Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os Simpsons previram o assassinato de George Floyd e os protestos nos EUA?

Cinema / TV

Os Simpsons previram o assassinato de George Floyd e os protestos nos EUA?

Os Simpsons previram o assassinato de George Floyd e os protestos nos EUA?

Será verdade que dessa vez os Simpsons previram que o negro George Floyd seria assassinado pela Polícia e que isso geraria protestos nos Estados Unidos?

As imagens surgiram nas redes sociais na primeira semana de junho de 2020 e mostram cenas que teriam sido retiradas de episódios da série animada Os Simpsons. Em algumas delas, podemos ver uma construção em chamas e em outras um policial enforcando um homem negro. Em outra versão, vemos em algumas imagens o personagem Clancy Wiggum – Chefe de Polícia da cidade fictícia de Springfield – com o joelho na nuca de um homem (exatamente como George Floyd foi morto, em Minneapolis, em 25 de maio de 2020). 

Em outras versões, as imagens mostram  uma delegacia pegando fogo, a Casa Branca com luzes apagadas e Donald Trump em um caixão.

De acordo com texto que circulou juntamente com essas imagens, Os Simpsons teria previsto a morte do afro-americano e os protestos decorrentes desse crime!

Será que isso é verdade ou mentira?

Será que os Simpsons previram a morte de George Floyd e dos protestos nos EUA? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Essa não é a primeira vez que surge na internet uma suposta prova do dom de vidência dos criadores do desenho animado Os Simpsons. Já fizemos alguns vídeos desmentindo algumas dessas supostas previsões, como esse abaixo:

Dessa vez, o assunto voltou dias após a morte do afro-americano George Floyd, no dia 25 de maio de 2020, quando protestos tomaram conta de várias cidades dos Estados Unidos. Acontece que, de novo, alguém resolveu juntar imagens aleatórias para tentar provar que Os Simpsons previram o futuro.

Chefe Wiggum enforcando um homem negro

Essa imagem é, na verdade, uma ilustração de um artista chamado Alexsandro Palombo. Em seu perfil no Instagram podemos ver as homenagens feitas por ele à vítima do crime policial:

Quanto à imagem mostrando o chefe de polícia com o joelho na nuca de um homem (exatamente como aconteceu com George Floyd), trata-se da fanart de outro artista. O cartunista Yuri Pomo publicou a ilustração publicou a ilustração no seu perfil do Instagram no dia 30 de maio de 2020:

View this post on Instagram

Normally you’re used to see colorful and cheerful drawings from me, but since i’ve got quite a good audience, i’d like to use it as much as i can in the right way when the situation requires it, and bring something good, and useful with my drawings, and you guys know it. Especially in this exact moment. With this piece i’d like you to think deeply, Taking the chance to bring The Simpsons as an example for the cause. The Simpsons has always been everyone’s childhood, so the message will be clear and strong enough i suppose. Imagine you’re sat with you daughter/son watching the Simpsons, and all of a sudden this scene happens in the show, as cruel as it has been, no jokes, no irony, nothing that the Simpsons normally has, and what it’s loved for. Imagine that, how would you feel? … Think about that deeply, and give yourself an answer, no need to add anything else! 🙏🏻 • • • • • • #noracism #georgefloyd #justiceforgeorgefloyd #ripgeorgefloyd #georgefloyd🙏🏾 #noracismo #equality #humanrights #art #artist #simpsons #simpson #thesimpsons #illustration #illustrationartists #digitalart #digitalillustration #yuripomo #cartoon #cartoonist #icantbreathe #blacklivesmatter #blacklives #blacklivesmatter✊🏾 #blacklivesmatters #racism #colinkaepernick #riots

A post shared by Yuri Pomo (@yuripomo) on

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Delegacia em chamas

Quanto à delegacia em chamas, a colagem de fotos sugere que o incêndio representado no desenho é muito parecido com as imagens de uma delegacia incendiada por manifestantes no final de maio de 2020. Ela foi tirada do sexto episódio da 11ª temporada da série animada e foi ao ar em 1999 com o nome de “Um amor de pai” (“Hello Gutter, Hello Fadder”, na versão original em inglês). Logo no começo do episódio, a piada é o chefe de polícia parando o carro de Homer Simpson (que estava dirigindo em alta velocidade fora do asfalto) e perguntando: “Onde é o fogo?”. Homer aponta para a delegacia de polícia (que está pegando fogo)!

Como você pode ver no clipe abaixo, não há nenhuma referência à rebelião ou protestos:

Além disso, apesar de um prédio de uma delegacia ter sido incendiado, de fato, em Minneapolis, após uma onda de protestos contra a morte de George Floyd, a imagem que foi compartilhada juntamente com a cena de Os Simpsons não pertence a uma delegacia, mas de uma residência localizada em Minnesota.

A Casa Branca com as luzes apagadas

Nos Simpsons, a Casa Branca foi representadas com suas luzes apagadas no episódio “Donald Trump’s First 100 Days in Office” (na 28ª temporada, em 2017):

A ideia do episódio era a de mostrar que a “casa do Trump” seria um lugar tenebroso e semi-abandonado. 

O mesmo aconteceu no final de maio de 2020, quando, por motivos de segurança durante as manifestações, as luzes da residência oficial do presidente dos Estados Unidos foram apagadas! Como os motivos das luzes apagadas não são os mesmos (e a Casa Branca com as luzes apagadas não ser algo tão difícil de acontecer), nada de previsão aqui!

Trump Morto no caixão

Como já mostramos aqui no E-farsas, em fevereiro de 2017, essa não pode ser considerada uma previsão (ainda), pois Donald Trump está vivo e, além disso, o desenho mostrando o presidente dos EUA em um caixão não faz parte do desenho animado criado por Matt Groening.

O canal de língua espanhola chamado Badabun, no Youtube, publicou um vídeo com o desenho que, segundo eles, teria sido encontrado em um fórum de discussão e que não se trata de uma produção oficial de Os Simpsons:

Conclusão

Os Simpsons não previram nada relacionado aos protestos iniciados no final de maio de 2020 nos Estados Unidos em decorrência da morte de George Floyd!

Continue lendo
8 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo