Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Google Earth escondeu o local da queda do suposto OVNI de Magé/RJ?

Falso

O Google Earth escondeu o local da queda do suposto OVNI de Magé/RJ?

O Google Earth escondeu o local da queda do suposto OVNI de Magé/RJ?

Nos últimos dias, a história de um suposto OVNI que teria caído na cidade de Magé, no Estado do Rio de Janeiro, mexeu com a imaginação de muitas pessoas nas redes sociais. Circularam diversos vídeos do suposto “objeto voador não identificado” e, recentemente, começou a ser disseminado que o Google Earth teria escondido o local da queda do tal OVNI (arquivo).

A imagem abaixo seria a prova que existiria todo um movimento para encobrir o que teria acontecido:

Publicação no Facebook acusando o Google Earth de ter removido a imagem da queda do OVNI de Magé/RJ

Entretanto, será que a imagem (a esquerda trata-se de uma ampliação da direita) acima prova que o Google Earth estaria acobertando a queda do suposto OVNI? Houve, de fato, a queda de algum objeto voador não identificado na cidade de Magé? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A imagem não retrata o encobrimento do local da queda de quaisquer OVNIs, visto que é tão somente o reflexo do telhado de uma edificação.

Confira a imagem abaixo ou clique aqui para ver diretamente em seu computador/celular:

A imagem não retrata o encobrimento de quaisquer OVNIs, visto que é tão somente o reflexo do telhado de uma edificação.

Geralmente, em casos assim há algo metálico ou meramente refletivo, assim como painéis fotovoltaicos (há algumas estruturas escuras e retangulares em cima do telhado que podem indicar o uso de tais painéis), que acabanda gerando, ocasionalmente, tais artefatos. Tudo acaba dependendo, no final, do ângulo e o momento do dia que o registro foi feito. Em outros casos, tais artefatos podem ter origem numa falha de processamento das imagens ou por simplesmente a cobertura de um prédio ou residência ser muito branca.

Não acreditam? Bem, basta voltar no tempo e ver outras imagens de satélite que foram obtidas daquele mesmo local.

Eis o registro obtido no dia 29 de abril de 2020:

Imagem de satélite do dia 29 de abril de 2020.

Eis outro registro obtido no dia 30 de outubro de 2019:

Imagem de satélite do dia 30 de outubro de 2019.

E, finalmente, mais registro obtido no dia 17 de maio de 2017:

Imagem de satélite do dia 17 de maio de 2017

Repararam no mesmo tipo reflexo nesta última imagem? Trata-se exatamente do mesmo local! Portanto, não se trata de edição ou qualquer tipo de encobrimento por parte do Google Earth.

Confira abaixo outros exemplos semelhantes ao que acabamos de mostrar a vocês:

Outros exemplos de estruturas que acabaram refletindo a luz solar no momento do registro da imagem via satélite.

Houve a Queda de um OVNI em Magé/RJ?

Tudo indica que não! Ao menos não há nenhuma evidência, que seja minimamente credível, nesse sentido.

Segundo o “UOL”, a Aeronáutica informou que não houve registros de quedas de objetos voadores no local, tampouco de isolamento de áreas daquela região do Estado do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Magé também não registraram nenhuma ocorrência na noite da última terça-feira (12). Além disso, pesquisadores do Observatório Nacional, instituto vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, afirmaram à imprensa que nenhum fenômeno estranho foi registrado na região.

Ufólogo Também Não Acredita em Toda Essa História

Em entrevista a “CNN Brasil”, o ufólogo Marco Antonio Petit disse que, até o momento, não viu nada que indique realmente a queda de uma nave espacial.

“As próprias filmagens que tenho visto nos últimos dias, de supostas ocorrências ufológicas no céu, não passam de erros de filmagem do planeta Vênus e de satélites”, disse Marco Antonio.

Ainda segundo a “CNN Brasil”, a prefeitura de Magé informou que não foi notificada pelas autoridades sobre o caso.

A Compilação de Vídeos Realizada por Scott Brando (UFO of Interest)

Scott Brando, fact-checker responsável pelo site “UFO of Interest”, publicou um compilado dos três vídeos mais populares, que circularam nas redes sociais sobre o tal “OVNI” de Magé.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Entretanto, nenhum vídeo retrata, de fato, o avistamento de um OVNI, mas tão somente planetas ou estrelas fora de foco, paraquedistas portando flares, sendo que um deles é compatível, inclusive, com a explosão genérica de um transformador de energia. Esse último caso foi interpretado por muitos como o momento da queda do tal “OVNI”, mas, novamente, nada indica que tenha havido a queda de quaisquer objetos voadores na região.

Eis alguns exemplos de como uma estrela/planeta aparenta, quando alguém o(a) filma totalmente fora de foco:

Eis o que acontece, quando um ou mais transformadores de energia explodem:

Cabe destacar, no entanto, que segundo o site do jornal “O Dia”, a companhia de energia local, “Enel Distribuição Rio de Janeiro”, teria informado que não houve registros de ocorrências de queima de transformador ou curto circuito em Pau Grande, que tivesse gerado um desarme que justificasse algum clarão na região.

Por outro lado, é importante ressaltar que, dada a ausência de informações crédiveis, também há a possibilidade de que um ou mais vídeos/imagens sequer sejam recentes ou referentes a região de Magé.

A Análise Feita por Marcelo Zurita, Diretor da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros)

O site “BHAZ” conversou com o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, que por sua vez estudou as imagens aéreas registradas em sistemas oficiais, mas nada foi visto no céu da região desde domingo.

“Pesquisei nos registros da Bramon, em imagens de satélite, e nada disso foi registrado. A área é coberta pelas nossas câmeras e, nas capturas dos meteoros que nós registramos, também não encontrei nada de domingo para cá”

Ele também disse que, além de checar as imagens, procurou relatos em sites sobre avistamentos de meteoros e não encontrou registros do episódio. O diretor ainda ressaltou que os vídeos divulgados eram de baixa qualidade.

“Não existe nenhum registro concreto, só um relato verbal. Ao que tudo indica, de acordo com o que temos de informação e o que foi encontrado na nossa rede, isso é um boato. Se houve algo lá, é provável que tenha sido algo local, como um acidente em uma fábrica ou uma explosão de caldeira, mas isso é uma especulação minha”

A Notícia Divulgada Pelo Site “Itapagipe Online”

Na manhã de hoje (14), o site “Itapagipe Online” publicou um artigo sobre esse caso (arquivo), e divulgou essa foto abaixo:

Entretanto, a imagem acima não tem NENHUMA relação com a cidade de Magé/RJ, tampouco se trata de um OVNI! A imagem circula desde janeiro de 2019, e retrata um caso ocorrido na Espanha, mas o “objeto” destacado é tão somente o produto de fenômeno ótico chamado “lens flare“, que foi gerado pelo giroflex do veículo.

Atualização #1:  15/05 às 21h

Um canal do YouTube chamado “Romulo PQD” publicou um vídeo mostrando a residência que aparece no Google Earth. Conforme dissemos anteriormente, trata-se apenas de reflexo da luz solar, visto que o telhado da residência possui uma cobertura prateada.

Confira abaixo:

Conclusão

Falso! A imagem não retrata o encobrimento do local da queda de quaisquer OVNIs, visto que é tão somente o reflexo do telhado de uma edificação. Além disso, tudo indica que não houve a queda de nenhum OVNI em Magé/RJ na noite de 12 de maio de 2020! Ao menos não há nenhuma evidência, que seja minimamente credível, que aponte nessa direção.

Tudo o que tivemos até o momento do fechamento deste artigo foram áudios aleatórios disseminados através do aplicativo WhatsApp, e filmagens de baixa qualidade que retratam planetas/estrelas fora de foco, paraquedistas portando flares, sendo que um dos vídeos é compatível com a explosão genérica de um transformador de energia. Embora a companhia de energia local tenha descartado tal evento, dada a ausência de informações crédiveis, também é possível que um ou mais vídeos/imagens que circularam sequer sejam recentes ou referentes a região de Magé.

Enfim! Caso apareça alguma evidência mais sólida, de que algo realmente aconteceu em Magé, atualizaremos este artigo!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

138 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo