20.6 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

O E-farsas fala sobre boatos políticos na Folha de São Paulo!

- Publicidade -

O criador e pesquisador do E-farsas, Gilmar Lopes, falou ao Jornal Folha de São Paulo sobre o aumento dos boatos na reta final das eleições presidenciais!

No dia 24 de outubro de 2014 – dois dias antes do segundo turno das eleições à Presidência da República – o repórter da Folha de São Paulo Yuri Gonzaga bateu um papo com o Analista de Sistemas Gilmar Lopes (criador do E-farsas) e com o jornalista Edgard Matsuki (criador do Boatos.org) a respeito do aumento dos boatos eletrônicos que se espalham pela web em época eleitoral.

Gilmar Lopes do E-farsas fala na Folha de São Paulo sobre boatos eletrônicos em época de eleições! (reprodução)
Gilmar Lopes do E-farsas fala na Folha de São Paulo sobre boatos eletrônicos em época de eleições! (reprodução)

É muito bom ver o trabalho do E-farsas sendo reconhecido e citado como referência em veículos de imenso alcance como é o caso do Jornal Folha de São Paulo. Ainda mais em época eleitoral, onde uma notícia falsa espalhada pelas redes sociais pode decidir o rumo das eleições.

Na reportagem, que pode ser lida na íntegra no site da Folha de São Paulo, Gilmar Lopes pode contar como teve a ideia de criar o E-farsas (lá no longínquo ano de 2002) e explicou que a principal dificuldade para pesquisar as farsas da web é a falta de fontes.

O E-farsas também esclarece qual dos candidatos parece ser mais vítima de boatos durante as eleições presidenciais de 2014 e que muitos políticos já descobriram a força do boato online!

Leia a matéria completa no Jornal Folha de São Paulo, clicando aqui!

Não deixe de ler: Boatos sobre Aécio Neves e também Boatos envolvendo Dilma Rousseff!

Muito obrigado a todos da Folha de São Paulo pela oportunidade de ajudar a acabar com os boatos eletrônicos e sempre estaremos à disposição!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Sou fã do e-farsas,indico sempre para meus parentes e amigos principalmente a minha filha.Esta materia na folha SP faz com que ganhe ainda mais credibilidade. Parabens.

    • Um comentário como esse só foi possível graças a maldita inclusão digital. Era tão bom quando só quem tinha dinheiro que usávamos a Internet.

      Foi popularizar, permitiu que aberrações como esse tal de Fábio Romano bostejasse as suas opiniões.

      • Perfeito comentário ! A pessoa não se presta o papel nem de analisar as noticias e já sai dizendo que o site e-farsas é isso, ou aquilo ! Triste ler este tipo de comentário !

      • Triste é ler certas imbecilidades elitistas, isso sim. E não é como se a nossa classe-média fosse alguma espécie de “elite intelectual”. Obs: O comentário do william Miranda aparenta ser apenas ironia, curioso como os intelectuais de plantão não notam algo tão simples.

      • Desde quando elite social é sinônimo de elite intelectual?? Conheço pessoas humildes com mais conhecimento político que uns colegas universitários…

      • Como todo esquerdista voce quer mesmo é o controle da mídia, como esses sites que recebiam dinheiro roubado do PT. O E-Farsas é um destes sites ligados a esquerda. Servem apenas aos criminosos petistas e seus comparsas do PSOL e PC do B.

  2. voces são todos esquerdistas. Não tem qualificação moral para fazer fact-checking. Voces mesmos espalham fake news. As pessoas já perceberam isso há tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui