22.8 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Linha do trem passa por dentro de um prédio na China! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra um trem passando por dentro de um prédio na China! Será que isso é verdade ou mentira?

As imagens viralizaram nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2023, e mostram um monotrilho passando entre um dos andares no meio de um edifício na China. 

Será que essa história é real ou trata-se de um vídeo gerado por CGI?

Verdade ou mentira?

Por mais incrível que possa parecer, o vídeo é real!

Falamos sobre isso na nossa participação semanal no Programa Morde e Assopra, da rádio Energia 97 FM:

O local mostrado nas imagens é a estação Liziba, localizada no município chines de Chongqing. A parada do monotrilho da Linha 2 do Chongqing Rail Transit foi inaugurada em junho de 2005 e fica entre o sexto e o oitavo andar de um prédio residencial de 19 andares.

O projeto começou a ser construído em 1998 e a estação foi inaugurada em 2005 e, ao contrário do que se imagina, o edifício foi projetado juntamente com o trajeto do monotrilho. Não se trata de uma adaptação.

Em relação ao barulho, tudo parece ter sido planejado com o objetivo de diminuir ao máximo o incômodo dos moradores. Além de haver uma distância entre as paredes do prédio e os trens, há um perfeito isolamento acústico que transforma os sons da estação em um ruído comparável a uma lavadora de roupas. 

- Publicidade -

Conforme explicado nessa reportagem, os cinco primeiros andares do prédio são destinados a comércio e os apartamentos residenciais estão localizados a partir do 9º andar. Além disso, os pneus de borracha do monotrilho geram baixo ruído e pouca vibração.  

Nesse vídeo de 2018 podemos ver a estação por dentro:

E aqui, uma reportagem de 2022 sobre a estação, com depoimentos de Ye Tianyi, professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Chongqing, responsável pela construção:

Construção parecida no Japão

Em 2012, checamos aqui no E-farsas uma notícia que afirmava que uma estrada passava por dentro de um prédio e descobrimos que a construção foi inaugurada em 1992, no Japão e que uma estrada, de fato, passa por dentro de 3 de seus andares!

Conclusão

O vídeo que mostra um trem passando no meio de um prédio é real e foi gravado em uma cidade da China! O trajeto do monotrilho foi projetado juntamente com o edifício e os construtores isolaram acusticamente o local para não incomodar os moradores locais

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui