today-is-a-good-day
18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

O filme da Barbie acabou com o estoque de tinta rosa do planeta?

- Publicidade -

É verdade que a produção do filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, gastou tanta tinta rosa que acabou com o estoque mundial?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs desde a segunda quinzena de julho de 2023, juntamente com a estreia do filme Barbie. De acordo com o que foi espalhado, a produção do longa-metragem estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling teria usado uma quantidade imensa de tinta rosa e isso acabou com o estoque desse produto no mundo todo!

Será que isso é verdade ou mentira?

Filme usou tanta tinta rosa que acabou com o estoque mundial! Será verdade? (foto: Divulgação)

Verdade ou mentira?

Não foi bem assim!

Assista à checagem que fizemos sobre em assunto em vídeo:

@efarsas

É VERDADE QUE O FILME DA BARBIE ACABOU COM O ESTOQUE DE TINTA ROSA DO MUNDO? Descubra aqui

♬ som original – Gilmar Lopes

Essa história surgiu após a publicação de uma entrevista feita com a diretora Greta Gerwig pela revista de arquitetura Architectural Digest, no final de maio de 2023, sobre como foi a produção do filme Barbie. Além da diretora e co-roteirista, a revista também ouviu a cenógrafa Katie Spencer e a design de produção Sarah Greenwood.  

No finalzinho da entrevista, Greenwood diz que a produção do longa causou uma corrida internacional de um tom específico e fluorescente da cor rosa, fornecida pela empresa Rosco e ironiza, dizendo em tom de brincadeira que “o mundo ficou sem rosa”. 

A companhia citada pela produtora Sarah Greenwood, chamada Rosco, é uma das mais importantes fornecedoras de tintas e demais produtos cenográficos da indústria do cinema, com sede em vários países – até aqui no Brasil.

- Publicidade -

A vice-presidente de marketing global da Rosco, Lauren Proud, deu entrevistas esclarecendo que o filme da Barbie não acabou com o estoque de tinta rosa do mundo. Na verdade, explica Lauren, a empresa sofreu – juntamente com a maioria das companhias que dependiam de logística – com a pandemia do coronavírus, que interrompeu a cadeia de entrega de suprimentos no mundo todo.

Ainda, para piorar ainda mais a situação da Rosco, a instituição teve que lidar com a crise energética de fevereiro de 2021, quando fortes tempestades atingiram o Texas, estragando parte da matéria-prima essencial para a fabricação da tinta. 

Lauren disse que a escassez do material já existia mesmo antes do início da produção de Barbie.

Lançada em 1959, a boneca Barbie só começou a ser associada à cor rosa nos anos de 1970, como um símbolo de empoderamento feminino, de acordo com a chefe de design da Barbie, Kim Culmone. 

O filme Barbie estreou no dia 20 de julho de 2023 no Brasil e já arrecadou mais de meio bilhão de dólares no mundo todo em apenas 7 dias de exibição.     

Conclusão

Não é verdade que o filme Barbie acabou com o estoque de tinta rosa no mundo! A empresa que fornece suprimentos para a produção do longa confirmou que houve escassez de um tom específico de tinta rosa, mas isso já era um problema antes mesmo do início das gravações, devido à pandemia do coronavirus e de tempestades que assolaram o Texas em 2021!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui