30.4 C
São Paulo
terça-feira, janeiro 18, 2022

O Papa Francisco disse que o CERN irá abrir as portas do Inferno?

- Publicidade -

É verdade que o papa Francisco implorou para que a comunidade científica suspenda as operações com o LHC para que não aconteça o fim do mundo?

A notícia se espalhou com força na última semana de agosto de 2017 nas redes sociais e em diversos sites e blogs! De acordo com o texto,o papa Francisco teria implorado à comunidade científica hoje de manhã para que suspendem as operações no Large Hadron Collider (LHC).

Em um comunicado oficial do Vaticano, a crítica do Papa alerta para o perigo da Ciência estar próxima de testar os limites de Deus e, com isso, abrir as portas do Inferno para o fim do mundo!

A mesma reportagem ainda afirma que o físico Stephen Hawking teria alertado recentemente que o fim do mundo poderia ser provocada pela indescritível “partícula de Deus”.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O papa teria implorado para que a comunidade científica não abra os portões do inferno com o acelerador de partículas! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O Large Hadron Collider (LHC) ou o Grande Colisor de Hadrons, é o maior acelerador de partículas do mundo e seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons quanto de de núcleos de chumbo. O laboratório fica em um túnel de 27 km a 175 metros abaixo do nível do solo, próximo a Genebra, na Suíça.

Mas, voltando ao texto que se espalhou pela web, a primeira coisa a se analisar aqui é o fato da notícia afirmar que o papa teria feito tais afirmações “hoje pela manhã“. Uma busca pela e web e descobrimos que essa história envolvendo o papa já circula desde 2015 em diversos idiomas!

Ou seja, se ele fez tal apelo contra o funcionamento do LHC, não foi hoje…

Outro dado importante é que quem trouxe de volta esse assunto para a web foi o site Sempre Questione que, como já revelamos diversas vezes aqui no E-farsas, é especializado em disseminar notícias falsas!

- Publicidade -

A verdade mesmo é que o papa Francisco nunca fez tais afirmações! Tudo começou em março de 2015 com uma postagem feita no site humorístico World News Daily Report. Famoso pelo seu humor ácido a respeito dos fatos cotidianos, o World News Daily Report já é bastante conhecido aqui no E-farsas por causa de suas publicações que, apesar de deixarem bem claro que se trata de uma brincadeira, muita gente acaba repassando como se fosse real!

O papa e fake news

Em dezembro de 2016, o papa Francisco comparou os meios de comunicação difundem notícias falsas a pessoas sexualmente atraídas por excrementos, descrevendo os seus leitores como pessoas que gostam de comer fezes.

Durante sua entrevista ao semanário católico belga Tertio, o papa ainda acrescentou:

“A desinformação é provavelmente o maior demônio que um meio [de comunicação] pode infligir porque orienta as opiniões numa direção omitindo parte da verdade”.

Conclusão

O papa Francisco não pediu para que parassem com os experimentos no LHC! Notícia falsa criada em um site de humor, em 2015!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. UMA REFLEXÃO:

    Não digo que a Igreja Católica tenha inventado o inferno “para controlar as pessoas com o medo”, nem que o inferno e os demônios estejam na Bíblia, com as conotações fundamentalistas, equivocadas, dos que não sabem ou não querem interpretar metáforas e parábolas bíblicas. Creio, sobretudo, que as pessoas, com o passar do tempo (décadas, séculos), não sabendo explicar, portanto – ignorantes!!! –, foram irresponsavelmente inventando, acreditando, propalando crendices, a seu bel prazer.

    Com a evolução natural do homem, da Ciência, do mundo, muitas coisas que se atribuíam ao além, têm hoje explicações inteligentes, racionais, logo, convincentes.

    É verdade, também, apesar da evolução, que o homem sempre procura e encontra muitos “mistérios”, como forma de se proteger e enfrentar suas fraquezas. Apesar dessa evolução, este mesmo homem crê, piamente, ainda hoje, em pleno século XXI, por exemplo, na interferência de supostos demônios, ETs, espíritos de mortos, e, no futuro, daqui algumas décadas, séculos, aparecerão outros, digamos, “deuses”, que darão sustentação ao homem (nas suas angústias), este ser divino, que é também: complexo, vaidoso, egoísta, avarento…

    PENSEMOS, SINCERAMENTE, NISSO.

  2. De Luis para Luiz
    Muito interessantes suas reflexões.
    Eu já ouso afirmar que não somente as religiões, mas também muitos poderes existentes, inventaram tudo que conseguiram para manipular a ignorância da humanidade para seus próprios fins.
    A manutenção na ignorância é perpetuação da prisão escravizante e medíocre.
    De fato o homem é um ser divino em sua essência e potencialidades, pouco ou nada exploradas e conhecidas.
    E eu não consigo negar que na infinitude dos universos não existam demônios, ETs e espíritos.
    O que não conhecemos não existe para nós, e os estudos são os alentos libertadores da humanidade.
    Já disse um sábio velho amigo da humanidade : nada sei.
    O importante é manter a mente aberta para voar além do seu tempo.
    Apenas minhas reflexões.
    [ ]s

  3. Sobre a Frase (desinformação), pois é Sua Santitdade, porque a Igreja não divulga tudo o que sabe sobre Cristo e sua descendência ? Porque a Igreja não admite que Maria Magdalena não era Prostituta, mas sim esposa de Cristo ? Porque a Igreja não admite que todas as mentiras e abusos contra a mulher foram instituídos no Concílio de Niceia, junto com essa mentira histórica contra a mais fervorosa e líder dos Apóstolos, Maria Magdalena ?

  4. Por que é mais fácil manter as aparências com meias verdades, tornando o mundo mais propenso á acreditar em suas mentiras criando um mundo no qual apenas eles teriam a “verdade” absoluta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui