibilita de se saber realmente o que havia lá, e pode indicar a utilidade daqueles dois furos (poderia ser furos de suporte do pedaço faltante).

  3. Desde antigamente as pessoas ja estavam viciadas em tecnologia kkk mas isso aí é um truque de pareidolia, ta ai uma sugestão, expliquem sobre a pareidolia pois é um fator muito gerador de boatos, abraço.

  4. Caros colegas, como a maioria não gostam de ler livros, isso mostra claramente que até os antigos não tinham intimidades com os mesmos e mesmo hoje em dia, nos buscamos qualquer coisa de pessoas, menos ler os livros! rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui