15.5 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

O presidente Jair Bolsonaro foi “homenageado” em papel higiênico na Alemanha?

- Publicidade -

No dia 29 de julho de 2019, o site “Diário do Centro do Mundo” (DCM) divulgou uma inusitada informação envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a publicação, onde havia uma única foto e nenhum texto, o presidente brasileiro teria sido homenageado na estampa de um papel higiênico, na Alemanha (arquivo).

Curiosamente, alguns minutos antes, um “usuário” chamado “DCM” publicou essa mesma informação num site chamado “Que Notícias” (arquivo).

Publicação do site DCM.

Publicação do site “Que Notícias”.

Entretanto, será que isso é realmente verdade? Rolos de papel higiênico com o rosto de Jair Bolsonaro estão sendo vendidos na Alemanha? Qual a realidade por trás da foto? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A foto foi tirada do seu contexto original! O material não é comercializado na Alemanha, mas é vendido através do comércio popular de rua, na cidade de Nápoles, na Itália. Essa prática é antiga, não se limita ao atual presidente brasileiro, tampouco a políticos ou ideologias políticas! O motivo? Também são vendidos rolos com o rosto do ex-presidente norte-americano Barack Obama e o atual presidente russo Vladimir Putin. Rolos de papel higiênico com escudos de times de futebol italianos e internacionais também são vendidos! Até mesmo o jogador Cristiano Ronaldo se tornou alvo no ano passado!

Um detalhe interessante é que apenas alguns adesivos são colados em rolos de papel higiênico normais, ou seja, os rolos não são impressos dessa forma. Enfim! Eles servem basicamente como forma de protesto ou sátira.

A Suposta Origem da Foto Apresentada pelo “DCM”

A foto publicada pelo “DCM” teria surgido através de um usuário chamado Vinícius Bellemo, no Facebook, no dia 26 de julho de 2019. Segundo o usuário, uma amiga estava na cidade de Nápoles, e tirou uma foto do que estava sendo vendido por lá. Sua publicação já foi compartilhada mais de 22 mil vezes.

Segundo o usuário, uma amiga estava na cidade de Nápoles, na Itália, e tirou uma foto do que estava sendo vendido por lá.

Alguns usuários alegaram que o papel higiênico teria sido forjado por Vinícius. Ele se defendeu publicando duas fontes, mas nenhuma delas indicava que havia a presença de rolos de papel higiênico com o rosto de Jair Bolsonaro à venda em Nápoles.

- Publicidade -

De qualquer forma, aparentemente o “DCM” divulgou a foto sem verificar, no mínimo, sua origem.

O Vídeo Provando que o Material Estava Sendo Vendido em Nápoles, na Itália

Cerca de duas semanas antes, no dia 12 de julho de 2019, uma usuária chamada Juliana Souza, no Facebook (arquivo #1 | #2) publicou um pequeno vídeo mostrando que rolos de papel higiênico, com o rosto de Jair Bolsonaro, estavam sendo vendidos em Nápoles. O vídeo já foi visualizado mais de 170 mil vezes, e já obteve mais de 6 mil compartilhamentos!

Confira-o abaixo:

 

Não é preciso assistir ao vídeo para perceber que não se trata apenas do presidente Jair Bolsonaro, visto que a imagem da capa claramente mostrava rolos de papel higiênico com o rosto de Emmanuel Macron, atual presidente francês. Ele é ex-membro do Partido Socialista (2006 a 2009) e atualmente faz parte do partido “Em Marcha!”, um movimento, em princípio, progressista, fundado por ele.

Papel higiênico com o rosto de Emmanuel Macron.

Contextualizando o Caso: Sem Distinção Política Entre Direita e Esquerda

Conforme mencionamos anteriormente, a venda de tais itens em Nápoles é antiga. Em junho de 2013, o site do jornal “La Repubblica” mencionou que tal iniciativa, de “gosto duvidoso” teria partido de alguns ambulantes. Na época, a venda acontecia em becos, nas ruas da cidade. Os ambulantes escondiam os produtos em sacolas, e apenas alguns rolos eram expostos para atrair os consumidores.

Publicação no site do jornal “La Repubblica”.

O texto deixava claro que não havia distinção entre direita e esquerda! Lado a lado estavam os políticos Nichi Vendola (um político italiano de esquerda e ativista LGBT) e Antonio Di Pietro (político e advogado italiano), Silvio Berlusconi (ex-primeiro-ministro da Itália) e Roberto Maroni (ex-membro de um partido que buscava a autonomia da Padania, uma região ao norte da Itália), Matteo Renzi (ex-primeiro-ministro italiano e secretário desde 2013 do PD, um partido de centro-esquerda italiano) e Giuliano Pisapia (advogado e político italiano).

Além de políticos e times de futebol, havia uma presença estrangeira: Angela Merkel, chanceler alemã desde 2005.

Barack Obama, Donald Trump e Vladimir Putin Também Já Foram “Homenageados”

Inúmeros artigos foram publicados pela mídia italiana sobre esse assunto. Em novembro de 2014, por exemplo, o site “Zerottantuno” comentou que a venda de tais rolos funcionava a pleno vapor entre os ambulantes de Nápoles. Isso havia virado uma espécie de “moda” ou “mania” na cidade. No entanto, os rostos de políticos locais não apareciam em rolos de papel higiênico naquela época!

O site “Zerottantuno” comentou que a venda de tais rolos funcionava a pleno vapor entre os ambulantes de Nápoles.

Em junho de 2016, o site “Notizie di Oggi” disse que um político ou um time de futebol era tão odiado em Nápoles que ele acabava estampando rolos de papel higiênico na cidade. Em uma das fotos divulgadas era possível notar o rosto do ex-presidente norte-americano Barack Obama.

Em uma das fotos divulgadas era possível notar o rosto do ex-presidente norte-americano Barack Obama.

Em maio de 2018, o site “Vesuvio Live” destacou a presença do rosto de Luigi Di Maio. Ele é um político napolitano e atual ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália. Luigi pertence ao “Movimento 5 Estrelas”, um partido bem complexo e diverso. Contudo, Luigi aparecia na mesma corda, onde rolos com os rostos de Donald Trump e Vladimir Putin estavam pendurados.

Luigi foi alvo, mas os rostos de Donald Trump e Vladimir Putin também estavam em rolos de papel higiênico.

Conclusão

A foto foi tirada do seu contexto original! O material não é comercializado na Alemanha, mas é vendido através do comércio popular de rua na cidade de Nápoles, na Itália. Essa prática é antiga, não se limita ao atual presidente brasileiro, tampouco a políticos ou ideologias políticas! O motivo? Também são vendidos rolos com o rosto do ex-presidente norte-americano Barack Obama e o atual presidente russo Vladimir Putin. Rolos de papel higiênico com escudos de times de futebol italianos e internacionais também são vendidos! Até mesmo o jogador Cristiano Ronaldo se tornou alvo no ano passado!

Um detalhe interessante é que apenas alguns adesivos são colados em rolos de papel higiênico normais, ou seja, os rolos não são impressos dessa forma. Enfim! Eles servem basicamente como forma de protesto ou sátira.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. LEGAL! Quer dizer que em Nápoles há comércios que vendem material que satiriza e critica TODO tipo de políticos SEM EXCEÇÃO? Eu como ANÁRQUICA apóio esse comércio! 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

      • @Marco Faustino , em me lembro de que, há alguns anos atrás, teve um pessoal aqui no Brasil vendendo e comprando adesivos da ex-presidente Dilma de pernas abertas para bombas de combustível em carros sugerindo penetração. POXA! Mas daí já é grotesco, um exagero, bizarro e acho que pode até ser considerado crime. As pessoas que fizeram isso são DOENTES MENTAIS! 😐

        • Concordo, com você;
          Quanto ao papel higienico vem um rolo só, deve ser devido a piada do nosso presidente de fazer cocô dia sim, dia não…ai há economia mesmo…rs

      • Parabéns pelo trabalho.
        Lamento pela maioria dos comentários ser referente a coisas fora do contexto como “fulano fez isso” “poderia ser verdade”… É triste saber que você faz um trabalho tão bom mas não tem o devido respeito da galera.

  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Italiano é o melhor! Se costumam colocar rostos de m… em papel higiênico é porque estes m… merecem a homenagem. Por isso nunca colocaram o rosto do Lula num rolo destes. ;p

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui