Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Influencer Lilian Melchert filmou um OVNI em São Paulo?

Falso

Influencer Lilian Melchert filmou um OVNI em São Paulo?

Influencer Lilian Melchert filmou um OVNI em São Paulo?

Recentemente, uma digital influencer brasileira chamada Lilian Melchert usou os Stories de sua conta no Instagram para mostrar aos seus 1,3 milhão de seguidores, aquilo que ela disse acreditar ser o avistamento de um OVNI (acrônimo de “Objeto Voador Não Identificado”). Como era de se esperar, isso chamou a atenção de diversos sites de noticias, que vêm divulgando esse episódio sem nenhum tipo de checagem. Entre eles podemos citar os sites da revista “Quem“, “1News” e “ClickPB“.

Segundo o site da revista “Quem”, o registro foi feita por Lilian com o auxílio de um telescópio a partir de seu apartamento, na cidade de São Paulo. Já o “1News” mencionou que ela gritou muito enquanto tentava capturar as imagens. Ainda foi mencionado, ipsis litteris: “visivelmente em choque, a loira diz que não para de tremer ao visualizar o que seria uma nave extraterrestre“.

Trecho inicial do artigo publicado no site da Revista Quem.

Confira abaixo uma cópia dos vídeos publicados por Lilian Melchert, que foram replicados por um perfil chamado “lendaurbanatv, também no Instagram:

 

 

 

 

Entretanto, será que Lilian realmente avistou um OVNI? Será que ela sabia o tempo todo o que estava vendo? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Não se trata de um OVNI, conceitualmente dizendo, tampouco uma nave extraterrestre. A digital influencer Lilian Melchert filmou tão somente uma torre de TVSimplesmente e nada além disso.

Lilian Melchert Sabia o Tempo Todo que se Tratava de uma Torre de TV?

Tudo indica que sim! Todos aqueles que vêm divulgando essa história como verdadeira ou possivelmente verdadeira aparentemente não se deram ao trabalho de fazer uma checagem decente. Se tivessem feito, provavelmente iriam se deparar com um vídeo publicado por Lilian Melchert, no dia 2 de outubro de 2018, em seu canal no YouTube, intitulado “TOUR PELO MEU APARTAMENTO“.

Recomendamos fortemente, que vocês assistam a esse vídeo a partir de 4:57. É a partir desse ponto, que Lilian mostra a vista que ela possui a partir da janela do seu apartamento em São Paulo.

Quando vocês chegarem em 5:31 poderão escutar Lilian dizendo: “Dá vontade de me jogar, não de morrer, véi, jogar, e tipo assim, voar, voar pra cima até aquela antena“. Ela aponta justamente para a torre de TV que filmou recentemente, ou seja, fica evidente ela já conhecia há quase um ano e meio aquela antena e, inclusive, suas luzes.

Confira abaixo alguns frames desse vídeo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Frame mostrando a torre de TV filmada por Lilian.

Outro frame mostrando a torre de TV filmada por Lilian.

Mais um frame mostrando a torre de TV filmada por Lilian.

Assim como um comparativo entre o alegado “OVNI” e a torre de TV:

Comparativo entre o que foi filmado por Lilian em outubro de 2018 e maio de 2020.

Também entramos em contato com o brasileiro Marco Migoranca, entusiasta e curador do SIPEA (sigla para “Sistema de Pesquisa Sobre Evidências Anômalas”) – um grupo que retrata relatos paranormais, casuística ufológica, além de desmontar mentiras, falácias e montagens divulgadas na internet.

Segundo Marco, de antemão, era possível notar que o tal “objeto” possuía todas as características de uma antena/torre de TV, e o vídeo publicado em outubro de 2018 apenas corroborou com essa impressão inicial.

Atualização #1 – 06/05 às 19h

Numa aparente tentativa de esconder a farsa que propagou, a digital influencer “Lilian Melchert” privou seu vídeo publicado em 2 de outubro de 2018, no YouTube, no qual aparecia torre de TV filmada recentemente, e que ela própria tinha prévio conhecimento.

Entretanto, vocês podem conferir o referido trecho através deste outro endereço:

Atualização #2 – 06/05 às 20h30

O vídeo onde Lilian Melchert mostra a vista do seu apartamento voltou a ser público, mas manteremos o trecho acima como prova, caso haja alguma alteração futura.

Conclusão

Falso! Não se trata de um OVNI, conceitualmente dizendo, tampouco uma nave extraterreste. A digital influencer Lilian Melchert filmou tão somente uma torre de TV. Além disso, tudo indica que ela tinha conhecimento prévio dessa torre e sabia exatamente o que estava sendo filmado.

Diga-se de passagem, a princípio, esse tipo de alarmismo pode até soar como uma espécie de brincadeira. No entanto, a banalização do tema através de vídeos assim, não colabora em absolutamente nada na discussão do tema por aqueles que se dedicam a estudar o fenômeno, que julgam verdadeiro, de acordo com suas crenças.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

13 Comentários

13 Comments

  1. Maria

    6 de maio de 2020 em 12:32

    Hummmmm… 😐 Menina mentirosa, mas dá para ver no canal dela, voltada ao entretenimento, que se trata de uma adolescente com idade mental (simulada ou não) de uns 8 anos e provavelmente só faz isso para chamar atenção, audiência, cliques, curtidas, visualizações, em suma, mais $$$ através de um público com as mesmas características dela, muito similar aos irmãos Neto. Por tabela, sites FAJUTOS com temática sobrenatural, sensacionalista, alienígena, fofocas etc replicam o evento com o mesmo objetivo. 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Maria

    6 de maio de 2020 em 12:50

    Mas o que eu realmente fiquei CHATEADA foi quando uma editora convenceu o Nobel de Física, Leon Lederman, a cunhar/apelidar o Bóson de Higgs como “PARTÍCULA DE DEUS”, daí, literalmente o INFERNO cristão desceu, se acomodou e fez da Ciência a “casa da mãe Joana”. Houve centenas ou milhares de sites e seguidores RELIGIOSOS querendo impor seus vieses ou crenças na Ciência. Foi inspiração até para filmes como “Anjos e Demônios” (2009 com Tom Hanks) e Cloverfield (série). 🙁

    https://www.youtube.com/watch?v=bvhtEpM6AHs

    https://www.youtube.com/watch?v=34IZIiYXBGY

  3. John Again

    6 de maio de 2020 em 14:11

    Q papelão!! E ainda tem gente q segue isso

  4. John Souza

    6 de maio de 2020 em 16:51

    Pois é, mas eu não vi vcs fazendo matéria sobre os OVNIS que o Junior da dupla Sandy e Junior filmou da janela de casa. Aquele é interessante e até o momento não encontrei explicação plausível.

  5. Mel Wolff

    7 de maio de 2020 em 7:39

    Ah me desculpa mas eu não acho q foi intencional não, eu sigo o canal dela e ela sempre foi doida das ideias e não calcula o q fala…deve ter se confundido sim com a antena. Mas nesse dia eu vi nos stories dela e logo dps ela disse q poderia ser sim outra coisa, não necessariamente um disco voador, mas disse q parecia mto. Bjs

    • Marco Faustino

      7 de maio de 2020 em 9:39

      A pior parte dessa história é a “passada de pano” que adolescentes e seguidoras fanáticas tentam fazer. Ora tentam alegar que ela se confundiu, ora tentam dizer que tudo não passou de uma brincadeira. No vídeo publicado em 2 de outubro de 2018 fica muito claro o discurso dela de ficar horas olhando pela janela, admirando a paisagem noturna e ela própria identifica a antena ao fundo. Ela sabe há um ano e meio da existência daquela antena, visível a olho nu. Aliás, nem precisava de telescópio algum para isso. Logo no início do vídeo que ela publicou no Instagram, nos frames iniciais, fica nítido que se tratava de uma torre de TV (https://scontent.fubt1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/s960x960/95664821_3007676172659715_724268641591230464_o.jpg).

      Entretanto, a atitude dela é de fazer vídeos curtos, em tom histérico, propositalmente tremido, desfocado, sem mostrar o ambiente ao redor dela e mais nada. É o mesmo modus operandi que já vimos e continuamos vendo em outras farsas. Nos Stories ela promoveu o artigo da revista Quem, como se o ocorrido fosse real. Depois da publicação do nosso artigo, a revista Quem mudou a narrativa por conta própria dizendo que a “digital influencer” se confundiu. Ah, vá! Farsa é farsa, ponto.

      • Mel

        7 de maio de 2020 em 10:35

        Marco, eu não sou adolescente, eu tenho 29 anos hehe. Tudo bem, eu sei q vc tem sua visão e curto mto o e-farsas, mas AFIRMAR q ela fez de maldade é mto grave, afinal, ela nunca afirmou q aquilo era uma nave espacial. Ela ficou com medo mas logo em seguida disse q podia ser qlqr outra coisa, e repostou um comentário de fã falando q podia ser algum prédio. Mas td bem, respeito seu trabalho e vou continuar lendo as coisas, só dei a minha humilde opinião! Beijos.

        • Marco Faustino

          7 de maio de 2020 em 15:02

          Mel, não é a minha visão, existe todo um conjunto probatório indicando isso.
          Minha opinião é irrelevante perante a uma farsa grotesca como essa.

          Quanto a sua idade não posso atestá-la, visto que estou diante de um perfil apócrifo.

  6. Pedro Lucio Ribeiro

    7 de maio de 2020 em 8:53

    Gilmar, você caiu na armadilha dela! Eu nem comento. E, peço: pare de promover essas pessoas debilóide que se autoproclamam “digital influencer”.

    • Maria

      8 de maio de 2020 em 3:37

      @Pedro Lucio Ribeiro , é o Marco Faustino, jornalista DE VERDADE e colaborador do e-Farsas. E ele não “caiu em armadilha” nenhuma mas, sim, desmacarou e tornou evidente a estupidez, má-fé e infantilidade dela. Quem caiu foram os de leitores do canal dela e, quer você queira ou não, Lilian Melchert é, sim, uma “digital influencer”, com uma ordem de grandeza de 4 MILHÕES de inscritos no canal YouTube dela. 😉

      https://www.youtube.com/channel/UCVM8Jz1fKsMxr6cyuuF4KUA/videos

  7. Alexandre Mendes

    7 de maio de 2020 em 11:41

    NA verdade e com certeza ela não fez isso pensando nos stories mas sim no aplicativo TIK TOK que é a nova modinha entre os jovensn influencerem e ‘famosos” pois vc monetiza atraves das visualizações. quem ainda não conhece acesse o site e se prepare para o show de horrores. videos de todo o tipo e sem a menor noção como por exemplo danças, dublagens, efeitos de som repetidos e brincadeiras. è o novo xodó das pessoas com tempo livre. Ah assistir tb da dinheiro

  8. Corongão

    8 de maio de 2020 em 17:44

    Imagine só se o ET se depara com uma essa influencer ou algum de seus seguidores, já liga para o seu planeta de origem informando que “parece que não existe vida inteligente aqui” e vai embora.

    • Maria

      10 de maio de 2020 em 2:13

      @Corongão , KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀 Eu acho que você está sendo modesto, viu? Você tem TALENTO SIM para ironias, sarcasmo, piadas etc. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo