Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Funk de Valesca Popozuda cai em prova do SAERJ! Será?

Famosos

Funk de Valesca Popozuda cai em prova do SAERJ! Será?

Um trecho da música “Beijinho no Ombro” da cantora carioca Valesca Popozuda foi usado em prova do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro?

Em abril de 2014, um recorte tirado de uma prova mostra uma questão que usa um trecho da música “Beijinho no Ombro” – sucesso do funk carioca interpretado por Valesca Popozuda – apareceu nas redes sociais.

De acordo com várias publicações na web, a questão teria caído em um exame feito para todos os alunos do Rio de Janeiro, através do SAERJ (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro), instituído em 2008 pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro.

A pergunta, que possuía 4 alternativas de resposta é essa:

Segundo a grande pensadora contemporânea, Walesca Popozuda, se bater de frente : 

a) É só tiro, porrada e bomba. 

b) É só beijinho no ombro. 

c) É recalque. 

d) É vida longa.

Será que essa história é real?

Trecho da música Beijinho no Ombro teria caído em exame carioca! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Trecho da música Beijinho no Ombro teria caído em exame carioca! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A imagem é real, mas a história é falsa!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A questão que fez enorme sucesso nas redes sociais não faz parte de nenhum dos exames realizados pela Secretaria da Educação do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal Correio Brasiliense, essa pergunta caiu em uma prova de filosofia que foi aplicada a alunos do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal.

Pode ser que a ideia do professor tenha sido a de trazer assuntos atuais aos seus alunos, mas sua atitude foi questionada por muitos. Em entrevista ao Correio, a pedagoga e mestre em educação Francisca Paris disse:

“Quando a classificamos como grande pensadora contemporânea, a rotulamos como alguém que de fato tem pensamentos sistematizados dentro dos princípios filosóficos ou científicos. A Valesca pode ser, sim, uma contestadora, visto que canta funk, e o funk é uma música de contestação, mas daí a classificá-la como grande pensadora contemporânea é equivocado”

De acordo com matéria publicada no Portal R7 de notícias, a coordenadora pedagógica da escola onde a prova foi realizada, Irisnar Lima, o professor Antônio Kubitschek se justificou sobre o caso:

“O professor afirma que a questão tem a ver com o conteúdo praticado em sala de aula. Segundo a coordenadora, alguns alunos foram à diretoria do centro de ensino para reclamar porque teriam achado a questão ‘estranha’.” 

Erros cometidos pelo professor

Na questão elaborada pelo professor, podemos notar pelo menos 2 erros:

  • O nome correto da cantora é “Valesca” e não “Walesca“;
  • A letra de “Beijinho no Ombro” não é de autoria da cantora. Segundo o site de músicas Vagalume, os autores desse sucesso carioca é o trio Wallace Vianna, André Vieira e Leandro Pardal.

Conclusão

A imagem é real, mas a questão caiu em uma prova no Distrito Federal.

Continue lendo
7 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo