O E-farsas fala sobre boatos políticos na Folha de São Paulo!

10
3032
Gilmar Lopes do E-farsas fala na Folha de São Paulo sobre boatos eletrônicos em época de eleições! (reprodução)

O criador e pesquisador do E-farsas, Gilmar Lopes, falou ao Jornal Folha de São Paulo sobre o aumento dos boatos na reta final das eleições presidenciais!

No dia 24 de outubro de 2014 – dois dias antes do segundo turno das eleições à Presidência da República – o repórter da Folha de São Paulo Yuri Gonzaga bateu um papo com o Analista de Sistemas Gilmar Lopes (criador do E-farsas) e com o jornalista Edgard Matsuki (criador do Boatos.org) a respeito do aumento dos boatos eletrônicos que se espalham pela web em época eleitoral.

Gilmar Lopes do E-farsas fala na Folha de São Paulo sobre boatos eletrônicos em época de eleições! (reprodução)
Gilmar Lopes do E-farsas fala na Folha de São Paulo sobre boatos eletrônicos em época de eleições! (reprodução)

É muito bom ver o trabalho do E-farsas sendo reconhecido e citado como referência em veículos de imenso alcance como é o caso do Jornal Folha de São Paulo. Ainda mais em época eleitoral, onde uma notícia falsa espalhada pelas redes sociais pode decidir o rumo das eleições.

Na reportagem, que pode ser lida na íntegra no site da Folha de São Paulo, Gilmar Lopes pode contar como teve a ideia de criar o E-farsas (lá no longínquo ano de 2002) e explicou que a principal dificuldade para pesquisar as farsas da web é a falta de fontes.

O E-farsas também esclarece qual dos candidatos parece ser mais vítima de boatos durante as eleições presidenciais de 2014 e que muitos políticos já descobriram a força do boato online!

Leia a matéria completa no Jornal Folha de São Paulo, clicando aqui!

Não deixe de ler: Boatos sobre Aécio Neves e também Boatos envolvendo Dilma Rousseff!

Muito obrigado a todos da Folha de São Paulo pela oportunidade de ajudar a acabar com os boatos eletrônicos e sempre estaremos à disposição!

10 COMMENTS

  1. Sou fã do e-farsas,indico sempre para meus parentes e amigos principalmente a minha filha.Esta materia na folha SP faz com que ganhe ainda mais credibilidade. Parabens.

    • Um comentário como esse só foi possível graças a maldita inclusão digital. Era tão bom quando só quem tinha dinheiro que usávamos a Internet.

      Foi popularizar, permitiu que aberrações como esse tal de Fábio Romano bostejasse as suas opiniões.

      • Perfeito comentário ! A pessoa não se presta o papel nem de analisar as noticias e já sai dizendo que o site e-farsas é isso, ou aquilo ! Triste ler este tipo de comentário !

      • Triste é ler certas imbecilidades elitistas, isso sim. E não é como se a nossa classe-média fosse alguma espécie de “elite intelectual”. Obs: O comentário do william Miranda aparenta ser apenas ironia, curioso como os intelectuais de plantão não notam algo tão simples.

      • Desde quando elite social é sinônimo de elite intelectual?? Conheço pessoas humildes com mais conhecimento político que uns colegas universitários…

      • Como todo esquerdista voce quer mesmo é o controle da mídia, como esses sites que recebiam dinheiro roubado do PT. O E-Farsas é um destes sites ligados a esquerda. Servem apenas aos criminosos petistas e seus comparsas do PSOL e PC do B.

  2. voces são todos esquerdistas. Não tem qualificação moral para fazer fact-checking. Voces mesmos espalham fake news. As pessoas já perceberam isso há tempos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here